Motores BLS e BKC

Boas, tenho um golf 5 1.9 tdi motor BLS de 2008 e este foi de vela. Rebentou aos 210000 quilómetros. Precisava que alguém me conseguisse explicar se posso colocar um motor BKC uma vez que são mais fiáveis que os BLS e os BXE.
 
Boas, tenho um golf 5 1.9 tdi motor BLS de 2008 e este foi de vela. Rebentou aos 210000 quilómetros. Precisava que alguém me conseguisse explicar se posso colocar um motor BKC uma vez que são mais fiáveis que os BLS e os BXE.
Não fizeste a manutenção devida ao motor e rebentou... É fiável. Só que na mão de quem sabe fazer a sua manutenção. Era só trocar a capas de biela.

Quanto a tua questão, podes, nem que tenha pequenos pormenores a ajustar.
Porém, como muitos, deixas de andar legal, pois o código do motor deixa de condizer com o livrete.
 
Eu comprei o carro em segunda mão. Na minha fez as revisões e manutenções certas, mas na mão do antigo dono não sei. Só fiz com ele 20000 quilómetros se tanto. Eu gostava era que durasse, não sou de andar a modificar motores, como está está, só que gostaria que ele aguentasse rodagem
 
Eu comprei o carro em segunda mão. Na minha fez as revisões e manutenções certas, mas na mão do antigo dono não sei. Só fiz com ele 20000 quilómetros se tanto. Eu gostava era que durasse, não sou de andar a modificar motores, como está está, só que gostaria que ele aguentasse rodagem
A manutenção não foi feita. Nem pelo antigo dono, nem por ti. Senão terias trocado tudo, mesmo distribuição sem nunca confiar no que te dizem.
Agora queres fugir ao normal e trocar de motor, sendo um de referência diferente. Queres ir por maus caminhos no meu ver.
É comprar um BLS, tirar o carter e mudar capas. Em cima na cambota, também se estiverem gastas. Trocar bomba de água, distribuição, óleo novo e monta ao sítio. Dono feliz por muitos kms. Desde que depois faça as revisões devidas, sem baldas e sem inventar. Seguir as recomendações que nos faríamos de dar, é tudo corre bem.
 
Pronto, se tu o dizes. O meu objetivo era de facto rebentar o motor. Homem, troquei embreagem, distribuição, filtros, bateria, mas como não sabia da parte das bielas não mudei. Se é assim pq é que há tanta gente a queixar-se do motor? Deve haver alguma razão, digo eu. Ou então, como tu dizes, somos todos ums baldas e não queremos saber do carro. Eu pedi uma simples opinião.
 
Pronto, se tu o dizes. O meu objetivo era de facto rebentar o motor. Homem, troquei embreagem, distribuição, filtros, bateria, mas como não sabia da parte das bielas não mudei. Se é assim pq é que há tanta gente a queixar-se do motor? Deve haver alguma razão, digo eu. Ou então, como tu dizes, somos todos ums baldas e não queremos saber do carro. Eu pedi uma simples opinião.
Ninguém te chamou coisa alguma.
Mas o mecânico, deveria ter visto isso.
Houve ações de chamada para isso, e é o "defeito" nesse motor. Tratando de as trocar a cada 200k nada a apontar. São motores para levar muitos kms.
Importante, é não seguir o plano de mudas de óleo da marca, que são entre 24 a 30k e mudar mais vezes. Ou seja a cada 15.000kms. Não pela falta de propriedades do óleo, mas sim pelo acumular de impurezas e gasóleo quando tem FAP. E é válido para a maioria dos motores de hoje em dia, não importa a marca ou referência.
 
Então estás a dizer-me que se mudar as capas das bielas o motor é fiável e aguenta-se? Eu mudava o óleo de 10 mil em 10 mil. Aqui a questão é que eu faço muitos quilómetros durante um mês, portanto gostava que me aguentasse
 
Então estás a dizer-me que se mudar as capas das bielas o motor é fiável e aguenta-se? Eu mudava o óleo de 10 mil em 10 mil. Aqui a questão é que eu faço muitos quilómetros durante um mês, portanto gostava que me aguentasse
Tão bom quanto outro, e aliás, acaba por ser mais fiável que os 2.0. É só ter este cuidado e tens motor. Apenas isso. E as capas de cima, também se trocam, mas só se tiverem desgaste. Os que mais gastam capas em cima são os 1.4tdi. Os outros fazem até 300.000 sem nunca as mudar. Depende muito do trato e mudas de óleo. Daí quem tem estes cuidados e ver as folguinhas todas, injetores e turbo sempre inspeccionados quando necessário, fazem 700, 800 e milhão de kms. Agora sem estes cuidados, nada dura. Tens pd1.9 com 400k sem serem tocados, mas abres para ver capas e precisam de novas assim como as vezes alguns vedantes. Os mais recentes arreiam mais cedo, mas também se muda e anda sem chatear. Tudo o que vejo de motores tdi, seja qual for, tem geralmente alguma característica ou "defeito" corrigivel ao qual temos de tratar e tudo corre bem (excepto alguns injetores de certas séries 2.0 e 1.6tdi).
Quando há faps, há que ter atenção de como, quando e o que regenera. Tem tudo a ver com o uso citadino ou de AE e as mudas de oleo. Já vi 1.6tdi com 300.000 feitos sem ponta por onde lhe pegar (carros de AE) e outros com 100.000 a dar stresses (carro urbano).
 
Eu trato-o bem, só preciso de saber o que é preciso mudar e não mudar para ele me durar. Se neste caso é só as bielas e me dizes que ele fica impecável, está top. O meu medo é se ele dum momento para o outro vai-se como aconteceu. Quanto à FAP já me disseram para desmiolar, dizem que até liberta mais o carro. Não sei se é verdade se não, mas também ainda não pensei muito no caso.
 
Já passei pelo mesmo problema aqui em casa num A3 8pa 1.9tdi de 2009 mas com o motor BXE (essencialmente o BLS sem FAP) e tal como o Hugo, não sabíamos do problema das capas de biela. O facto do carro não ter recebido trocas de óleo com o óleo indicado fez com que o motor começa-se a ceder por volta dos 100.000 kms. Devido ao facto da cambota ter sido retificada, voltou a ser por volta dos 120.000 kms. Optou-se por colocar uma cambota original de um carro com baixa quilometragem proveniente de um senhor que reconstruí-este tipo de motores. Hoje com quase 190.000 kms não voltou a ter o mesmo problema. O turbo é que infelizmente está com muita passagem de óleo e como é um carro que faz muitas distâncias curtas (3kms) inevitavelmente é um componente que irá sofrer mais. Em contrapartida, notei que gasta menos óleo agora que usa 0w30 do que antes, quando usava 5w30.

Relativamente ao FAP, sou apologista de nunca anular até porque o seu funcionamento é algo simples. O problema é existirem poucos mecânicos com formação e "mente aberta" para diagnosticar o motivo do FAP obstruir e pensam que anular é a solução quando não é. O estado do sistema de injeção e o tipo de combustível usado tem uma grande influência na criação de problemas no FAP. Como o madlima disse, é ir prestando atenção quando o carro tenta regenerar e evitar abortar. No seu caso, como faz muitos kms, duvido que venha a ter problemas de maior uma vez que o carro vai estar sempre em condições ideais para regenerar.

Quanto às trocas de óleo, a cada 1 ano ou 15.000/20.000 kms é o ideal. Mais do que isso já exige demasiado do motor. No meu caso tenho usado o Shell Helix 0w30 nos AUDI e Mercedes, e o Castrol C3 0w30 nos BMW e Mini. Estou bastante satisfeito com o seu desempenho. E não caia no mito de alta quilometragem = óleo com maior índice de viscosidade.

Em relação ao tema original do tópico, eu optaria por colocar um motor BLS caso o original não desse para reparar, e procedia à substituição das capas de biela superiores e inferiores bem com os componentes que sofrem desgaste extra neste tipo de motores (touques hidráulicas, calagem dos injetores, vedantes da bomba tandem e dos injetores, etc).
 
Muito obrigado pelos vossos conselhos. Vou ter de ver de um motor, infelizmente este meu já não tem arranjo. O óleo 0w30 não será fino demais para estes motores? Quanto à FAP não tenho problemas, as viagens que costumo fazer são de longa distância e são pela auto estrada. Já agora o que dizem de anulação da EGR?
 
Muito obrigado pelos vossos conselhos. Vou ter de ver de um motor, infelizmente este meu já não tem arranjo. O óleo 0w30 não será fino demais para estes motores? Quanto à FAP não tenho problemas, as viagens que costumo fazer são de longa distância e são pela auto estrada. Já agora o que dizem de anulação da EGR?
Não. É uma das viscosidades recomendadas no manual de utilizador do veiculo e se for ao balcão de peças de um concessionário comprar o óleo original, ser-lhe-á vendido um 0w30. É a viscosidade atualmente recomendada pela VW para os seus motores mais antigos sendo que os mais recentes já recorrem a 0w20 ou menor. Não é por ser mais mais "grosso" que lubrifica mais.

Também não é recomendado anular. Tem um enorme impacto na redução das emissões. Para evitar problemas, bastante realizar manutenção a sua preventiva e não andar com o carro constantemente a baixas rotações (Se faz bastante AE esqueça problemas ao nível do FAP e da EGR. Se avariarem será devido à alta quilometragem e a sua substituição/reparação é sempre o recomendado.)
 
Muito obrigado pelos vossos conselhos. Vou ter de ver de um motor, infelizmente este meu já não tem arranjo. O óleo 0w30 não será fino demais para estes motores? Quanto à FAP não tenho problemas, as viagens que costumo fazer são de longa distância e são pela auto estrada. Já agora o que dizem de anulação da EGR?
Anular egr quando fazes estrada?
Já está anulada por natureza em AE.
 
Back
Top