Motor b7 1.9tdi brb

Pois a minha tem o tubo de escape igual aos BMW ou seja completamente limpo e já lá meti o dedo e sai limpinho
Se olhar para dentro do tubo de escape apenas se vê as paredes de metal completamente limpas.
 
desculpa carlos, não percebi se estavas a tentar dizer que o oleo que uso não era para motores com fap, ou se estavas apenas a gozar lolol
é que se o oleo nao for para motores com fap é certo que vais ouvir um grande pafff

Ola Filipe, nao nao estava a dizer que tu nao metes oleo adequado nem muito menos a gozar


eu apenas perguntei o que podera a contecer que na vez de meter-mos esse oleo para motores com FAP, meter-mos um oleo TDI dito normal
 
Ola Filipe, nao nao estava a dizer que tu nao metes oleo adequado nem muito menos a gozar


eu apenas perguntei o que podera a contecer que na vez de meter-mos esse oleo para motores com FAP, meter-mos um oleo TDI dito normal

se se meter um oleo dito normal penso que um dos efeitos é estragar o filtro de particulas. Os oleos para fap penso que diferem dos "normais" pela quantidade de particulas que produzem, ou seja, a quantidade de particulas produzidas por oleo para fap é muito inferior á produzida pelos oleos convencionais. Corrijam-me se estiver a dizer alguma asneira:D
Estive a ver relativamente ao filtro de particulas e realmente uns 40cm depois do turbo está uma especie de uma panela de escape mas muito mais pequena de onde saí um tubo que tem uma emenda que parece feita numa especie de malha metalica(muito parecido com a foto). Agora se realmente tem fap não seria suposto o escape estar completamente limpo??
filtert.jpg
 
Last edited:
Boas,
Se o teu motor é um 1.9 Tdi instalado num/a B7, penso que tenha FAP....Quanto as funções do filtro: "Quando se atinge um nível pré-determinado de carga de fuligem, o filtro tem de ser regenerado por um aumento da temperatura do gás de escape. Isto é habitualmente realizado através de uma combinação do aumento da temperatura do gás de escape e da pós-injecção de combustível diesel.

A regeneração pode ocorrer a qualquer momento e sob quaisquer condições de funcionamento, mas passa despercebida pelo condutor.

Os aditivos combustíveis e os revestimentos catalíticos no filtro também são utilizados para incentivar e apoiar o processo de regeneração. O sistema aditivo utiliza um sistema de doseamento que introduz um fluído catalítico no combustível, reduzindo a temperatura de ignição da fuligem em 150ºC e, por conseguinte, promovendo uma rápida combustão.

São recolhidos no filtro as partículas de fuligem e cinza do combustível, um produto de óleo lubrificante e os aditivos combustíveis. Apesar dos significativos avanços no desenvolvimento das fórmulas, a cinza pode lentamente reduzir a capacidade do filtro à medida que a quilometragem do veículo aumenta. Os condutores deverão então substituir o Filtro de Partículas Diesel original por um novo." by www.autoaftermarketnews.com
A minha "maria" tem um Focus 1.6 Tdci com FAP e no escape nota-se uma fuligemzita, para mim a grande diferença é na aceleração, quando se carrega ele não "botar" fumo.
 
quando carrego não há fumo praticamente, mas se estiver parada e lhe mandar uma boa aceleradela ela deita um fuminho, mas só na primeira e segunda depois já não faz.. ela supostamente está com 122000km.. é importada e ainda não verifiquei com o vag se a centralina diz o mesmo que o quadrante.. isso de substituir o filtro de particulas há-de ser baratinho pa' carai não??
 
quando carrego não há fumo praticamente, mas se estiver parada e lhe mandar uma boa aceleradela ela deita um fuminho, mas só na primeira e segunda depois já não faz.. ela supostamente está com 122000km.. é importada e ainda não verifiquei com o vag se a centralina diz o mesmo que o quadrante.. isso de substituir o filtro de particulas há-de ser baratinho pa' carai não??

Mil e tal euros +-

Estranho é o meu escape estar limpo tipo BMW e os vossos com Fap estarem pretos.
 
Mil e tal euros +-

Estranho é o meu escape estar limpo tipo BMW e os vossos com Fap estarem pretos.

DASS... parece-me que quando avariar vai andar sem ele...embora não goste nada de poluir... na audi fazem diagnostico a isso? para ver se esta tudo bem ou não? é que se não estiver tenho de ver enquanto está na garantia..
 
DASS... parece-me que quando avariar vai andar sem ele...embora não goste nada de poluir... na audi fazem diagnostico a isso? para ver se esta tudo bem ou não? é que se não estiver tenho de ver enquanto está na garantia..

Andar sem ele podes mas o problema é contornar os sensores que o Fap tem pois sem a inf. deles o motor baralha-se mas penso que já há que consiga anular os ditos mas depois põe-se o problema da IPO, será que passa? Talvez.
 
bem hoje fui ao mecanico e ele confirmou que não tenho filtro de particulas..a tal "panela de escape" é um catalizador á saida do turbo, segundo o mesmo..
por um lado ainda bem, é sinal que não vou ter problema com fap, por outro ainda mal pois sou mais um poluidor...
no fim de semana passado fiz uma viagem grande e após ter lavado o carro, tenho notado uma pequenas pintas pretas na traseira. essas pintas assim que passo o dedo desaparecem e não fico com o dedo sujo, isto é normal ou pode significar alguma coisa?
 
bem hoje fui ao mecanico e ele confirmou que não tenho filtro de particulas..a tal "panela de escape" é um catalizador á saida do turbo, segundo o mesmo..
por um lado ainda bem, é sinal que não vou ter problema com fap, por outro ainda mal pois sou mais um poluidor...
no fim de semana passado fiz uma viagem grande e após ter lavado o carro, tenho notado uma pequenas pintas pretas na traseira. essas pintas assim que passo o dedo desaparecem e não fico com o dedo sujo, isto é normal ou pode significar alguma coisa?
Que eu saiba, o filtro de particulas nestes carros anda incorporado no catalizador, por tanto a peça que o teu mecanico batisou como sendo catalizador, tambem pode albergar o tais filtro.
 
Bom dia,
A minha B7 também é uma BRB de 115 CV. Quanto ao FAP, tbém me disseram que tinha, mas metendo o dedo no escape, sai negro.
Quanto a certezas, não há nenhumas. O tipo que mo vendeu mudou o óleo e disse que era o adequado...

Cumprimentos,
Rogério
 
Boas...
A minha B7 de 2007 tem também motor BRB 115Cv... fui eu que importei e na documentação (COC) consta de facto que tem FAP, inclusive na altura que fiz importação ( 2008 ) os veículos com FAP tinham redução de 500 euros no IA a pagar, situação da qual usufrui!
Cumprimentos
Emanuel
 
Back
Top