Objecto Abandonado na Ponte Vasco da Gama

Malta, aconteceu-me esta situação ontem.... Circulava na Vasco da Gama sentido Norte - Sul, cerca das 20:55h, estava uma ventania daquelas que nem é bom... Quando estou a passar na parte mais alta, com o dito vento veio uma lona com uma cinta daquelas dos camiões e com entulho lá dentro e bateu-me na frente... Partiu-me a matricula riscou-me o pára-choque e o capot, danos visiveis.

Parei o carro no local, chamei a BT e a GESTIPONTE, tirei fotografias aos estragos e aos objectos que danificaram eà dita lona e cinta... Os objectos foram recolhidos pelo reboque de apoio que por lá circula, o senhor do reboque também documentou através de fotografias tanto o estrago como os objectos.

Vou neste momento enviar uma reclamação por escrito para a GESTIPONTE e dentro de 5 dias vou levantar o auto da BT sobre o sucedido... O que fazer apartir daqui?
É a primeira vez que isto me acontece... Serão eles responsabilizados pelos estragos ocorridos na viatura? É a GESTIPONTE responsável por manter a via limpa?

Abraço a todos
 
Boa tarde Ricardo,
É lamentável o sucedido. Mas infelizmente acontece neste País. Muita coragem tiveste tu numa situação de grande vendaval, ter a perícia de controlar a viatura, bem podia ter resultado em danos bem maiores...
Como cidadão, fizeste o correto. Para dar continuidade ao processo, deves dar participação à GESTIPONTE, que verás qual a resposta. Caso se ponham de fora, fica um exemplo de outra situação idêntica, esperando eu que não seja necessário um final como este.


»O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa condenou anteontem a Gestiponte a pagar uma indemnização na sequência de um acidente ocorrido em 8 de Maio de 1999, no acesso da Ponte 25 de Abril a Alcântara, Lisboa.

Naquele dia, pelas 20h00, o Honda Civic conduzido por Jorge Ferreira derrapou e despistou-se em consequência de uma mancha de óleo no asfalto, com 120 metros de comprimento por 50 centímetros de largura, no referido acesso. O veículo ficou destruído e o condutor – depois de a Gestiponte recusar qualquer responsabilidade – fez seguir o caso para tribunal, que agora lhe deu razão.
“A presença das testemunhas em julgamento foi fundamental. Os depoimentos do agente da PSP que tomou conta da ocorrência, de um outro condutor, e do técnico que avaliou os danos do carro do meu cliente foram muito importantes”, sublinhou ao CM Neli Castilho Neves, advogada de Jorge Ferreira.
O tribunal determinou uma indemnização de 5501,89 euros, acrescidos dos juros legais até integral e efectivo pagamento.
A Morais Leitão – J. Galvão Teles, Sociedade de Advogados, que representa a Gestiponte, não se pronunciou ao CM sobre o caso, dada a ausência do jurista que tem o processo a seu cargo.»

Boa sorte,

Américo Oliveira
 
Uma vez que circulas numa via concessionada, em meu entender a responsabilidade de te ressarcir pelos danos é da Gestiponte. Que culpa têm eles que a lona se tenha solto? Nenhuma, mas isso já é entre eles e o dono do camião, não é problema teu.
Boa sorte com a resolução e que seja rápida e a teu favor.
 
Uma vez que circulas numa via concessionada, em meu entender a responsabilidade de te ressarcir pelos danos é da Gestiponte. Que culpa têm eles que a lona se tenha solto? Nenhuma, mas isso já é entre eles e o dono do camião, não é problema teu.
Boa sorte com a resolução e que seja rápida e a teu favor.

Simples, tanto à entrada como à saída têm câmaras de filmar, que procurem o proprietário que entrou com lona e saiu sem... se não têm câmaras azar.. :D

Se existe concessão da Gestiponte serão eles os fieis responsáveis pelo dano.
 
Uma vez que circulas numa via concessionada, em meu entender a responsabilidade de te ressarcir pelos danos é da Gestiponte. Que culpa têm eles que a lona se tenha solto? Nenhuma, mas isso já é entre eles e o dono do camião, não é problema teu.
Boa sorte com a resolução e que seja rápida e a teu favor.

"tem toda a culpa...." para já, para circulares la pagas 2€ e tal para alguma coisa é....

Se reparares como foi escrito uns posts atraz pelo o Americooli "Naquele dia, pelas 20h00, o Honda Civic conduzido por Jorge Ferreira derrapou e despistou-se em consequência de uma mancha de óleo no asfalto, com 120 metros de comprimento por 50 centímetros de largura, no referido acesso." em que ganhou o caso.

Que culpa teve o condutor de ter la oleo no chao?! nenhuma, por isso alguem tem que ser responsabilizado por isso....

A mesma coisa de animais a circular nas autoestradas, a entidade responsável pelo o troço tem que manter a segurança dos automobilistas e quem la circula.....


Abraço
 
Last edited:
Já fiz a reclamação para a GESTIPONTE e a matricula está feita e factura pedida para depois apresentar como despesa!!!

A ver a resposta que têm para me dar. O Auto de Ocorrencia só adqui a uns dias
 
"tem toda a culpa...." para já, para circulares la pagas 2€ e tal para alguma coisa é....

Não leste o meu post com atenção, ou então não me fiz explicar bem. O Ricardo não tem culpa da lona se ter soltado, tal como a Gestiponte também não tem. O responsável é o motorista que não a fixou como devia.
Só que neste caso ele tem que pedir a indeminização à concessionária e esta por sua vez que ajuste contas com o dono do camião, se quiser. Para isso lá estão as câmeras, como muito bem disse o Alex.
 
Exatamente! No entanto, se após resposta da Gestiponte não houver assunção de culpa e aceitação do pagamento dos prejuízos causados, vais-te ver obrigado à interposição de uma ação em tribunal.

O caso acima relatado deve te servir como exemplo, e muito provavelmente deve ter dado lugar a jurisprudência sobre o assunto, de modo a acautelar as decisões de futuros casos análogos, como parece se enquadrar o teu!

Melhor que isso era descobrir qual o nome da advogada que representou o citado cliente, pois terias mais garantias de sucesso de ganhar favoravelmente a mesma!
 
Boa Tarde,

Acabei de receber a seguinte resposta da Lusoponte:

Exmo. Senhor Ricardo Condeças,

Reportamo-nos à reclamação apresentada por V. Exa., referente a um incidente ocorrido na tarde do dia 26 de Novembro de 2013, durante a travessia da Ponte Vasco da Gama, sentido Norte/Sul, para virmos informar que, após análise atenta e pormenorizada, não podemos considerar a existência de qualquer responsabilidade no mesmo.

Com efeito, encontra-se a Lusoponte, legal e contratualmente, obrigada a realizar determinadas operações de patrulhamento e vigilância na área do empreendimento concessionado, onde se inclui o troço de estrada em que ocorreu o incidente.

Assim sendo, desde que tais operações se efectuem, com a frequência exigível e a diligência devida, e desde que sejam adoptadas, em tempo oportuno, as medidas cautelares que a eventual detecção de uma situação anómala exija, a Lusoponte cumprirá as obrigações a que se encontra adstrita.

Aliás, não pode a Lusoponte assumir a responsabilidade pela ocorrência de factos cuja prevenção não seja possível, ou viável, através dos métodos de patrulhamento e vigilância que são reputados, à luz de critérios de qualidade internacionalmente aceites, como os adequados a uma correcta acção de prevenção.

Eventualmente, o presente incidente terá sido causado por uma circunstância fortuita, pelo que nestas circunstâncias, era materialmente impossível à Lusoponte preveni-lo, não podendo pois, ser por ele responsabilizada.

Na hipótese que colocamos, essa responsabilidade poderá talvez ser atribuída ao veículo que deixou cair os objectos, referidos por V. Exa., causadores dos danos sofridos, sendo certo, no entanto, que a existência desses objectos na faixa de rodagem, não pertencendo à estrutura da ponte, não decorre de qualquer falha de vigilância ou manutenção.

Neste sentido, pese embora lamentemos os prejuízos verificados, é nosso dever informar V. Exa. que a Lusoponte considera não dever assumir qualquer responsabilidade pelos danos reclamados.

Com os melhores cumprimentos,

De V. Exa.
Atentamente,
Serviço de Reclamações de Clientes
 
Dum lado acho que tem razão mas do outro não tem, Eles tem a obrigação de ter as vias de circulação "limpas"
Mas do outro o tal objecto não pertence a ponte...

Eu acho que se avançares para tribunal não ia dar em nada...Porquê? Simplesmente o tempo que aquilo demora a resolver e o dinheiro que la deixas...deve de passar o valor do arranjo :S
 
Back
Top