LINUX - O que temos de novo

Viva!

Pelo que li aqui este já não é o primeiro tópico sobre Linux, mas queria seguir aqui uma vertente diferente para desmistificar algumas coisas em relação ao Linux no seu estado actual.

Nos dias de hoje é LINUX:
  • Fácil de utilizar
  • Compatível com grande parte do hardware
  • Tem ferramentas de escritório bastante boas
  • Mais Fácil de instalar(requer conhecimento de particionamento)
  • Sim, também tem uns jogos interessante :)


Aproveito para deixar em baixo o estado actual da coisa, com duas ou três distribuições das mais conhecidas e explicar um pouco como poderão experimentar este fabuloso sistema.

Para os que já tentaram instalar um sistema Linux há uns anos, tenham atenção que muita coisa mudou. Isto agora é bastante simples de se instalar e tem uma compatibilidade muito maior com hardware.

Aconselho:
Fedora: http://fedoraproject.org/get-fedora
Ubuntu: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download
LinuxMinut(baseado em Ubuntu): www.linuxmint.com

Embora a instalação seja fácil, acredito que a maior parte do pessoal não tem motivação para o fazer até porque estão bem servidos com o Windows.

Se não querem instalar o Linux, podem no mínimo ver como funciona ;)

Para tal, basta colocar um LiveCD no drive e deixar arrancar o sistema operativo. Sei que a maior parte dos CDs Ubuntu fazem isso.(O link para download do CD está em cima). Este LiveCD é perfeito para testar compatibilidade e para ficaram a conhecer o Linux!

Para quem tem um Netbook aka mini-portátil
Para quem tem um Netbook (asus eeepc,compaq,hp,dell,etc) pode instalar uma distribuição própria, que faz um melhor aproveitamento do espaço disponível no ecrã. Aqui ficam os links:
- http://www.geteasypeasy.com/
- http://www.ubuntu.com/getubuntu/download-netbook

Neste caso, estes links explicam como podem gravar o sistema para uma PEN USB, para depois ser instalado no vosso sistema. O Ubuntu aqui também permite correr o sistema através da PEN USB, apenas para o ficar a conhecer e ver se nos agrada!

Experimentem à vontade, mas tenham sempre cuidado para não formatarem ou eliminarem as vossas partições do Windows, porque senão perderão TODOS os dados que têm.

Qualquer dúvida, fiquem à vontade para perguntar directamente aqui.. Porque as vossas dúvidas podem ajudar outros utilizadores!
 
Ó que carago...

Parabéns pela iniciativa...mas permite-me deixar a minha "posta".
A meu ver, o LINUX, até sair o Windons Seven, era rei e senhor em vários patamares....rapidez, facilidade de utilização, grafismo muito virado para a óptica da utilização, etc, etc...
Neste momento, depois de estar a testar o Win 7 durante mais ou menos uns 8 meses...digo que ganhou muito terreno a todas as distribuições LINUX, ou quase todas...está rápido, está fácil de utilizador, está bom graficamente, com requesitos mininos de hardware, fantásticos...e em comparação com o Vista, então nem se fala...
Agora, o LINUX, tem um ponto...que é o seu grande trunfo...e até ver...o WINDOWS, ainda não consegue, se é que algum dia vai conseguir, chegar ao nível de segurança que temos nas distribuições LINUX.
Na segurança, sim...o LINUX, é o maior e melhor.

abraço
 
fAITH_nOmOre disse:
Ó que carago...

Parabéns pela iniciativa...mas permite-me deixar a minha "posta".
A meu ver, o LINUX, até sair o Windons Seven, era rei e senhor em vários patamares....rapidez, facilidade de utilização, grafismo muito virado para a óptica da utilização, etc, etc...
Neste momento, depois de estar a testar o Win 7 durante mais ou menos uns 8 meses...digo que ganhou muito terreno a todas as distribuições LINUX, ou quase todas...está rápido, está fácil de utilizador, está bom graficamente, com requesitos mininos de hardware, fantásticos...e em comparação com o Vista, então nem se fala...
Agora, o LINUX, tem um ponto...que é o seu grande trunfo...e até ver...o WINDOWS, ainda não consegue, se é que algum dia vai conseguir, chegar ao nível de segurança que temos nas distribuições LINUX.
Na segurança, sim...o LINUX, é o maior e melhor.

abraço



ó que carago...

concordo plenamente !! :p :p :p
 
Por exemplo o Ubuntu é tal fácil de usar como o windows 7, com muito menos erros e sem o "blue screen".
É muito mais seguro e consegue lidar melhor com os recursos quando corre aplicações intensivamente.
E é de borla...

O Linux vai continuar a ser o linux, não importa quanto a microsoft gasta em marketing, nem o que o windows 7 consegue fazer.
O Linux não vai morrer, a não ser que toda a comunidade linux decida dispersar e parar o seu desenvolvimento.
O Linux não depende de margens nem de marketing.

Mas uma coisa podem ter a certeza... é o linux que obriga o windows a melhorar e não o contrário.
 
paulo oliveira disse:
Por exemplo o Ubuntu é tal fácil de usar como o windows 7, com muito menos erros e sem o "blue screen".
É muito mais seguro e consegue lidar melhor com os recursos quando corre aplicações intensivamente.
E é de borla...

O Linux vai continuar a ser o linux, não importa quanto a microsoft gasta em marketing, nem o que o windows 7 consegue fazer.
O Linux não vai morrer, a não ser que toda a comunidade linux decida dispersar e parar o seu desenvolvimento.
O Linux não depende de margens nem de marketing.

Mas uma coisa podem ter a certeza... é o linux que obriga o windows a melhorar e não o contrário.



a meu ver, o que mais falha é apenas a falta de interesse das marcas em produzir suftwares compatíveis também com linux..

embora isso já tenha melhorado bastante continua a ser o maior "senão" no linux..
claro que este comportamento se "entende" porque o linux nao envolve €€€ directamente como o windows, e querendo ou nao, é isso que move o mundo.... :S

 
Ó que grande carago....dos grandes...

paulo oliveira disse:
Por exemplo o Ubuntu é tal fácil de usar como o windows 7, com muito menos erros e sem o "blue screen".
....

Amigo, em mais ou menos 8 meses de uso (intensivo em notebook....+-8horas/dia) de Windows 7, com a versão RC, ou seja, não a 100% que saiu...tive 0 (zero) blue screens...e 0(zero) erros...posso-te demonstrar isso facilmente...o Everest, analisa bem isto, com report...
Portanto...esse mito (que não era propriamente um mito...hehehe), está a cair por terra.

Não sou defensor do Bill Gaitas...mas que me surpreenderam com o 7, isso é muito verdade....e pela positiva.
Tanto que no portátil, tenho instalado o Linx e o 7, e agora....já não consigo, dar enter no LINUX...hehehe...foge sempre pó Seven...
Com isto, só quero dizer...que, os aficionados das distribuições Linux, já não podem continuar muito agarrados ao passado, com essas histórias de Blue Screens e afins....
Por alguma razão, existem N de empresas, neste momento, a migrar de versões LINUX, para o Seven...

Abraço
 
fAITH_nOmOre disse:
Amigo, em mais ou menos 8 meses de uso (intensivo em notebook....+-8horas/dia) de Windows 7, com a versão RC, ou seja, não a 100% que saiu...tive 0 (zero) blue screens...e 0(zero) erros...

Por tu na tua utilização não o teres visto, não quer dizer que ele não existe...
news1_1.jpg
 
Eu não troco RedHat por nada, a nivel profissional para servidores.
Para uso pessoal não prescindo do CentOS ... e sim, uso Windows, virtualizado dentro do linux, e raramente e cada vez menos o uso!

Não ha nada hoje em dia que não se consiga fazer com um Linux, que tenhamos de depender da Microsoft para o fazer - Ou pelo menos não me ocorre!

No meu trabalho usamos bastante, aliás qualquer empresa IT, está a virar e a aumentar a sua "filosofia" de virtualização para niveis bastante exigentes a nivel de performance.
Posso dizer-vos que hoje não temos nenhum host Windows Server. Usamos RedHat como host de todos os nossos servidores de virtualização. Aliás, o contrário seria bem mais insustentável.

Para quem acha que todas as distros de Linux são de borla, desengane-se! A Enterprise da Red Hat por exemplo são bem caras, posso-vos garantir!

Não sou contra a Microsoft atenção.
Concordo que o 7 foi o melhor sistema operativo que já saiu. Julgo-o melhor que o XP inclusivé!
E não "consome" tanto como o XP! Achei-o promissor, com bastante potêncial.

Para concluir. Acho que Linux ainda está a alguns anos da Microsoft, ou melhor, do que o mercado oferece.
Não temos suporte de várias aplicações, jogos, etc, para linux.
Logo aí é uma enorme desvantagem que o Linux tem perante o utilizador final.
Não é tão user-friendly - digo isto porque eu vejo o linux mais em terminal e nao tanto em X :p

Enfim, uns contra, outros a favor ... todos usamos um bocadinho do que não gostamos tanto.
 
fAITH_nOmOre disse:
Neste momento, depois de estar a testar o Win 7 durante mais ou menos uns 8 meses...digo que ganhou muito terreno a todas as distribuições LINUX, ou quase todas...está rápido, está fácil de utilizador, está bom graficamente, com requesitos mininos de hardware, fantásticos...e em comparação com o Vista, então nem se fala...

Concordo! E sendo assim também são boas noticias! Para te ser sincero, acompanho muito de longe a evolução do Windows, porque não o tenho instalado no meu computador de dia-a-dia. Mas tenho uma versão do XP de reserva para o caso de ser necessário! De facto o Windows Vista foi um fiasco, mas também já ouvi falar muito bem deste Windows7. Não só na sua versão normal, como na versão para netbooks.

Portanto não quero tirar o mérito ao novo Windows7, mas.....

O objectivo de quem faz o Linux é que seja cada dia mais funcional, tal como os sistemas Windows são. Conseguindo isso, aliado ao facto de ser um sistema extremamente seguro, rápido e estável.

E a rapidez é muito importante tendo em conta que podemos ter as distribuições mais recentes instaladas em máquinas com apenas 256MB de memória RAM.

Mas acima de tudo é uma filosofia.. Porque é software completamente gratuito, que podemos fazer download, alterar, distribuir... Podemos fazer upgrades de novas versões, mudar de distribuição e tudo sem sentir que nos estão a roubar a nossa carteira. E não temos que nos preocupar que alguém nos possa estar a espiar e/ou a enviar informação automaticamente para qualquer sistema XPTO.

E depois é tudo o que vem associado a esta política.. Todos os programas a que temos acesso sem desembolsar mais um euro, ou piratear o que quer que seja. :roll:
OpenOffice -> Similar ao Office do windows
Gimp -> Alternativa ao Photoshop (no que toca a desenvolvimentos mais simples)
Firefox -> Alternativa ao IE ( provavelmente conhecido e utilizada pela maioria)
Thunderbird -> Alternativa ao Outlook

Se quiserem experimentar, todos as aplicações que mencionei agora correm em Windows!
Pelo menos já seria um passo para se livrarem de muitas licenças e chatices que daí advêm.

Porque notem que há casos onde não nos conseguimos livrar de comprar as licenças. Como por exemplo trabalhadores por conta própria que utilizem os computadores no trabalho ou quando estamos a abrir a nossa própria empresa. Acreditem que pessoas nestas situações dão MUITO valor ao facto de não se verem forçadas a investir perto de mil euros por computador em software.

Mil euros é um valor por alto, mas não devo estar muito longe, se considerar-mos a versão profissional do Windows e a versão completa do office.
 
paulo oliveira disse:
Por tu na tua utilização não o teres visto, não quer dizer que ele não existe...


ó que carago.....
olhameste.....lol... :D :D :D :D :D

Amigo, sou informático... o que mais faço e trabalhar em UNIX....portanto....a base do LINUX... portanto...o que disse atrás, não é à toa...é fundamentado...8 meses sem 1 erro e sem 1 bluescreen...no Windows 7...o que muito me anda a espantar...
A era do XP Bugalhento e do Vista RapidoLento...já faz parte do passado...

abraço
 
fAITH_nOmOre disse:
ó que carago.....
olhameste.....lol... :D :D :D :D :D

Amigo, sou informático... o que mais faço e trabalhar em UNIX....portanto....a base do LINUX... portanto...o que disse atrás, não é à toa...é fundamentado...8 meses sem 1 erro e sem 1 bluescreen...no Windows 7...o que muito me anda a espantar...
A era do XP Bugalhento e do Vista RapidoLento...já faz parte do passado...

abraço

mais 1 triste como eu :p

Eu nem me vou pronunciar muito sobre isto...

Linux - Servidores
Windows - para tudo o resto!

:D :D :D :D
 
KikO disse:
Para quem acha que todas as distros de Linux são de borla, desengane-se! A Enterprise da Red Hat por exemplo são bem caras, posso-vos garantir!

Identifico-me com quase tudo que disseste!

Em relação à RHEL, o que se paga bem caro acaba por ser o suporte e si. As licenças não são exageradas tendo em conta que se tratam de servidores. Mas.. e aqui está a parte boa do Software Livre:
Quem não concorda com esta política, pode fazer o seu próprio software. E é daí que surge o CentOS, que não é nada mais nada menos que um RHEL gratuito :)
Utilizo o CentOs em vez do RHEL e nunca tive problemas.


Porém, os grandes fabricantes de hardware só dão suporte a quem tiver mesmo o RHEL instalado. Isso sim é uma chatice! Ainda me recordo do tempo que estas licenças custavam 50 euros.. mas agora como estão mais conhecidos o panorama deve ser diferente.
 
ó que carago...

amigo auddicted, concordo com tudo o que dizes, conheço todas essas ferramentas...
mas existe um senão, que devias de acrescentar :
Ou seja, estar a comparar 2 coisas distintas...um SO freeware, com um SO comercial...
é claro...que suportar custos de licenças e afins em SO pagos...não é fácil, nem é barato...mas as empresas, por exemplo, como a que eu trabalho...que deve ter uns...sei lá...1000 postos de trabalho com suporte informático..não podem arriscar tanto num sistema freeware...e sabes porquê? pagam licen~ças, mas tens direitos...tens suporte, tens garantias...etc...

por isso é que acho, que não podemos comparar as 2 coisas...
apenas digo...que desde o 7....mesmo tendo os 2 SO instalados na máquina....já não resisto, em dar sempre o ENTER no WIN 7...
Quando não tinha o 7....a escolha era óbvia....agora...com o 7, tb anda a ser óbvia, mas mudou a escolha...hehehe
 
CutKiller disse:
Linux - Servidores
Windows - para tudo o resto!

Errado.. É completamente errado pensarem assim.

Como disse antes, não podemos tirar o mérito ao Windows7, que parece que vai ser dos melhores SO's de sempre(depois do fiasco do Vista).

Mas não me digam que o Linux é apenas para servidores, porque isso é um insulto. Isso era assim há 20 anos atrás. Talvez há 5 anos atrás. Mas agora não é NADA disso.

Têm noção que todos os efeitos bonitos de 3d que vêm no Vista já existem em Linux há alguns anos e que recentemente foram bastante melhorados? Já viram as novas ferramentas para auxiliar a nível de Desktop, como applets e afins?


Não vamos generalizar. O Linux nos dias de hoje é uma aposta mais que viável. Tentem o link do LinuxMint que vos deixei. Corram o CD e depois digam-me qualquer coisa ;)


Agora, não se trata de dizer que o Linux é melhor ou pior que o Windows7, porque não vou entrar por esse campo.

Apenas quis mostrar ao pessoal que o Linux está a ganhar terreno e cada vez mais continua a ser uma excelente opção e que nos trás bastante liberdade.

A primeira resposta ao posto do fAITH_nOmOre estava a direccionar isto para o tema certo.. Mas depois descambou quando se começou a falar de erros e qual era o pior e etc..

Aqui não queremos salientar as coisas más do Windows. Apenas serve para mostrar que o Linux está em grande forma, e serve para vos convidar a experimentar!

Sejam informáticos ou não!! :D
 
fAITH_nOmOre disse:
não podem arriscar tanto num sistema freeware...e sabes porquê? pagam licen~ças, mas tens direitos...tens suporte, tens garantias...etc...

Agora sim, acertaste em cheio num dos pontos mais importantes! Não podia concordar mais contigo.

O calcanhar de Aquiles do software livre é o suporte. Porque realmente ninguém confia 1000 postos de trabalho num software do qual não têm suporte, caso algo corra mal. E isso é fundamental. Porque as empresas querem(e bem!) pagar para ter um suporte que lhes garanta a resolução dos problemas.

Mas as coisas estão a caminhar no bom caminho. Já temos suporte do mysql oficial, temos suporte para redhat, ...

Mas acima de tudo deveriam haver mais empresas a dar suporte a software livre. Eu fiz a minha parte :D
No entanto é muito dificil entrar no mercado. Muitas pessoas/empresas querem software livre precisamente para diminuir nos encargos e portanto não gostam/querem pagar suporte.
[/quote]

por isso é que acho, que não podemos comparar as 2 coisas...
apenas digo...que desde o 7....mesmo tendo os 2 SO instalados na máquina....já não resisto, em dar sempre o ENTER no WIN 7...
Quando não tinha o 7....a escolha era óbvia....agora...com o 7, tb anda a ser óbvia, mas mudou a escolha...hehehe

Concordo mais uma vez! Não podemos comparar duas coisas.. são os dois bons em algumas coisas e maus noutras. O que eu queria mostrar ao pessoal é que o Linux está em grande e cada vez mais pode tornar-se um computador pessoal. Sem tirar mérito aos avanços do Windows.

E como conheces bem o sistema, neste ponto certamente que concordas comigo.. O Linux de há dois anos, não é a mesma coisa agora. Tem dado um grande salto.A quem na altura virou as costas, agora pode fazer uma nova tentativa! Pelo menos para ficar a conhecer.

Só para deixar aqui uma curiosidade:
Sabiam por exemplo que os PC's do Leroy Merlin são todos em Linux 8) Reparei há uns tempos quando fiz lá umas compras.. E há muito mais material que corre Linux e a maioria do pessoal desconhece.
 
Back
Top