oleo da caixa velocidades - mudar em A4 B6

boas, estava a pensar mudar o oleo da caixa, pergunta ao pessoal especialista qual o oleo q recomendam e se é algo complicado muda-lo? Se alguem tiver fotos a explicar agradecia!!!! Abraço para todos!!!!
 
Boas, normalmente as marcas não referem o intervalo das mudas de oleo da caixa, mas penso que se trocares de 40 em 40 mil caso faças muita cidade não é de todo desaconselhavél, até porque a caixa de velocidades é a peça com mais desgaste num automóvel.

Eu na minha A6 de cx automatica por precaução, a cada 3 mudas de oleo do motor (10 mil), mudo o oleo e filtro da caixa, e têm atenção que o oleo da caixa é especifico, e mais vale comprar na marca, até porque não é caro. Depois de mudar o oleo, acredita que nota-se a diferença no trabalhar da caixa, fica mais suave.

Para o mudar é que o caso muda de figura, necessitas de levantar o carro pela parte da frente, e uma seringa do tipo "pasteleiro" :lol:, é verdade, é a unica forma de conseguires mudar o oleo, aconselho-te a ires a um centro auto da tua confiança, e pedires para trocarem o oleo, isso é uma operação de 30 minutos com elevador.

Torna-se complicado se não tiveres as condições adqueadas a operação.

Como quase todos os Audi's o oleo da tua caixa é um 75W/90 Sintético.

Cumps,
 
Boas na minha triptronic, a Audi em Munique informou-me que o oleo é vitalicio... embora por via das duvidas na primeira revisão em Portugal comprei o Oleo (quase 100euros 2 litros) e foi mudado.
Nas caixas Manuais acho que é aconselhavel a cada 100 mil. (axo eu.....)
 
obrigado pela informacao, ja vai com 175000 e nunca mudou, vou tentar averiguar, eu tenho as condicoes para mudar, so precisava da vossa ajuda para explicar como fazer e se é um processo facil
se tivessem fotos era impecavel
obrigado na mesma!
 
Por essas razoes a minha so mudou aos 265mil kms :eek:
Atençao ao oleo considerado o melhor do mercado.. o mobil 1 dizem comer os sincronizadores das nossas caixas e a verdade é k a minha caixa levou aos 265mil esse oleo e partiu aos 310...
Agora na nova fiz 5mil kms e mudei para um oleo que me foi aconselhado ... por increvel k pareça um Cepsa... e la foram quase 150€ em oleo :eek:

Akilo tem 2 "bujoes" um em baixo para drenar o oleo e outro em cima para "atestar" ;)

Cumps
 
boas amigos, o oleo de cx. de velocidades manuais é aconselhavel mudar de 100.000kms mas nao tem mal nenhum se nao mudarem em relaçao as cx. automatica deve-se mudar sem falta todos os 60.000 kms
 
philze disse:
boas amigos, o oleo de cx. de velocidades manuais é aconselhavel mudar de 100.000kms mas nao tem mal nenhum se nao mudarem em relaçao as cx. automatica deve-se mudar sem falta todos os 60.000 kms

Onde ta isso escrito :?: :?: :?:
 
Nas caixas manuais NÃO é recomendado pela marca a mudança do respectivo óleo.

Contudo, como já foi dito, a caixa de velocidades também sofre desgastes (não tanto como o motor), pelo que só faz bem mudar o óleo. Neste caso não há propriamente um intervalo definido, mas qualquer coisa como a cada 150000km para mim parece razoável. Isto convém ajustar consoante a utilização mais ou menos intensa em cidade.

Agora, um conselho, se vão mudar, comprem o óleo na marca. Colocar lá um óleo diferente do recomendado pode dar maus resultados.

Quanto às caixas auto, as regras são outras e normalmente mais restritivas, que estão sempre bem esclarecidas no manual do carro.
 
Nas caixas manuais NÃO é recomendado pela marca a mudança do respectivo óleo.

Contudo, como já foi dito, a caixa de velocidades também sofre desgastes (não tanto como o motor), pelo que só faz bem mudar o óleo. Neste caso não há propriamente um intervalo definido, mas qualquer coisa como a cada 150000km para mim parece razoável. Isto convém ajustar consoante a utilização mais ou menos intensa em cidade.

Agora, um conselho, se vão mudar, comprem o óleo na marca. Colocar lá um óleo diferente do recomendado pode dar maus resultados.

Quanto às caixas auto, as regras são outras e normalmente mais restritivas, que estão sempre bem esclarecidas no manual do carro.

Pmgoliv, desculpa que te diga, mas este teu comentário está redondamente enganado, em primeiro lugar a peça que sofre mais desgaste num carro não é o motor mas sim a caixa, isto porque lá existe várias peças móveis, carretos, luvas, diferencial, sincronizadores, veios primário e secundário que estão sempre em rotação, lembra-te que a caixa está sempre em rotação juntamente com o motor, com a agravante de ter que executar vários movimentos contrários a inercia gerada de cada vez que trocas de velocidade.

Nas caixas manuais NÃO é recomendado pela marca a mudança do respectivo óleo

Não sei quem te disse isso, mas acredita que de automovéis não percebe nada, mecanicamente não existe diferença nenhuma numa caixa manual para uma automática, ambas tem as mesmas peças de desgaste, que necessitam de lubrificação constante. A diferença reside no mecanismo electro-mecanico exterior à caixa que engrena as mudanças.

Comprar o oleo na marca ou não não é relevante, a maioria das caixas da Audi necessitam de um oléo 75W/90 Sintentico, deve-se sempre cumprir estas especificações, se assim for não há problemas. (sistema Quattro e Audi S3, poderão utilizar viscosidades diferentes).

Já abrimos bastantes caixas de velocidade na oficina do meu colega, em que o oleo sai as postas, do tipo massa, depois os clientes ficam muito admirados de a caixa ter avariado.....

Para o ppl que participa nos track days, devem trocar o oleo da cx com intervalos menores, do que o fabricante recomenda.
A temperatura do oleo do motor em condições extremas pode atingir mais de 110 graus, o oleo dentro da caixa acreditem que está a bem mais, inclusivé alguns carros têm radiadores de oleo para a cx de velocidades.

Dou-vos um exemplo de um carro que têm alguns problemas na caixa derivado a falta de manutenção do oleo da caixa, o Honda S2000, carro que conheço muito bem, por vezes amigos meus queixam-se, a caixa está a trabalhar em esforço, as mundanças não entram, etc,etc, eu respondo, troca o oleo que isso passa, acreditem que eles saiem de lá com um sorriso do tipo, epá montaram-me uma caixa nova, e na verdade bastou 2 litros de oleo MTF da Honda para resolver todos os problemas.

Troquem o oléo de acordo com os dados do fabricante, acreditem que repar a caixa não sai barato.
 
Se sofre mais ou menos que o motor, não sei. Não sou mecânico.

Agora só quero que me mostres onde vem no plano de assistência do A4 B6 a necessidade de troca do óleo da caixa de velocidades manual.

Posso-te provar que não vem. Gostava que me provasses que vem.

Atenção: não te estou a dizer que essa troca não deve ser feita, pelo contrário. Mas que NÃO vem no plano de assistência, é certo.

E, uma vez mais, o plano de assistência distingue as caixas manuais das caixas auto. Se achas que está mal (eu não sou mecânico, não sei), então vai dizer aos engenheiros da Audi que não percebem nada daquilo.
 
Agora só quero que me mostres onde vem no plano de assistência do A4 B6 a necessidade de troca do óleo da caixa de velocidades manual.

Posso-te provar que não vem. Gostava que me provasses que vem.

Atenção: não te estou a dizer que essa troca não deve ser feita, pelo contrário. Mas que NÃO vem no plano de assistência, é certo.

E, uma vez mais, o plano de assistência distingue as caixas manuais das caixas auto. Se achas que está mal (eu não sou mecânico, não sei), então vai dizer aos engenheiros da Audi que não percebem nada daquilo.

pmgoliv, a minha critica ao teu post, é construtiva.

Quem sou eu para dizer o que quer que seja aos engenheiros da Audi, os mesmos engenheiros que definiram um intervalo de manutenção à caixa, não vem no teu manual de utilizador, mas está no check list dos pontos a verificar numa revisão na marca, porque o oleo da caixa não irá manter enternamente as caracteristicas e a capacidade de lubrificação e arrefecimento, e isso posso garantir-te.

Cumprimentos,
 
Lpereira disse:
pmgoliv, a minha critica ao teu post, é construtiva.

Quem sou eu para dizer o que quer que seja aos engenheiros da Audi, os mesmos engenheiros que definiram um intervalo de manutenção à caixa, não vem no teu manual de utilizador, mas está no check list dos pontos a verificar numa revisão na marca, porque o oleo da caixa não irá manter enternamente as caracteristicas e a capacidade de lubrificação e arrefecimento, e isso posso garantir-te.

Cumprimentos,

Mas eu estou de acordo contigo nisso. É aconselhável mudar o óleo da caixa de velocidades.

Mas que nada disso vem no plano de revisões, de facto não. É algo que eu também não percebo. E quando comprei o óleo para colocar na minha A4, o tipo disse logo: "embora não seja recomendado, só faz é bem".
 
Paulo e Pmgoliv, então estamos todos de acordo, e concordo que essa informação devia ser divulgada, até porque tenho quase a certeza, se formos a audi com a caixa afanada e pedirmos garantia, devemos levar logo a pergunta tipica, "... o Senhor alguma vez trocou o oleo da caixa?.....", e espero que eles não usem este argumento para fugirem a reparação da caixa. :S
 
No autodata, no plano de assistência só aparece a indicação para de 30 em 30 mil verificar o nível do óleo e atestar caso necessário. Sempre me disseram que o óleo da caixa nunca se muda, mas sim vai-se atestando quando preciso!

Na minha opinião, devemos ter em consideração o uso que damos à caixa do carro, se uma condução tranquila e suave ou se abusamos, quer do motor, quer da caixa. Nesses casos exigente talvez não fosse mal trocar o óleo da caixa de velocidades, até pq os carretos da caixa vão se desgastanto, deixando partículas livres na caixa resultantes desse mesmo desgaste. Agora, se quando mudamos o óleo a caixa, esta fica logo mais suave nas passagens, então se calhar não faz nenhum a troca do líquido de lubrificação que também sofre desgaste com os aquecimentos a que está sujeito. :roll:

A conclusão que se tira é que não há um critério específico (intervalos de troca) nem uma opinião global sobre este assunto, logo fica ao critério de cada um! :p
 
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