Nas caixas manuais NÃO é recomendado pela marca a mudança do respectivo óleo.
Contudo, como já foi dito, a caixa de velocidades também sofre desgastes (não tanto como o motor), pelo que só faz bem mudar o óleo. Neste caso não há propriamente um intervalo definido, mas qualquer coisa como a cada 150000km para mim parece razoável. Isto convém ajustar consoante a utilização mais ou menos intensa em cidade.
Agora, um conselho, se vão mudar, comprem o óleo na marca. Colocar lá um óleo diferente do recomendado pode dar maus resultados.
Quanto às caixas auto, as regras são outras e normalmente mais restritivas, que estão sempre bem esclarecidas no manual do carro.
Pmgoliv, desculpa que te diga, mas este teu comentário está redondamente enganado, em primeiro lugar a peça que sofre mais desgaste num carro não é o motor mas sim a caixa, isto porque lá existe várias peças móveis, carretos, luvas, diferencial, sincronizadores, veios primário e secundário que estão sempre em rotação, lembra-te que a caixa está sempre em rotação juntamente com o motor, com a agravante de ter que executar vários movimentos contrários a inercia gerada de cada vez que trocas de velocidade.
Nas caixas manuais NÃO é recomendado pela marca a mudança do respectivo óleo
Não sei quem te disse isso, mas acredita que de automovéis não percebe nada, mecanicamente não existe diferença nenhuma numa caixa manual para uma automática, ambas tem as mesmas peças de desgaste, que necessitam de lubrificação constante. A diferença reside no mecanismo electro-mecanico exterior à caixa que engrena as mudanças.
Comprar o oleo na marca ou não não é relevante, a maioria das caixas da Audi necessitam de um oléo 75W/90 Sintentico, deve-se sempre cumprir estas especificações, se assim for não há problemas. (sistema Quattro e Audi S3, poderão utilizar viscosidades diferentes).
Já abrimos bastantes caixas de velocidade na oficina do meu colega, em que o oleo sai as postas, do tipo massa, depois os clientes ficam muito admirados de a caixa ter avariado.....
Para o ppl que participa nos track days, devem trocar o oleo da cx com intervalos menores, do que o fabricante recomenda.
A temperatura do oleo do motor em condições extremas pode atingir mais de 110 graus, o oleo dentro da caixa acreditem que está a bem mais, inclusivé alguns carros têm radiadores de oleo para a cx de velocidades.
Dou-vos um exemplo de um carro que têm alguns problemas na caixa derivado a falta de manutenção do oleo da caixa, o Honda S2000, carro que conheço muito bem, por vezes amigos meus queixam-se, a caixa está a trabalhar em esforço, as mundanças não entram, etc,etc, eu respondo, troca o oleo que isso passa, acreditem que eles saiem de lá com um sorriso do tipo, epá montaram-me uma caixa nova, e na verdade bastou 2 litros de oleo MTF da Honda para resolver todos os problemas.
Troquem o oléo de acordo com os dados do fabricante, acreditem que repar a caixa não sai barato.