Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás... [RESOLVIDO]

Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

X2, deves ligar ao fio de alimentaçao da camara que o radio possui. Fica resolvido.
Há um topico com os pin out desse radio.

É bem possível que vocês tenham razão...

Mas acontece o seguinte: no RNS-E tenho um dos pinout com RFLS que é onde ligo 12v que vêm do interface multimédia... Como sabem, a razão de ser desta ligação é que esteja o RNS-E em que menu estiver (rádio, media, gps, telefone, ...), ao engrenar a marcha atrás o RNS-E recebe ali os 12v e activa a exibição automática da imagem da câmara... Sucede que esta alimentação de 12v vem da câmara... a qual, por sua vez vem da luz de marcha atrás.... Ora, quer isto dizer que se desligar a alimentação actual proveniente da MA e a ligar ao RNS-E deixarei de ter 12v no RFLS e por sua vez imagem da câmara automaticamente... certo? Ou posso contornar isso?
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Qual é o sistema que a camara funciona?
NTSC ou PAL?

Nos rns-e anteriores só aceitava NTSC. Será que nesses é da mesma forma? Uma vez que tem outra resolução.
Tive vários problemas com uma camara PAL quando ligava o fio do RFSL.
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Qual é o sistema que a camara funciona?
NTSC ou PAL?

Nos rns-e anteriores só aceitava NTSC. Será que nesses é da mesma forma? Uma vez que tem outra resolução.
Tive vários problemas com uma camara PAL quando ligava o fio do RFSL.

Tal e qual o "mobys".

;)
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

A minha é compatível com os 2: PAL e NTSC, mas se seleccionar o NTSC no interface, a qualidade de imagem é sensivelmente melhor...
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

A minha é compatível com os 2: PAL e NTSC, mas se seleccionar o NTSC no interface, a qualidade de imagem é sensivelmente melhor...
Pois. A minha camara que deu problemas tambem dizia que dava nos 2 sistemas. E dava.
O mal era se ligasse o fio RSFL.

Comprei uma camara que apenas dava em NTSC e o problema acabou.
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Bem, tudo se mantém igual...

Com filtro também não resolve...

Logo, o melhor mesmo é passo seguinte: trocar a proveniência da alimentação da câmara... Mas aqui fiquei confuso... Como posso ir buscar alimentação ao rádio, de onde seja activada apenas quando engreno a marcha-atrás? Em que pinout do RNS-E?
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Bem, tudo se mantém igual...

Com filtro também não resolve...

Logo, o melhor mesmo é passo seguinte: trocar a proveniência da alimentação da câmara... Mas aqui fiquei confuso... Como posso ir buscar alimentação ao rádio, de onde seja activada apenas quando engreno a marcha-atrás? Em que pinout do RNS-E?

Vai pelos meus posts que eu já passei pelo que passas-te e acredita que o mal é mesmo da camara.
Se quiseres continuar a seguir a tua pista, não tens alimentação no rns-e comandada apenas quando ligas marcha a trás. Podes é ligar na mesma alimentação do rádio.
Borne D15 -> K30 -> +12v
Borne D12 -> K31 -> GND
Aplica um relé alimentado pela luz de marcha a trás e que comande a linha D15 que vai ligar ao RFSL (borne C2).
rns-e_pinout.jpg
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Há uma coisa que não percebo... Como é que a falha pode estar na camera, se quando o carro está desligado funciona correctamente:confused: O facto de ser Pal ou NTSC não deveria interferir na imagem quando se liga ou desliga o carro!...
Sendo incompatibilidade deveria existir sempre ruido na imagem!... Digo eu!... :)
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Exactamente. Isso era o que eu pensava. O mal é quando ligava o fio ao RFSL e engrenava a marcha a trás a 1ª vez. Distorcia a imagem e nunca mais dava direito.
Tinha de desligar o fio RFSL ou mudar o sistema do DVD para NTSC.
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Ora bem, novos desenvolvimentos...

Ontem surgiu-me uma dúvida: o problema não poderá estar no interface multimedia? Que pode não ser absolutamente compatível com o novo RNS-E?

Pois bem, questionei o vendedor e a resposta dele foi a seguinte: o problema é absolutamente normal neste caso, não sendo necessário mudar de câmara ou de interface. Para isso, basta aplicar um relé na câmara...

Como tenho dúvidas sobre que relé, perguntei-lhe isso mesmo... De todo o modo, alguém terá ideia de que tipo de relé e onde o poderei adquirir?

Cumps.
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Ora bem, novos desenvolvimentos...

Ontem surgiu-me uma dúvida: o problema não poderá estar no interface multimedia? Que pode não ser absolutamente compatível com o novo RNS-E?

Pois bem, questionei o vendedor e a resposta dele foi a seguinte: o problema é absolutamente normal neste caso, não sendo necessário mudar de câmara ou de interface. Para isso, basta aplicar um relé na câmara...

Como tenho dúvidas sobre que relé, perguntei-lhe isso mesmo... De todo o modo, alguém terá ideia de que tipo de relé e onde o poderei adquirir?

Cumps.
Tal como te tinha dito no post #22.
É um relé normal.
images
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

Isso mesmo!

Já agora, estive a tentar comprar um relé, mas reparei que existem de muitas variedades....

Sabes onde posso comprar um que possivelmente funcione e de que tipo?

Muito obrigado.
 
Re: Novo RNS-E LED Display = imagem distorcida na câmara marcha-atrás...

gajo do porto vai a aquario e compra um simples rele 12Vdc
 
Back
Top