Mais um com Safe mode

Boas,

Recentemente comprei a minha menina de 4 argolas, uma Audi A4 B5 Avant 1.9 TDI de 110 CV, Motor AFN, de Janeiro de 98.
Desde o inicio que a achei um bocadinho "pesada", mas como é mesmo pesada, achei que seria normal a falta de genica, quando comparada com o Golf V de 90 CV que conduzo no emprego.
Acontece que em janeiro fui à inspecção, correu tudo 5 estrelas, mas quando saio de lá,já não sentia o empurrão do turbo.
Dias mais tarde, este sintoma alterou-se ligeiramente: arranco em primeira, 2000rpm meto segunda, 2200 rpm meto 3ª, pedal a fundo,1800 rpm sinto o kick e uma fração de segundo depois até parece que anda pra trás. Então a subir... E isto sistematicamente!
Não adiantava desligar e voltar a ligar, o sintoma era sempre o mesmo. Em auto estrada não passava das 3000 rpm em 5ª. Claro que, curioso como sou com estas coisas da mecânica, toca a investigar.
Primeiro passo: trocar todas as tubagens de vácuo. Já agora, a minha centralina já não usa o suspeito tubo.
Saio todo cheio de esperanças e continua tudo na mesma.
Passo seguinte, comprar o cabo e instalar o VAG-COM.
Pimba... 2 erros:
00553: Mass air flow Sensor (G70)
31-10- Open or Short to Ground - Intermitent

00575: Intake Manifold Pressure
17 - 10 - Control Diference - Intermitent

A partir daqui o próximo passo era obvio:
Troca da MAF e o respetivo erro nunca mais apareceu.
Aproveitei e desmontei a admissão e lavei a EGR, Coletor e tubagens.
O sintoma tipo poço deixou de se sentir e eu já todo contente...
Prego a fundo em 3ª para testar numa subida e do turbo, nem a alma.
Raios!
Mais pesquisa e testes e limpezas de erros, começo a virar-me para a N75 e geometria.
Agora preciso da vossa preciosa ajuda e conhecimentos:

Quando desligo o tubo de vácuo do atuador da geometria, ela desce e sobe quando ligo, mas não mais de meio centímetro, alem de que aquilo é difícil de ver, dado o sitio onde está. Mas se tentar move-la com a mão, não se mexe.

Quando bufo no tubo que vem da N75 para o atuador, o ar passa e quando puxo ar, ele também passa, embora com alguma resistência. Ao testar com o Vag-com, oiço o tic da N75.

Entretanto fiz um log com o vag-com. Foi feito em 3ª mas tive de cortar gás a meio.
De qualquer forma acho que dá para alguém que perceba, tirar algumas conclusões.
Mais uma vez, preciso da vossa ajuda.

Sem%20Tiacutetulo_zpsc7vlgywj.png

A todos os que fizeram o enorme favor de ler isto até ao fim, o meu muito obrigado.
Sei que ficou bastante extenso, mas tentei explicar tudo o que testei e fiz da melhor forma possível. Acho que não me esqueci de nada que tentei.

Um abraço
 
Boas. Eu já vida esse fantástico diy,mas ainda não ganhei coragem para fazer. Se aquilo desprendesse com umas gazadas é que era! Esqueci-me de dizer que agora, se for acelerando progressivamente, consigo não entrar em safe...
 
Imagino que não. Tentei fazer aquela pseudo limpeza com o vaga com e a curva de pressão do turbo mal mexe com a n75 ligada ou desligada...
 
Boas naifas, o meu parece estar igual. Tem dificuldade em chegar aos 180km parece-me geometria ou miolo catalizador solto.:S
 
Segundo o que me parece, e corrijam se eu estou enganado,o turbo está a debitar mais pressão do que deveria??
Será que o catalizador origina estes sintomas?
 
Há outra coisa que me esqueci de dizer...
O tubo que sai da parte fria do turbo,penso que se chama assim,e deriva para cima do motor está bastante babado na derivação,apesar de me parecer só vapores de óleo. Será que a pressão está a fugir toda por aí?
 
Depois de pesquisar um bocadinho,já percebi que não é por esse tubo que poderia estar a perder pressão, o turbo.
Tenho aquela zona do turbo toda babada de óleo. Já nem consigo entender de onde aparece...
De qualquer forma, vou tirar a turbina e limpar.
Alguem me sabe dizer o que vou precisar de mudar,coisas tipo a anilha da linha de óleo e assim. Quando desmontar isto,não quero andar atrás de peças.
 
Apesar disto ser quase um monólogo, vou relatando os acontecimentos,quanto mais não seja,fica pra referência futura.
Este fim de semana vai ser dedicado à minha menina. Mudança de óleo e filtros e limpeza do turbo. Se tudo correr bem,ainda leva um banho e limpeza por dentro. Aqueles líquidos para lavagem do circuito da lubrificação, qual a vossa opinião? Já li que as incrustações ajudam a vedar as fugas,e já li que há quem use em todas as mudas de óleo. Supostamente a argolas ta com 230000 kms e um consumo de 0,7lt de óleo em 10k kms.
Opiniões são sempre bem vindas!
 
Obrigado, Miguel. Sou eu que faço as coisas,pelo menos as básicas. Gosto de me aventurar na mecânica, na empresa onde trabalho faço as manutenções das carrinhas. Claro que são coisas básicas, mas vai servindo pra ganhar experiência.
 
Obrigado, Miguel. Sou eu que faço as coisas,pelo menos as básicas. Gosto de me aventurar na mecânica, na empresa onde trabalho faço as manutenções das carrinhas. Claro que são coisas básicas, mas vai servindo pra ganhar experiência.

Ainda bem q te ajeitas !
Mas atenção há coisas q mais vale estar quieto :D
 
Pois,eu sei. Se reparares,tentei e testei tudo o que podia antes de mexer no turbo. Foi uma intervenção muito pensada e ponderados os prós e contras se algo correr mal. Estou a reunir o máximo de informação sobre abertura de turbos. Por isso é que chateio aqui a malta,pra ver se a coisa fica bem feita;)
 
Aqueles líquidos para lavagem do circuito da lubrificação,

Isso é mesmo muito perigoso, pode soltar sujidade que entope canais de lubrificação e depois grandes problemas (e como o colesterol no sangue que se se liberta uma acumulação de uma veia vai entupir mais a frente -trombose algures) O que eu faço é mudar o óleo mais cedo nunca mais de 7500 Kms.

0,7lt de óleo em 10k kms

Julgo que esse consumo de óleo esta dentro do especificado até para um motor novo.
 
Back
Top