Nivel do oleo preocupante...HELP

Pois é, parece que tenho um problema.

No outro dia fui ver o oleo do motor e reparei que a frio ele encontrava-se no nivel minimo da vareta. Pelo hábito que tenho, e se não estou a cometer nenhuma gafe, o oleo dum carro quando aquece sobre até a cabeça do motor, deixando o nivel no carter ainda abaixo do nivel de quando está frio, ou seja, o nivel que tenho já é um pouco insuficiente para um funcionar normal deste.

Sera que é mesmo assim? Não estarei a rolar com o carro e a danifica-lo por estar assim?

Ainda me faltam cerca de 14700 KM para a próxima revisão, o qeu faço? Adiciono um pouco de óleo como diz no livro de manutenção (até um máximo de 0,5L durante o intervalo de intervenções) ou faço uma muda completa?

Alguem ai que entenda do assunto em epigrafe e me ajude??

Um abraço turbinado
 
Boas

Depende de à quantos Kms fizeste revisão.
Se for o serviço long life é melhor acrescentares, se for outro serviço tem cuidado que o óleo andasse a pirar por algum lado.
Mas mesmo assim n custa nada ver se o carro tem alguma fuga. Mas é normal estes carros gasterem um POUCO de óleo.

Cumps
 
Parece que o oleo é mesmo longlife, porque a carrinha foi sempre assitida na Audi. A revisão foi feita a cerca de 18mil km's e pelo que li no manual (e não percebo patavina de alemão) parece que apenas posso adicionar até 1/2 L de oleo com as mesmas caracteristicas até a revisão seguinte...mas não sei mesmo o que fazer...

Alguem em ajuda com as normas que o oleo deverá ter??

Um abraço turbinado
 
Hitori_Jinsei disse:
Pois é, parece que tenho um problema.

No outro dia fui ver o oleo do motor e reparei que a frio ele encontrava-se no nivel minimo da vareta. Pelo hábito que tenho, e se não estou a cometer nenhuma gafe, o oleo dum carro quando aquece sobre até a cabeça do motor, deixando o nivel no carter ainda abaixo do nivel de quando está frio, ou seja, o nivel que tenho já é um pouco insuficiente para um funcionar normal deste.

Sera que é mesmo assim? Não estarei a rolar com o carro e a danifica-lo por estar assim?

Ainda me faltam cerca de 14700 KM para a próxima revisão, o qeu faço? Adiciono um pouco de óleo como diz no livro de manutenção (até um máximo de 0,5L durante o intervalo de intervenções) ou faço uma muda completa?

Alguem ai que entenda do assunto em epigrafe e me ajude??

Um abraço turbinado

Para quem não sabe o oleo não deve ser medido em frio, isto é para se medir o oleo, mete-se o carro a trabalhar ai uns 5 minutos ou da-se uam voltinha e depois espera-se uns 10 minutos (ke é suficiente para escorrer o oleo), e só deposi é ke se pode ver se o oleo se contra a nivel ou não!! A questão de adicionares oleo, assegura-te que é o mesmo oleo que se eontra no motor, pois podes criar alguma reacção entre oleos.

PS: para ver o nivel de oleo convém que o carro esteja nivelado!!! :p Cumps!!
 
BCD94 disse:
Hitori_Jinsei disse:
Pois é, parece que tenho um problema.

No outro dia fui ver o oleo do motor e reparei que a frio ele encontrava-se no nivel minimo da vareta. Pelo hábito que tenho, e se não estou a cometer nenhuma gafe, o oleo dum carro quando aquece sobre até a cabeça do motor, deixando o nivel no carter ainda abaixo do nivel de quando está frio, ou seja, o nivel que tenho já é um pouco insuficiente para um funcionar normal deste.

Sera que é mesmo assim? Não estarei a rolar com o carro e a danifica-lo por estar assim?

Ainda me faltam cerca de 14700 KM para a próxima revisão, o qeu faço? Adiciono um pouco de óleo como diz no livro de manutenção (até um máximo de 0,5L durante o intervalo de intervenções) ou faço uma muda completa?

Alguem ai que entenda do assunto em epigrafe e me ajude??

Um abraço turbinado

Para quem não sabe o oleo não deve ser medido em frio, isto é para se medir o oleo, mete-se o carro a trabalhar ai uns 5 minutos ou da-se uam voltinha e depois espera-se uns 10 minutos (ke é suficiente para escorrer o oleo), e só deposi é ke se pode ver se o oleo se contra a nivel ou não!! A questão de adicionares oleo, assegura-te que é o mesmo oleo que se eontra no motor, pois podes criar alguma reacção entre oleos.

PS: para ver o nivel de oleo convém que o carro esteja nivelado!!! :p Cumps!!

Uma altura na audi falaram-me que vareta tem 2 formas de ser lida. Uma até ao picotado e a outra até a uma lombita que a vareta faz logo mais acima.
Até ao picotado é quando o carro está frio.
Não sei se terá fundamento porque foi dito por um vendedor :) .

Cumps
 
Tem sim senhora pedro! :wink:

Eu vejo smp a frio ja k é a unica forma do nivel n variar.De manha antes de sair tiro a vareta e nem a tenho de limpar , ve se logo o nivel.
Se a frio tiver quase cheio , se usarmos o metodo k o BCD dixe, vai aparecer acima de xeio :wink:

Cumps
 
Artur Costa disse:
Tem sim senhora pedro! :wink:

Eu vejo smp a frio ja k é a unica forma do nivel n variar.De manha antes de sair tiro a vareta e nem a tenho de limpar , ve se logo o nivel.
Se a frio tiver quase cheio , se usarmos o metodo k o BCD dixe, vai aparecer acima de xeio :wink:

Cumps
Só um aparte se a frio ta cheio e se como tu dizes a quete vai estar mais cheio! num ahcas ke ta errado? é que smp ouvi dizer ke nos nosos motores o pior não é oleo a menos mas sim oleo a mais!! Cumps
 
BCD94 disse:
Artur Costa disse:
Tem sim senhora pedro! :wink:

Eu vejo smp a frio ja k é a unica forma do nivel n variar.De manha antes de sair tiro a vareta e nem a tenho de limpar , ve se logo o nivel.
Se a frio tiver quase cheio , se usarmos o metodo k o BCD dixe, vai aparecer acima de xeio :wink:

Cumps
Só um aparte se a frio ta cheio e se como tu dizes a quete vai estar mais cheio! num ahcas ke ta errado? é que smp ouvi dizer ke nos nosos motores o pior não é oleo a menos mas sim oleo a mais!! Cumps

So dixe k a teoria das duas formas de ler ta correcta.Lido a kente pode exceder o picotado sem problemas. Ligo a frio n deve paxar o picotado.

Aki podes ver o nivel a frio no max no meu carro:
NOil7k.JPG


Qd a frio ta acima do maximo da vareta ainda n tem mal nenhum para o motor... acima dixo é k sim.

Cumps
 
Bem, vou ver então essa cena do picotado e verificar o nivel.

O problema é que em conversa com algumas pessoas com alguns conhecimentos (porque ninguem é detentor da verdade), vim a saber que é mesmo MUITO conveniente que o óleo que se adicione seja igual ao que foi metido no motor...isto é verdade?

Mais logo vou ver o nivel do oleo..no tal picotado e na lomba. Já vi que a lomba que faz indica um minimo e um máximo, mas tinha desconhecimento do picotado...mas depois vejo isso...

Um abraço turbinado
 
Ainda ontem vi o nivel do meu , e estupidamente n reparei k akela garagem(a dos meus pais ) n é nivelada.Ou seja , a frio tinha o oleo no minimo... na ultima linha do picotado.

Fikei preocupado e qd xeguei a casa esperei 10mins e vi o nivel do oleo(cmo diz no manual da Audi) e tava a meio :wink:

A frio o nivel desce ligeiramente...mas por acaso ainda n fui ver o nivel desde k xeguei a casa... ja tirei foto a kente e amanha vejo a frio cmo ta e mosto :wink:

Cumps
 
Por acaso a mim aconteceu-me precisamente o mesmo, com este frio o carro acendeu a luz do OIL liga-se o carro ela pisca umas 6 vezes e depois apaga, fui ver o nivel do oleo e tava em baixo, meti oleo e depois quando o medi o oleo ficou na curva da vareta, mas parece que depende muito da temperatura do mesmo, agora tenho é a palavra OIL a piscar sempre que ligo o carro, mas a revisão é esta semana e devem desliga-la (têm).
 
Pikitos disse:
Eu sempre ouvi dizer q oleo a + não é bom...

E é verdade, porque se tiveres oleo a mais arriscas-te a que o motor comece a queimar oleo e nunca mais para , até partir.

Nunca se deve ter o oleo acima do eswtreado da varete. Já repararam que quando vão á audi eles deixam sempre abaixo do estreado ?

Já vi muitos casos assim :wink:
 
Hitori_Jinsei disse:
Bem, vou ver então essa cena do picotado e verificar o nivel.

O problema é que em conversa com algumas pessoas com alguns conhecimentos (porque ninguem é detentor da verdade), vim a saber que é mesmo MUITO conveniente que o óleo que se adicione seja igual ao que foi metido no motor...isto é verdade?

Mais logo vou ver o nivel do oleo..no tal picotado e na lomba. Já vi que a lomba que faz indica um minimo e um máximo, mas tinha desconhecimento do picotado...mas depois vejo isso...

Um abraço turbinado

Boas

isto é muito simples e até podes transpor para o corpo humano. O oleo dos motores é como o sangue num ser humano. Um motor quando usa um determinado oleo, "habitua-se" a ele, no sentido em que, o seu trabalhar, limpeza etc são sempre os mesmos ao longo do tempo, não olhando ao desgaste. No corpo humano passa-se o mesmo. Se tivessemos de fazer uma transfusão de sangue, total o nosso corpo teria de se adaptar ao novo sangue, etc.

No motores passa-se assim, dois oleos com a mesma graduação pode ter ou não ter as mesmas propriedades, falo de compressão, temperatura de fusão, descarbonização(algo que é boa e má :roll: ).

Na minha opinião, deve-se sempre usar o oleo com a norma correcta, viscosidade correcta e de preferência a mesma marca.

Mais uma vez digo que o maximo é no fim do picotado e não na lomba.

Entre as duas marcas do picotado, estão um litro de oleo. :wink:

Abraço
 
Back
Top