Multa

Exacto
O que se está a debater aqui é o facto de um importado ter ou não ter abrigatoriedade de afixar o selo da 1ª inspecção em solo Português e não o facto de ter 4 anos, penso eu.... essa regra aplica-se aos nacionais, mais uma vez penso eu de que... Pelo menos foi também a teoria do Policia e eles normalmente é que têm os livros...

Independentemente de ser nacional ou importado se o carro tiver menos de 4 anos não tem certificado de inspecção,nos importados o certificado fica junto com o processo de atribuição de matricula,

carros com mais de 4 anos têm obrigatoriamente de ter o certificado e selo afixado no vidro, nos importados fica com a matricula estrangeira que também consta no documento único, quando fizer a proxima inspecção já fica com a matricula nacional no certificado

(ligeiros de passageiros)
 
Eu acho que só quando fizer 4 anos é que é obrigado a ter o selo.. amanhã já pergunto a um colega meu que trabalha num IPO.
 
Independentemente de ser nacional ou importado se o carro tiver menos de 4 anos não tem certificado de inspecção,nos importados o certificado fica junto com o processo de atribuição de matricula,

carros com mais de 4 anos têm obrigatoriamente de ter o certificado e selo afixado no vidro, nos importados fica com a matricula estrangeira que também consta no documento único, quando fizer a proxima inspecção já fica com a matricula nacional no certificado

(ligeiros de passageiros)

Será?

Um importado ao entrar em território Português tem de começar por fazer uma inspecção, logo tem um certificado com selo, já tenho aqui uma cópia do meu com o respectivo selo que o fulano que me está a legalizar a carrinha me mandou à pouco, amanhã vem o original para a minha mão assim como o selo para colocar no vidro até à proxima inspecção daqui a 2 anos.
O certificado e o selo são para o dono do veiculo, o outro documento chama-se " Certificado de aprovação em inspecção técnica para matricula ", esse sim é para o IMTT.
A questão aqui foi que o sujeito esqueceu-se de me mandar o referido e à conta disso ia sendo selado com 250 euros.

Atençao que não estou a afirmar nada, apenas estou a citar o que o sujeito da legalização me disse à pouco e a citar o Polica de manhã.

Postei aqui a dúvida porque de manhã telefonei aflito para o fulano e atendeu a empregada que não me soube exclarecer.
 
Last edited:
Um carro quando é legalizado, tem de ir à Inpecção Tipo B para atribuição de matricula. Se tiver menos de 4 Anos, não tem direito a selo. Se tiver mais de 4 Anos, tem direito a selo que tem que ser colocado no Parabrisas, independemente da Matricula que conste la.
 
Portanto a conclusão é simples:

Importados com menos de 4 anos - Não tem de colocar selo pois não tem direito a ele.

Importados com mais de 4 anos - Tem obrigatoriamente de ter o selo afixado no vidro.

Falta de selo = 250 euros de multa
 
Last edited:
Portanto a conclusão é simples:

Importados com menos de 3 anos - Não tem de colocar selo pois não tem direito a ele.

Importados com mais de 4 anos - Tem obrigatoriamente de ter o selo afixado no vidro.

Falta de selo = 250 euros de multa

correcto.. foi o que o meu colega da IPO me disse.. sem o carro ter 4 anos não precisa de selo.. a inspecção que faz é para efeitos de legalização.
 
Independentemente de ser nacional ou importado se o carro tiver menos de 4 anos não tem certificado de inspecção,nos importados o certificado fica junto com o processo de atribuição de matricula,

carros com mais de 4 anos têm obrigatoriamente de ter o certificado e selo afixado no vidro, nos importados fica com a matricula estrangeira que também consta no documento único, quando fizer a proxima inspecção já fica com a matricula nacional no certificado

(ligeiros de passageiros)

Tens toda a razão, eu tb disse que apenas estava a citar o Policia e a empresa que está a legalizar o carro.
O Policia tinha razão, já a empresa que está a legalizar o carro cometeu um erro.
 
Back
Top