Novas Colunas e Auto-Rádio

se tem o tweeter incorporado na coluna (coaxial):
1778.jpg


ou se tem crossover e tweeter separado (vias eparadas):
130A.jpg
 
As colunas de que falo sao estas:



2 vias separadas
60rms
Entrada de Potência Nominal 60 W
Potência Máxima 120 W
Número de Bandas 2
Sensibilidade 91 dB
Resposta de Frequência 60 - 21000
Dimensões
Profundidade de Montagem 52 mm


custam 54,90€ na media markt
 
As colunas de que falo sao estas:



2 vias separadas
60rms
Entrada de Potência Nominal 60 W
Potência Máxima 120 W
Número de Bandas 2
Sensibilidade 91 dB
Resposta de Frequência 60 - 21000
Dimensões
Profundidade de Montagem 52 mm


custam 54,90€ na media markt

54 euros as colunas mais tweeters?
Eu tenho um a3 de 98, aquilo junto ao puxador da porta tem lá aqueles buraquinhos.É ai que se instala ou tweeter?
 
e colocando uma coluna de apenas uma via??

assim acabas por perder amplitude de som..

basicamente o que tens de ter em atenção é a amplitude das colunas, mais do que os Watts e os RMS

se escolheres umas colunas com muitos Watt RMS, sujeitas-te a que o amplificador do rádio não tenha "força" para fazer mexer a membrana..
convém usar colunas com membrana em borracha, antigamente é que se via muita em cartão.. em borracha tem mais rendimento..

a amplitude de som são os "Hz", um sub woofer normalmente vai dos 30Hz aos 150Hz e 150Hz para um sub já é puxadote.. o meu faz dos 35 aos 100Hz, tem 1600W de pico e 550W RMS, uso-o com um amplificador de um canal com 400W RMS


depois as colunas.. as colunas convém que cubram o que falta ao sub.. se reparares no post do trotter, as colunas que ele postou fazem dos 60 aos 21000Hz logo são aptas a 100% para um som dito normal num carro.. cobrem toda a banda de frequencia dos mais graves (60Hz) aos agudos (21000Hz) e têm uma potencia nominal (RMS) adequada ao amplificador de um rádio (neste caso 60W), pode cumprir todos os requisitos mas se a membrana não for boa, ou se o proprio cabo que liga as colunas ao radio não for bom já perdes capacidade de som..

tipo, comprares umas mega colunas e depois usares aquele cabo que vem com elas, de 1 ou 2mm de espessura.. esqueçe.. :p
ou o revéz, comprares umas colunas com uma super-potência, um grande cabo e depois ligares ao rádio pelas fichas originais.. também não dá nada, tens um "estrangulador" logo nos 15 ou 20cm de fio da ficha...



o ideal, para ficar impecável ao meu gosto.. é em 2 hipoteses..
1->
radio original, cabo decente (4 ou 5mm) xantado ao pino da ficha do rádio e xantado á coluna. colunas de 2 vias separadas com crossover na frente, colunas de 3 vias coaxiais (para poupança de espaço) na chapeleira e pronto..

2->
radio afermarket com pré-out (saídas pré amplificadas, o amplificador do rádio n se usa) amplificador de 4 canais para as colunas, recebe 2 pares de RCA do radio e manda cabos para cada uma das colunas. amplificador de 1 canal, recebe o RCA do rádio (especifico para o sub) e envia o cabo para o sub..


eu tenho um hibrido destas duas hipoteses, ando há tempos para completar, mas como o som me satisfaz, tá bom :p
uso um radio aftermarket, cabo decente do rádio para as colunas, pré-out do sub com RCA para o amplificador e ligado ao sub..

tenho um sony com 4 anos MP3, WMA, CD, USB; 4x45W RMS; 4 pré-out para colunas (não activos); 1 pré-out para sub com controlo de volume; amplificador 400W e sub de 10" com uma caixa de 20l; colunas da frente focal 130mm 100W RMS; colunas de trás.. ainda as que vinham no carro :p

chega mais que suficiente para tocar tudo com qualidade!



uma resposta do camandro, mas acho que disse tudo :p :D
sorry
 
Então o que aconselham para o meu argolas as Focal Access 130mm ou as Hertz DSK 130?
As Focal encontrei a 69 euros na Rádio popular e as Hertz a 54 euros na Media Markt.
 
recomendo focal, o meu mano tem aqueles que o user "AgA" mencionou, em vias separadas... e posso dizer que tem uma excelente qualidade de som! ;)
 
focal é aquela base..

eu dei 125€ pelas minhas, há 2 anos..

sinceramente, se as arranjas a esse preço, e se são as de vias separadas com crossover, compra!
 
Back
Top