Mudar correia de distribuição

Bom dia,

Agradecia ajuda para a mudança da correia de distribuição da minha A4 1.9 Tdi (1996).
Já comprei o Kit no ebay mas agora para montar precisava dumas dicas e se possivel de umas fotos ou videos.
Aguardo a ajuda do pessoal entendido.

Obrigado


Pedro
 
será melhor ires a um mecanico, pois não vas descomandar o motor.
mas se quiseres te aventurar pesquisa na secção DIY á por lá um DIY...
 
primeiro de tudo precisas das ferramentas necessarias, se nunca fizeste tal serviço é melhor entrega-lo a um mecanico
 
Faz-se, mas dá trabalho e exige conhecimentos médios de mecânica, dificuldade diria 3/5. Precisas de algumas ferramentas especiais. O teu motor é o AFN certo? Precisas de ferramentas para trancar a arvore de cames no ponto, tirar a tampa das valvulas para ver o ponto, precisas de outra para trancar a bomba injetora no ponto, precisas de outras duas para tirar a polia da arvore de cames e outra para contra-segurar a polia quando a apertares no fim, e outra para o tensor.
Eu estou a fazer as minhas ferramentas, pois tenciono fazer esse trabalho em agosto quando estiver de férias! Também nunca o fiz, mas há sempre uma primeira vez, e temos que ter noção que é um serviço de responsabilidade e se algo for mal feito podes ter um prejuizo elevado, mas se tiveres noções de mecanica, alguma experiencia e seguires tudo a risca, faz-se bem! Se não queres correr esse risco, entrega a quem sabe.
Ah, tambem é bom ter uma chave dinamométrica para respeitar os binarios de aperto todos, pois são componentes algo sensiveis, a maioria dos mecanicos não respeita isto e aperta os componentes a "olho" um bocadinho antes de partir.
Deves comprar parafusos novos para o apoio do motor (pois tem que ser desmontado) e estes são de uma só utilização (esticam). Ter cuidado com os parafusos umbrako da tampa das valvulas e da polia harmonica balanceadora da cambota, pois estes tendem a custar um pouco a sair e o sextavado interior mói-se, e se isto acontece é uma dor de cabeça e algum tempo perdido!
 
Ah precisas tambem de um macaco daqueles com rodas ou uma travessa de suporte do motor, pois tens que o levantar um pouco, ou metes o macaco por baixo ou a travessa por cima!



Uploaded with ImageShack.us
 
Ainda não percebi porque se está sempre a dar exemplos de situações que nada tem a ver com os tópicos, é dificil compreender que a marca tem modelos diferentes, se o moço está a perguntar para uma A4 b5 tdi, dar exemplos do nosso carro, seja A3, A4, A5, etc,
é só criar confusão na pessoa que procura ajuda...

Estamos na área técnica, podiam ter o cuidado de tomar atenção para que carro é que é pedida ajuda...

EDIT : se queres mesmo mandares-te a isso tens aqui o link de um DIY :

http://www.audipt.com/f85/diy-mudar-distribui%E7ao-com-fotos-motor-afn-96361/
 
Last edited:
Faz-se, mas dá trabalho e exige conhecimentos médios de mecânica, dificuldade diria 3/5. Precisas de algumas ferramentas especiais. O teu motor é o AFN certo? Precisas de ferramentas para trancar a arvore de cames no ponto, tirar a tampa das valvulas para ver o ponto, precisas de outra para trancar a bomba injetora no ponto, precisas de outras duas para tirar a polia da arvore de cames e outra para contra-segurar a polia quando a apertares no fim, e outra para o tensor.
Eu estou a fazer as minhas ferramentas, pois tenciono fazer esse trabalho em agosto quando estiver de férias! Também nunca o fiz, mas há sempre uma primeira vez, e temos que ter noção que é um serviço de responsabilidade e se algo for mal feito podes ter um prejuizo elevado, mas se tiveres noções de mecanica, alguma experiencia e seguires tudo a risca, faz-se bem! Se não queres correr esse risco, entrega a quem sabe.
Ah, tambem é bom ter uma chave dinamométrica para respeitar os binarios de aperto todos, pois são componentes algo sensiveis, a maioria dos mecanicos não respeita isto e aperta os componentes a "olho" um bocadinho antes de partir.
Deves comprar parafusos novos para o apoio do motor (pois tem que ser desmontado) e estes são de uma só utilização (esticam). Ter cuidado com os parafusos umbrako da tampa das valvulas e da polia harmonica balanceadora da cambota, pois estes tendem a custar um pouco a sair e o sextavado interior mói-se, e se isto acontece é uma dor de cabeça e algum tempo perdido!
Ah precisas tambem de um macaco daqueles com rodas ou uma travessa de suporte do motor, pois tens que o levantar um pouco, ou metes o macaco por baixo ou a travessa por cima!

[url]http://img849.imageshack.us/img849/7/enginesupport.jpg[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Diz se com cada coisa aqui :eek:
Eu mudei a minha (motor AFN Aos 186 Mil) Hoje ja vai com 210mil e ta a trabalhar como um relógio...Alias foi a minha primeira muda de Distribuição...
não é Fácil mas Simplesmente a que marcar as polis todas!Eu nao tenho ferramentas para Bloquear as polis,E não foi isso que me impediu da mudar
Levantar o Motor para qué??Se temos de desmontar a frente toda,Trabalha se a vontade quando ta tudo fora....
 
ainda no outro dia foi mudada a minha distribuiçãO ao meu coche AFN e não tiveram de levantar motor nem outras tretas, ajudei um amigo mecanico a fazer.
apenas marcar 3 rolamentos para o motor não descomandar e foi um trabalho que ficou impec!!!
eu não arriscava fazer pois não tenho conhecimentos para tal mas pareceu um coisa normal
 
Pratinhol e BlueA4:

Têm toda a razão...:oops: Fiz confusão, pensei que fosse o AHF.... Sim o AFN é o que tem que se desmontar a frente...
E sim não é necessário tirar o apoio do motor.
As minhas desculpas pela confusão!

Rui.Sport.Line:
Em relação a marcar as polias e/ou a correia e depois montar tudo igual, é uma das formas de o fazer, e também já o fiz no meu A3 1.6
Neste não tenciono usar esse método, por 3 razões e Pratinhol corrige-me se eu estiver errado, 1 porque se não tirar a polia da arvore de cames é mais dificil tirar e colocar a correia, 2 porque ao tensionar a correia com o tensor, esta deve rodar um pouco e distribuir a tensão de forma uniforme e os carretos da AC e da BI devem rodar um pouco sem que os veios rodem (daí estarem trancados), e 3º porque o ponto da bomba injectora dificilmente fica a 100% e para que possas ter afinação disponivel deve deixar-se o carreto com o pino de tranca precisamente ao meio do rasgo de afinação do ponto da bomba injetora. O carro desta forma pega mas deve ser afinado o ponto da injeção com o vag-com para que fique um trabalho bem feito. Se não fizeres um reset aos pontos da distribuição podes ficar sem margem para poderes adiantar ou atrasar a bomba, a minha por exemplo tem a afinação no máximo e o ponto está assim, está muito bom, mas ao mudar a correia dificilmente fica igual:


Uploaded with ImageShack.us

Se eu mudar a correia com marcações e sem mexer nas polias e depois for necessario adiantar a bomba, nao consigo pois tenho a polia ja toda rodada para a esquerda.
Ao mudar a correia deixo a polia centrada, como deve ser feito.
 
Back
Top