Oleo de Motor indicado para os nossos carros

Bom dia. Tenho um audi a6 motor 3.0 tdi sem filtro de particulas que adquiri ha pouco tempo. Quero fazer a revisao do oleo e filtros mas nao sei bem que oleo usar. O carro nao veio com o manual. Alguém me sabe dizer a norma do oleo e a graduação para este motor. Tenho receio de usar um oleo igual aos dos motores pd e dar raia porque este motor usa corrente de distribuição em vez de correia. Grato pela vossa ajuda.
 
Usa o 5W30 Norma 507.00, embora não tenha FAP o oleo para esse motor é o mesmo dos carros com FAP.
Se fizeres percursos mais curtos em que o carro não aqueça a 100% , também podes usar o 0W30 com a mesma norma 507.00
A marca, Qualquer uma desde que não sejam marcas duvidosas, Podes usar Castrol por exemplo
Muda a cada 10 mil kms, o motor agradece!
 
Obrigado pela resposta. A norma 507.00 é para carros que tenham filtro de particulas. O meu nao tem FAP logo poderei usar um oleo que respeite a normal vw505.00 certo? Alguem que tenha o livro deste carro e que possa tirar uma foto à parte onde indica o tipo e norma de oleo adquado a este motor ate para eu ficar com isso para futuras revisoes. Muito obrigado pelas vossas ajudas. Abraços.
 
Obrigado pela resposta. A norma 507.00 é para carros que tenham filtro de particulas. O meu nao tem FAP logo poderei usar um oleo que respeite a normal vw505.00 certo? Alguem que tenha o livro deste carro e que possa tirar uma foto à parte onde indica o tipo e norma de oleo adquado a este motor ate para eu ficar com isso para futuras revisoes. Muito obrigado pelas vossas ajudas. Abraços.
Olá! :)

A norma 505.00 é carros com motores VP. Já a norma 505.01 é para carros com motores PD.
Se não tem FAP de origem, pode usar a norma 505.01 e terá obrigatoriamente de trocar o óleo a cada 15.000km ou 1 ano. Se optar pela 507.00, poderá fazer o serviço long life ou manter a troca de óleo a cada 15.000km ou 1 ano.
É importante ter em conta que ter o FAP anulado não é sinónimo de não necessitar de usar a norma 507.00. Todos os motores que tenham saído de fábrica com FAP têm de utilizar a norma 507.00 ou superior. Não existe margem de manobra.
Pessoalmente, optaria por um óleo com a norma 507.00. É mais caro mas é mais "seguro" até porque a norma 507.00 por ser bastante exigente, é considera por muitos um sinónimo de que o óleo que a tem, tem alguma qualidade.
 
Em princípio 4 litros com mudança de filtro mas isso deve terno manual do carro
Se fores tu a meter metes 3,5 litros e depois vais acrescentando e vendo na vareta

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Olá! :)

A norma 505.00 é carros com motores VP. Já a norma 505.01 é para carros com motores PD.
Se não tem FAP de origem, pode usar a norma 505.01 e terá obrigatoriamente de trocar o óleo a cada 15.000km ou 1 ano. Se optar pela 507.00, poderá fazer o serviço long life ou manter a troca de óleo a cada 15.000km ou 1 ano.
É importante ter em conta que ter o FAP anulado não é sinónimo de não necessitar de usar a norma 507.00. Todos os motores que tenham saído de fábrica com FAP têm de utilizar a norma 507.00 ou superior. Não existe margem de manobra.
Pessoalmente, optaria por um óleo com a norma 507.00. É mais caro mas é mais "seguro" até porque a norma 507.00 por ser bastante exigente, é considera por muitos um sinónimo de que o óleo que a tem, tem alguma qualidade.

Errado, ou parcialmente errado.
Motores 1.9 TDI não foram feitos para ter FAP, e ao introduzirem o FAP nos mesmos, com a norma 507.00, a mesma não pode conter zddp pois esse componente danifica gravemente os dpf, o zddp é um importante agente de proteção, hoje em dia até há coisa melhor que isso, mas estes motores são antigos e foram inicialmente desenhado para 505.01, depois enfiaram lá um sistema dpf e tiveram de usar outro óleo, porém não foi feita nenhuma melhoria ou adaptação ao motor para esse óleo mais moderno.

Esta informação foi obtida do Clubgolfforum, e acho pertinente, especialmente para os blocos mais antigos 1.9, com a treta do dpf.

Cumps,
 
Back
Top