Media Consumo

paulo oliveira disse:
Hoje a trabalhar para os consumos com BP ultimate:
A4 avant 1.9 130cv cx6

Trajectos:
7:45 Aerosa-> Circunvalação->HSJ (para-arranca)
8:10 HSJ->Gaia (arrábida)
8:20 Gaia-> AIP (arrábida e fiquei na fila desde a boavista para sair para a AIP :'(
8:30 AIP->Matosinhos

Média no CB: 5.3L :D :D :D :D

Hoje saí de casa mais cedo 30 minutos... apanhei muito menos trânsito
Média no CB: 4.9L


Sobre a discussão que ouve mais atrás sobre o ponto morto e os consumos:
Basicamente é isto: Numa descida com o carro engatado sem mexer no aceleradoro consumo é 0.0
A energia para o motor rodar é retirada do movimento das rodas e não é usado combustivel.

Isto é um facto, mas nem sempre será eficiente do ponto de vista energético.
Assumindo uma AE com uma descida grande, do ponto de vista energetico é mais rentável aproveitar a energia da descida (ponto morto) para percorrer maior distância.
Por exemplo em cidade, numa proximação a um semaforo, deve-se manter o carro engatado até quase parar, desta forma poupamos combústivel (consumo 0.0) e travões, pois é o motor que vai abrandando o carro nessa aproximação.

Sempre fiz este tipo de condução, quer no A4 1.6 quer agora no A4 1.9, e consigo médias sempre muito boas.
 
Imaginando uma situação numa AE (exemplo):
Se fores em sexta no inicio da descida e retirares o pé do acelerador, o consumo durante a descida será 0.0
(vais a "travar" com o motor durante toda a descida)

Mas se colocares em ponto morto, compensa do ponto de vista energetico porque vais aproveitar a descida para ganhar velocidade e percorrer mais distância até que necessites de carregar no acelerador novamente.
O motor fica em relanti, gasta combustivel, mas compensa de outra forma porque ganhas energia no movimento de descida.

Compensa do ponto de vista energetico, mas é perigoso e não é uma boa prática de condução.
 
Já percebi o teu ponto de vista mas não creio que compense. Ainda ontem por exemplo desci o IC22 em 6ª a uns 120km/h tirando o pé do acelerador. São ainda alguns kms e o carro manteve a velocidade. Consumo instantâneo = 0. Se durante o mesmo percurso tivesse o carro em ponto morto provavelmente teria chegado aos 130km/h ou talvez mais até, mas teria gasto combustível. Não creio que estes 10 ou vá lá 20km/h a mais servissem para poupar daí para a frente o combustível que já tinha gasto a mais até porque começando a Calçada do Carriche tive que travar.
 
Digam-me uma coisa que eu não estou a perceber.............


Dizem voçês que quando vamos com o carro engatado numa descida, e sem tocar no acelerador, ele não vai a consumir combustivel :?: :?: :?: :?: :?: :?: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
 
Consumo == 0.0L

A admissão é cortada, e a energia que faz rodar o motor é retirada do movimento das rodas.
Daí a sensação de o carro "ir a travar" com o motor.

Todos as carros são assim desde ~1990.
 
vai a trabalhar mas n por energia do gasoil. a própria energia cinética do carro faz o carro funcionar.
Desculpem lá a minha ignorância .... mas parece-me que a energia cinética não é capaz de emitir ou imitar o barulho da combustão. Quero eu dizer, quando se tira o pé do acelerador continuamos a ouvir o barulho do motor, ou seja combustão ou explosão nos cilindros (gasolina). Pensem desta forma: - se engatarmos o carro numa descida e não tivermos ignição o motor não roda, logo não funciona. Sempre que há ignição o motor consome combustível, o que pode acontecer é, haver consumos muito reduzidos. Há inclusive marcas que em motores "grandes" V8 e v12, desligam alguns cilindros, mas não todos obviamente. Aliás... o ponteiro das RPMS mantem-se acima das 800-900 dependendo dos modelos, logo o motor está a funcionar e a consumir. Assim sendo não podemos confundir consumos instantâneos com consumos reais.
just my 2 cents ;)
 
Tu não ouves a combustão ou explosão num motor...

Ouves os cilindros, pistões, ...O motor trabalha na mesma, roda na mesma, mas não por energia produzida na combustão, mas sim por energia transmitida da roda.

Numa descida, com motor engatado, sem carregar no acelerador o consumo real é de facto 0.0L (A admissão é cortada).

Isto não é nenhuma novidade... é assim desde 1990 na maioria (senão todos) os veículos.
 
tenho algumas duvidas se nao consome gazoil a mesma com o carro engatado...e notei na semana que fiz as descidas com o ponto morto um consumo menor que o carro engatado.. :S
 
Cito:

"Queres poupar combustível nas descidas? Deixa de acelerar. Ponto morto/embraiagem no fundo tás sempre a gastar + perigo aumentado. Tás a descer sem acelerar em 5º mas a 50km/h? Provavelmente, e se não tens Computador de Bordo para ver, tás a gastar porque não vais às rpm's suficientes e tás a injectar combustível para o fazer rodar em 5º. Mudaste para 3º mas estás nas 5000 rpm e faz um barulho brutal? Não te preocupes, se o problema é o consumo, tás a gastar 0 ;)
...
O que eu disse à bocado foi em relação às descidas. Não gastas se fores a umas rpm suficiente para a mudança. Assim em geral se fores acima das 2.000rpm não tás a gastar. Mas se as rpm diminuirem ao ponto de ser obrigado a injectar combustível, sentes um empurrãozinho para a frente no andar no carro. Isso quer dizer que começou a consumir."

"Nos de injecção electrónica é cortado o combustível, apenas entra ar para o cilindro ou uma mistura muitíssimo pobre. Desengatar a descer, além de desperdício de combustível, é querer arranjar problemas... Seja em que veículo for."

"...Carros com injecção electrónica (mais recentes) compensa manter a mudança engrenada, carros mais antigos de carburador compensa colocar em ponto morto."
 
pois bem o meu tem um erro de +- 1 l/100...no CB a media anda sempre nos 6.2 mas feitas as contas ou ver a minha sig a media e de 7.1...mas tenho mta cidade e 4 percurso pequenos por dia (casa/trabalho -> trabalho/casa e hora do almoço) +/- 2/3km para cada lado...ainda no ultimo tanque o max k fiz foi 640km :S
 
eu tenho quase a certeza que esse conselho de aproveitar o movimento do carro numa descida acentuada para poupar combustivel está no manual da audi do meu a4.

também outra questão é que há ppl que cai no erro tipo de andar sempre um mudanças altas em súbidas tipo em 5ª a subir o carro n tá a desenvolver mt bem em vez de reduzir toca a colocar o pedal no fundo. assim o motor parece uma esponja a absorver gasoil
 
Back
Top