Muito lag , baixos regimes fracos e fumo - após filas de transito ou demoras.

Olá a todos.
Pois é... ando com este sintoma há uns tempos na minha A4 B5 110cv.
Como faço a A2 todos os dias, da para "sentir" isto facilmente. Basicamente , a frio o carro anda bastante bem (nem é preciso puxar, para sentir que o gasoleo e turbo "estao lá" e faz pouco fumo).
Se continuar em AE ele está porreiro, mesmo a quente (apesar de a frio, achar que está ligeiramente melhor em baixas - Pode ser psicologico.

Agora quando chego á ponte 25 de abril, apos uns 40 min de transito na A2 .... assim que saio para a ponte propriamente dita e subida de monsanto... sinto muito mais LAG no turbo, uma falta enorme de baixas , e quando o turbo entra (la pras 2100 , é de forma brusca) , e sai fumarada bem visivel.....

No Vag-com o erro que me dá é este:

00519 intake manifold pressure sensor (G71) 28-10 short to B+ intermittent

Se o carro "sempre" se portasse assim.... mas como é so depois de uma longa fila de transito, nao sei o que será. Passado uns KM a "solta-lo", parece que passa.
Obviamente que isto não deveria acontecer e a típica explicação de " é carvão ", não me convence !

Ps - Tenho repro, mas mesmo quando nao tinha, isto acontecia.
Ps2- Fiz teste à geometria com o vag e o actuador andou para cima e para baixo sem problemas umas 8 ou 10 vezes , até acabar o vacuo.

Se alguém tiver alguma luzinha..... apite!

Abraços
 
Re: Muito lag , baixos regimes fracos e fumo - após filas de transito ou demoras

Boas...

Tenho o mesmo problema no meu B5. Tenho agendado com o mecanico uma descarbonização do turbo, a ver ser é daí.
Eu tenho o erro 519 e o 550 que estão relacionados com o mesmo assunto, excesso de pressão nos tubos e vacuo, penso eu.
Mas deste-me uma boa ideia, ver se o actuador da geometria do turbo funciona bem, ou existe alguma prisão. Como fizestes isso no VAG-COM. Qual é a opção?

Cumprimentos.
 
Olá.
Existe com o vag-com uma serie de "output" tests.

Não me recordo, mas julgo que dentro do modulo engine, tens essa opção à vista.

Percorre os testes com o carro desligado, pois antes de chegar ao teste da gemetria , há o teste ao fuel shut-off valve , que te desligará o carro.
Quando chegares ao teste da geometria, o actuador vai andar para cima e para baixo. Antes disso, abre o capot e mal comeces o teste vai lá olhar para o turbo e vê se a alavanca anda para cima e para baixo. Quando o vacuo acabar... acabou o teste. Não sei porque é que o vacuo acaba. Se é vacuo....

Não sei realmente o que provocará isto tudo. Eu fiz uma boa viagem ao Algarve , sempre na faixa das 3000/3250rpm, com alguns reprises pelo meio para o limpar bem. Lá está, em AE ele anda bem. Mas se apanho uma fila demorada pelo meio, fica um pastelão fumarento que é incrivel. Chego a pisar a 4º a fundo as 1700rpm (apenas para efeito de teste), e parece um Diesel atmosferico, até que de repente, passa as 2100 ou 2200, começa a puxar forte e sai muito fumo.

O meu turbo n tem quase folga no veio. Se tem carvão, não sei :S

Enfim, diz-me depois como ficou o teu. Quem sabe, não será mesmo muito carvão, ou algum tubinho sujo.

Abraço
 
Re: Muito lag , baixos regimes fracos e fumo - após filas de transito ou demoras

Ok,

vou tentar ver isso e o teste da MAF mas só será no fim de semana, agora anoitece muito cedo e não dá para ver nada na minha garagem estrela :D

Do que li, o problema 519 está no MAP sensor, mas antes de o trocar há que verificar todas as tubagens e o dito carvão do turbo. Porque se existe carvão, o turbo não roda livremente, a geometria tambem não comuta bem e esta inercia toda pode provocar um excesso de pressão no sistema de vacuo, a MAP detecta e pufff manda o carro para o estado molengão... é a minha analogia a este sintoma a muito coisa que se lê por aí.

No meu caso, mesmo a "frio" se piso no pedal, passo as 3000rpm e puff... estado molengão... passado uns kms parece voltar à normalidade, mas se volto a pisar... puff. Não tenho o dito comportamento de começar a puxar forte a partir das 2100, é sempre um pouco molengão.
 
Limpa o sensor de pressão no tubo de admissão, pode ter vapores de oleo em excesso e não faz a leitura correcta. (ou ate substituir por um novo ou um emprestado para testares)
O q deve tar a acontecer é q quando andas em AE, tens mais rotação no motor e o ar que passa rapidamente no tubo "limpa" o sensor e faz a leitura correcta.
Quando tas muito tempo com o carro ao ralenti ou baixa rotação, os vapores de oleo criados pelo motor vão "sujar" o sensor e não consegue fazer a leitura correcta.
Experimenta ver o seu estado.
 
errovb4.jpg
 
Obg Paulo.

De qualquer forma, onde fica o sensor de pressao do tubo de admissao ?
So encontro o MAP, dentro da centralina. O tubinho do MAP esta muito bom.
 
É de 1996/06 , e o código do motor é o AFN, de 110cv ;)

Apenas sei onde está o sensor MAP , que é dentro da centralina.

Se haverão outros sensores que poderei "limpar", diz-me, caso saibas ! Posso usar spray limpa carburador para dentro da linha de vacuo ou até WD40 ? Se bem que o WD40 é mais gorduroso e pode "entupir". O spray dos carburadores vai secar.

Até para dentro do tubinho que vai ligar à valvula de abertura da geometria , que funciona por vacuo. Se mandar algo la para dentro, vai sugar para dentro da N75 e até pode ser que limpe.

Não vou fazer nada até ter recomendações mais seguras :D

É certo. Se for sempre em AE , ele vai bem. Se apanho transito... ele parece que se entope, perde força e fica ca um fumarento. Só fica melhor varios e varios KM depois.

Obg.
 
Boas Hf
Esses tubos nao podem levar nada. se for o caso amanha vou ter na minha garagem um carro da protecção civil , manda uma pm hoje que eu dou um olho sem prob.
abraço
 
Re: Muito lag , baixos regimes fracos e fumo - após filas de transito ou demoras

Tenta ver a temp do gasoleo qd isso acontece e verifica a pressao atmosferica se esta ok.
O erro k ai tens n te vai levar a soluçao nenhuma.

Isso acontece cm o akecimento e tem de ser algum sensor ou tubo k cm o calor modifique o comportamento.


Cumps
 
Ja pensei que era algo que variasse com a temperatura (Sensor de temp da agua, do gasoleo, de intake)...
Ja agora, qual o group que me dá a temp do gasoleo? Eu acho que aparece lá escrito... quando vou a measuring blocks, mas é uma questão de verificar.

Só não sei onde eles ficam... no motor! :D

E tambem, ver os tubinhos de vacuo... se haverá algum roto. O da MAP está optimo.

Obg
 
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