Motor e turbo A4 B6 1.9 tdi avant

Depois de 300.000km na estrada a bicha decidiu que está na hora de descansar :) A questão é saber se vale a pena o esforço de a trazer de volta, ou vender tal como está a alguém que a trate bem... Em vez de a dar à retoma.

Está orçamentado para a reparação cabeça de motor e turbo.

Procuro sugestões sobre o que fazer, e caso haja alguém interessado em ficar com ela para reparar, força...
Nacional, caixa automática, suspensão rebaixada e toda trocada há pouco tempo, pintura algo marcada (mais por negligência no tratamento, porque sempre foi carro de garagem), estofos em pele. Não queria mesmo "abandoná-la", mas o orçamento dado é elevado. Espero que alguém lhe possa dar outro destino!!

Obrigado
 
Depois de 300.000km na estrada a bicha decidiu que está na hora de descansar :) A questão é saber se vale a pena o esforço de a trazer de volta, ou vender tal como está a alguém que a trate bem... Em vez de a dar à retoma.

Está orçamentado para a reparação cabeça de motor e turbo.

Procuro sugestões sobre o que fazer, e caso haja alguém interessado em ficar com ela para reparar, força...
Nacional, caixa automática, suspensão rebaixada e toda trocada há pouco tempo, pintura algo marcada (mais por negligência no tratamento, porque sempre foi carro de garagem), estofos em pele. Não queria mesmo "abandoná-la", mas o orçamento dado é elevado. Espero que alguém lhe possa dar outro destino!!

Obrigado
O valor de reparar é contigo.
Tu é que sabes o que ganhas, tu é que sabes o que vais gastar. Tu que sabes o estado do carro e tu é que sabes se no mudar ou não está o ganho para o uso que lhe dás, vs despesas associadas na reparação ou troca por outro.
Uma b6 vale X, é gastas Y em reparar e fica por H. Se se H custa quase o mesmo de outra que não sabes o estado, não vale. Se for para comprar por outro novo ou semi novo, pelo menos sabes que com sorte, não te vais chatear com avarias a curto prazo ou manutenção extra (fora a despesa da compra).

Não quero ser duro ou aquele que tem a mania, mas repara:
Como perguntas as coisas a explicar os detalhes com ar e vento? Que tem ao certo o carro? Que valor de reparação deram? Quanto vale o carro? Perguntas pertinentes e mesmo assim so tu podes decidir.
 
Last edited:
Depois de 300.000km na estrada a bicha decidiu que está na hora de descansar :) A questão é saber se vale a pena o esforço de a trazer de volta, ou vender tal como está a alguém que a trate bem... Em vez de a dar à retoma.

Está orçamentado para a reparação cabeça de motor e turbo.

Procuro sugestões sobre o que fazer, e caso haja alguém interessado em ficar com ela para reparar, força...
Nacional, caixa automática, suspensão rebaixada e toda trocada há pouco tempo, pintura algo marcada (mais por negligência no tratamento, porque sempre foi carro de garagem), estofos em pele. Não queria mesmo "abandoná-la", mas o orçamento dado é elevado. Espero que alguém lhe possa dar outro destino!!

Obrigado

Não te aceitam isso como retoma.
 
O valor de reparar é contigo.
Tu é que sabes o que ganhas, tu é que sabes o que vais gastar. Tu que sabes o estado do carro e tu é que sabes se no mudar ou não está o ganho para o uso que lhe dás, vs despesas associadas na reparação ou troca por outro.
Uma b6 vale X, é gastas Y em reparar e fica por H. Se se H custa quase o mesmo de outra que não sabes o estado, não vale. Se for para comprar por outro novo ou semi novo, pelo menos sabes que com sorte, não te vais chatear com avarias a curto prazo ou manutenção extra (fora a despesa da compra).

Não quero ser duro ou aquele que tem a mania, mas repara:
Como perguntas as coisas a explicar os detalhes com ar e vento? Que tem ao certo o carro? Que valor de reparação deram? Quanto vale o carro? Perguntas pertinentes e mesmo assim so tu podes decidir.
Às vezes há que ter a mania a diferença depois está entre saber ou não saber! Tranquilo, percebo o que dizes.
O carro não está comigo de momento. Ainda não fui à oficina, do que me disseram por telefone está orçamentado cabeça de motor e turbo. Reparação na casa dos €7.000. Em concessionário Audi, vale o que vale. Na próxima semana saberei detalhes.
Tenho uma A4 8w5 e um A3 8P disponíveis, e o condutor habitual da A4 B6 muito provavelmente em breve deixará de conduzir.
Conclusão, não tem lógica alguma investir na reparação; cá por casa.
Para alguém que esteja no meio (mecânica) poderá ser um bom negócio reparar e ou ficar com ela para uso próprio ou revender...
 
7000 sera provavelmente o valor dela ou nem isso. Na audi, vem uma cabeça completa com tudo, preço audi.
Ca fora, 300 a 350 para o turbo, e a cabeça podes reparar ou adquirir um motor usado e trocar a cabeça, por uns 1500€ para baixo. . Portanto aliado a uma boa mão de obra, diria que gastas uns 2500€ máximo. Se 2500 te compensa, so tu podes avaliar. Senão, veículo para abate ou tentar vender como um salvado.
 
7000 sera provavelmente o valor dela ou nem isso. Na audi, vem uma cabeça completa com tudo, preço audi.
Ca fora, 300 a 350 para o turbo, e a cabeça podes reparar ou adquirir um motor usado e trocar a cabeça, por uns 1500€ para baixo. . Portanto aliado a uma boa mão de obra, diria que gastas uns 2500€ máximo. Se 2500 te compensa, so tu podes avaliar. Senão, veículo para abate ou tentar vender como um salvado.
Ok .. cá está, quem sabe, sabe "com tudo" é por exemplo turbo, certo?
Ontem contactei a MotorPortugal para orçamento de motor recondicionado, estou a aguardar. Também tentei um orçamento numa oficina fora, baseado no da Audi (Auto Maran, Coimbra), no sentido de ver o diferencial de preço tendo em conta esses pormenores que referes (cabeça completa VS comprar turbo e reparar cabeça), mas vieram logo com orçamentos a pagar... Passei à frente.

Ou seja, pelo que dizes, alguém que não necessite pagar mão de obra poderá reparar o carro com aproximadamente €2000? (Valores ainda um pouco às cegas, dependendo do que estará efetivamente no orçamento, e considerando que foi bem analisado o problema).
 
O turbo repara se é fica novo.
A comprar um motor usado sai mais em conta e ou se muda o motor, ou troca as cabeças
 
7000€ não é decididamente o valor dela, e por esse valor eu não reparava.
Comprava um usado e fazia troca de peças, e aproveita o resto para vender em segunda mao e o xassi a peso para a sucata.


Era o que eu fazia.
Vendi a minha B6 por esse valor e tinha imensos extras. Pensar que em cima disso ainda se poderia acrescentar extras.
Mas lá está, depende do que se compra em segunda mao, é sempre um risco.
 
Passei mais ou menos pela mesma situação em 2010 com o mesmo modelo (B6 1.9TDI)
No meu caso foi um pistão que derreteu, e havia também camisas riscadas.
O orçamento na Audi rondava os 5k na altura, o qual se optou por colocar um motor usado e despachar o carro.
Em 2023 pedirem 7k para uma viatura com 20 anos, quando o valor de mercado, creio eu, não difira muito desse valor, só mesmo por amor ao carro. A compra de motores usados é sempre um pau de 2 bicos.
Boa sorte na resolução.
 
Os B6 são muito bons quando estão impecáveis. Quando não estão valem pouco, o problema é haver B6 impecáveis a preço razoável, não há.
Sei de um sedan, motor awx, com 200 e poucos mil reais, muito porreiro.. mas o homem nao se quer desfazer dele, e a seguradora "avalia" o carro dele em 12000, não me perguntem como.. e ele acha mesmo que é que ela vale, ainda tentei convence-lo a vender-me o carro a um preço razoavel, mas ele quer o dobro, nem pensar. O meu tá em melhor estado apesar de ser a gasolina, e ver malta a pedir balurdios, só me resta pensar que na realidade nao querem mesmo vender.
Quanto a questao do user, nao sei que danos tem o motor, se gosta do carro mesmo optaria por um motor usado sem duvida.
Se for bem inspecionado e revisionado antes de instalar, nao havera problemas.
 
Passei mais ou menos pela mesma situação em 2010 com o mesmo modelo (B6 1.9TDI)
No meu caso foi um pistão que derreteu, e havia também camisas riscadas.
O orçamento na Audi rondava os 5k na altura, o qual se optou por colocar um motor usado e despachar o carro.
Em 2023 pedirem 7k para uma viatura com 20 anos, quando o valor de mercado, creio eu, não difira muito desse valor, só mesmo por amor ao carro. A compra de motores usados é sempre um pau de 2 bicos.
Boa sorte na resolução.
Já o fiz num BMW E46 316 ti, e correu bem. Acabei por dar à retoma pelo atual. Já me arrependi, podia ter feito de outra forma, mas enfim...
 
Quanto a questao do user, nao sei que danos tem o motor, se gosta do carro mesmo optaria por um motor usado sem duvida.
Se for bem inspecionado e revisionado antes de instalar, nao havera problemas.
Sim, vou tirá-lo do concessionário Audi onde está e vou pedir orçamento fora, seja para troca de motor ou reparação turbo e troca de cabeças, como sugeriu o @madlima29
 
Back
Top