Nao sei se é o FAP se motor se o raio !!!!!!

Bom dia juventude

como ando a desesperar com a minha argolas venho aqui pedir ajuda.

Aquilo volta e meia acende-me a luz do motor e a ventoinha fica a trab depois de desligar.
fui ao mecanico e tal isso é normal é a regeneração tens de ligar ou andar mais um bocado quando fizer. sim senhor aquilo fez andei ficou a carrinha ligada meia hora. assim que desligo liga a ventoinha de novo. passado uns dias a luz do motor apagou.

agora acendeu o simbolo do filtro particulas. foi ha 3 dias . andei e tal chego a casa ventoinha umas vezes iga outras nao. hoje de manha vinha pro trab o simbolo voltou acender passei-me
comecei a esticar tudo o que era mudança , sao só 6, chego ao trab e disse agora liga se quiseres.

nao ligou ficou calada e o simbolo apagou. fui la agora ver se liga o simbolo quando ligo nada.

questão : é normal isto acontecer ??
esta treta do FAP sendo tirado ha stress com isso ? em relacao a erros ou kk k aconteça??
o que é isso de aumentar a porosidade do filtro ? como se faz e onde ?

já li 10 foruns 500 paginas e cada um tem a sua opinião. provavelmente aqui vão-me dizer o mesmo mas é que já ando farto daquele acende apaga tanto da luz do motor como do filtro e da ventoinha a ligar e desligar.

tenho de dizer que ja por duas vezes o mecanico obrigou aquilo a fazer regeneração através lá da maquineta. 45 min a trab e a gastar gasoleo como tudo

a carrinha é 2009 tem 143 cv 2.0 e tem 185 mil km .

o que faço para resolver isto ?

thanks
 
isso do FAP para mim é uma mrd@...
ha quem elimine electronica e fisicamente e fica ok mas por enquanto é tudo muito bonito mas se nas inspeçoes começarem a apertar vai ser so pessoal a meter FAPS:lol:!
a regeneraçao so é feita apartir de umas certas rpms, se a deixares ao relanti deves é de o poluir mais.
ja meti um liquido da wurth de limpeza de FAP e fui para a auto estrada e numa 3ª ai a umas 3.500, 4.000rpms meia hora seguida e ficou ok ate hoje (bmw 320), nao perdes nada em experimentar!!
nesses carros é preciso ter muito cuidado em gasoleo e tambem oleo motor para uma vida mais longa do FAP!!
 
se acendeu a luz do motor ficou erro, vê com o vag-com o erro ... até pode ser o sensor da pressão a dar o berro
 
estas sempre a interromper a regeneração,
Como já disseram verifica se não tens o sensor de pressão diferencial queimado.
Depois,faz uma regeneração forçada com o Vag-com e vé se fica melhor, se
Não ficar, manda limpar o filtro (há um produto que é metido diretamente para dentro do filtro)
 
os carros modernos chegam a fazer regenerações a cada 200kms mas a regeneração só arranca com o motor a uma dada temepratura, um certo nível de comsbustivel e um certo nivel de vida do filtro (se tiver tod mamado nem aranca a regenaração forçada.)

Normalmente limpezas de filtro só prolongam a vida do filtro por pouco tempo.

O próprio processo de generação é mau para o motor devido às elevadas EGT's que envolve.

O melhor que podes fazer é eliminá-lo (remover o miolo) e desactiva-lo por via elegtrónica.

no UK também andava tudo cheio de medo pq se ia verificar isso e afinal vai só lá o gajo debaixo do carro ver se lá está (e está sempre mas vazio por dentro)
 
Obrigado desde já.

pois que óleo e gasóleo meto do melhor. oleo sintetico 5w30 senao tou enganado e gasoelo na bp. fiz-me socio do acp para ter mais desconto.

quanto ao parar o processo de regeneração aquilo tanto faz eu andar depois de parar ou nao sempre que volto a desligar a ventoinha começa de novo a trab .

essa coisa do sensor é cara ????

vou experimentar então ir a auto estrada 15 mim acima das 3 mil rpm a ver se aquilo passa. já me ando a passar com isto. porque faço 100 km por dia e ando sempre na esgalha n percebo porque aquela treta acende.
mas tudo bem.

obrigado camaradas

Abraço
 
vou experimentar então ir a auto estrada 15 mim acima das 3 mil rpm a ver se aquilo passa. já me ando a passar com isto. porque faço 100 km por dia e ando sempre na esgalha n percebo porque aquela treta acende.
mas tudo bem.

Se a fap já estiver demasiado saturada, andares a puxar, pouco ou nada vai fazer, ou no máximo resolve durante um dia...
Nota se quando vais parar o carro, não tens as rotações perto das 1000rpm e um consumo instantâneo perto de 1L/h ou mais, isso indica que esta a ocorrer uma regeneração, se desligares o carro nesse momento as ventoinhas vão ligar.

Só por curiosidade quantos kms tem o carro?
 
Bom dia malta

Resultado do teste de hoje:

Figueira da Foz -> Coimbra em autoestrada. vim em 4 mudança a 2200 rpm 87 km hora durante 20 minutos seguindo o que li aqui pelo forum, porque ontem a noite desligo a carrinha sem qualquer luz acesa no quadrante e as ventoinhas dispararam voltei a ligar e a luz do motor acendeu.
como ja nem ligo aquilo caguei e pronto.
agora chego a coimbra depois do teste e estaciono espero um pouco e desligo a carrinha.
tau ventoinhas a rodar. volto a ligar a carrinha e tive 10 min a trab.
voltei a desligar e as ventoinhas ja nao ligaram mas a luz do motor continua acesa.

nao deveria ter feito a regeneração e nao ter luz acesa ?
amanha ja vou ligar aquilo ao VAG a ver qual o erro que dá e vai ser sempre o mesmo. filtro de particulas.
enfim.

caso nao seja o sensor como ja me disseram posso presumir que é mesmo o FAP pifado ??

já agora para vir acima das 3 mil rpm em 4 é pra esquecer que aquilo vem pra rebentar e em 5 tenho de vir a 130 pelo menos e a ganir em 6 entao do depois dos 160 e nao tenho autoestrada que chegue no trajecto normal.

li aqui no forum que era em 4 2000 rpm . tou correcto ??

thanks
 
Bom dia malta

Resultado do teste de hoje:

Figueira da Foz -> Coimbra em autoestrada. vim em 4 mudança a 2200 rpm 87 km hora durante 20 minutos seguindo o que li aqui pelo forum, porque ontem a noite desligo a carrinha sem qualquer luz acesa no quadrante e as ventoinhas dispararam voltei a ligar e a luz do motor acendeu.
como ja nem ligo aquilo caguei e pronto.
agora chego a coimbra depois do teste e estaciono espero um pouco e desligo a carrinha.
tau ventoinhas a rodar. volto a ligar a carrinha e tive 10 min a trab.
voltei a desligar e as ventoinhas ja nao ligaram mas a luz do motor continua acesa.

nao deveria ter feito a regeneração e nao ter luz acesa ?
amanha ja vou ligar aquilo ao VAG a ver qual o erro que dá e vai ser sempre o mesmo. filtro de particulas.
enfim.

caso nao seja o sensor como ja me disseram posso presumir que é mesmo o FAP pifado ??

já agora para vir acima das 3 mil rpm em 4 é pra esquecer que aquilo vem pra rebentar e em 5 tenho de vir a 130 pelo menos e a ganir em 6 entao do depois dos 160 e nao tenho autoestrada que chegue no trajecto normal.

li aqui no forum que era em 4 2000 rpm . tou correcto ??

thanks

Supostamente o teu carro indica-te de quando está a regenerar com o piscar da luz do filtro.

a razão da ventoinhas ficarem a trabalhar é porque algo esta a dizer à ecu que o motor ainda precisa de arrefecimento.

ve se tens algum valor de temepratura tipo maluco (-40 ou assim)

um amigo meu andou cm um T5 em n sei qtas oficinas pq mal ligava a chave as ventoinhas disparavam a fundo. trocaram sensores, cabelagens, ecntralina e horas e horas de diagnsticos.

o que eles n sabiam é q naquela carrinha é o painel de instrumentos que passa a temperatura à ecu. a ecu tinha de facto um erro que dizia para veriicar o painel de instrumentos (que toda a gente ignorou). pois entao no painel de instrumentos os valores de temp estavam todos marados. madei-o comprar outro, emparelhamos o immo e siga, carrinha sem problemas de ventoinhas.
 
Boas

na minha carrinha nao pisca nada quando ta a fazer a regeneração. ja uma vez no mecanino aliás mais que uma obrigamos aquilo a regenerar e nada pisca no quadrante. apenas acelera e tal e viamos no pc a temperatura e mais alguns dados. isto ja me acontece tipo ha 2 anos. acende primeiro a luz do motor depois comecam as ventoinhas depois surge mesmo o simbolo do filtro. depois passa. passado uns tempos volta . e anda sempre assim.
ja obriguei aquiko a regenerar umas 2 ou 3 vezes e volta e meia acende luz motor depois apaga depois filtro particulas depois apaga e é por isso que nunca liguei muito aquilo.
mas agora como ate pensei reprogramar aquilo pra 170 cv e li que poderia desactivar o FAP é que aquilo acendeu de novo e tá chato.

mas leio tanta coisa em tanto forum que nem sei o que realmente fazer . se ver o sensor . se desactivar o FAP. se reprogramar e desactivar. se tirar somente o miolo do FAP.

enfim. e depois claro nao sei fazer nada disso . preciso semrpe de ir a algum sitio onde saibam fazer e em condições claro
Thanks
 
Boas

na minha carrinha nao pisca nada quando ta a fazer a regeneração. ja uma vez no mecanino aliás mais que uma obrigamos aquilo a regenerar e nada pisca no quadrante. apenas acelera e tal e viamos no pc a temperatura e mais alguns dados. isto ja me acontece tipo ha 2 anos. acende primeiro a luz do motor depois comecam as ventoinhas depois surge mesmo o simbolo do filtro. depois passa. passado uns tempos volta . e anda sempre assim.
ja obriguei aquiko a regenerar umas 2 ou 3 vezes e volta e meia acende luz motor depois apaga depois filtro particulas depois apaga e é por isso que nunca liguei muito aquilo.
mas agora como ate pensei reprogramar aquilo pra 170 cv e li que poderia desactivar o FAP é que aquilo acendeu de novo e tá chato.

mas leio tanta coisa em tanto forum que nem sei o que realmente fazer . se ver o sensor . se desactivar o FAP. se reprogramar e desactivar. se tirar somente o miolo do FAP.

enfim. e depois claro nao sei fazer nada disso . preciso semrpe de ir a algum sitio onde saibam fazer e em condições claro
Thanks

isso é o mais fácil. basta retirar o miolo e depois desactiva-se eletronicamente na ECU. faço isso montes de vezes nos carros em que aumento a potência.

se for do filtro tens que ver as EGT's e diferenciais de pressão no mesmo.

como te disse, é dificil dizer muito sem ter o carro por perto.
 
Para fazer a regeneração:
image_zps5gakus2g.jpg
[/URL][/IMG]
 
Back
Top