Linha completa, escape original ou de rendimento? [resolvido]

É o seguinte, já li diversos tópicos por aqui no entanto ainda não consegui entender muito bem, a vêr se alguem me consegue esclarecer, no meu caso estou a falar mais especificamente para um a3 1.8t, o que é mais vantajoso? Ter a linha de escape completamente directa até ao fim sem panela alguma; Ter apenas a panela de origem no final; Ter em vez da panela de origem uma de rendimento? E quais são de facto as vantagens e desvantagens destas 3 situações?

O que me dá a entender pelo que estive a lêr é que a linha completamente directa, ganha-se arranque mas perde-se ponta; Que com a linha e a panela final de origem o arranque não fica tão bom, mas não se perde ponta; Com a panela de rendimento ainda não consegui perceber...!

Está correcto isto que eu disse acima? Alguem me consegue explicar isto melhor?
 
Last edited:
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

O mais vantajoso e ter um sistema de escape de origem...
Poupa-te muito em multas e reboques para o parque da policia... ;)
É só a minha opinião! :)
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Na minha opinião OEM :p:p

Nem pensava 2x, se tens possibilidade de meter OEM entao mete :D
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

O mais vantajoso e ter um sistema de escape de origem...
Poupa-te muito em multas e reboques para o parque da policia... ;)
É só a minha opinião! :)

Pois e tens direito a ela, no entanto nada tem a vêr com o que perguntei, nem nada tem a vêr com a situação em causa, pois eu não perguntei se deveria fazer ou não e se era lagal circular na vía pública assim, perguntei sim vantagens e desvantagens das situações em causa e é só mesmo isso que pretendo saber, no entanto obrigado por partilhares a tua opinião, mas agradecia que quem me responde-se fosse directo ao assunto, para não desviar do objectivo do tópico, como acontece por diversas vezes e fica sempre por se esclarecer!
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Na minha opinião OEM :p:p

Nem pensava 2x, se tens possibilidade de meter OEM entao mete :D

Eu já tenho linha mas com a panela final de origem, só quero mesmo saber vantagens e desvantagens das três situações que mencionei, para decidir se vou ou não deixar assim, para mudar preciso mesmo de saber! Qual é a vantagem no caso de meter OEM?
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Até tem...
Perguntas o que é mais vantajoso e eu respondi... ;)
Mas sim! Tens razão e certamente virá aqui alguém que te vai elucidar acerca desta matéria...
Na boa camarada, sem stress :D
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Lol, mas era das 3 situações, e essa não está lá mencionda:DEu estou sempre sem stress!
É só mesmo para que o tópico não se desvie do assunto;)
 
Last edited:
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Para tirar o maximo rendimento do carro, nenhuma das 3 opções é a correcta, Nuno.

Tubo de 60 directo do turbo até sensivel ao eixo traseiro, apartir dai e em direcção ao motor faz-se vários furos de 5 mm, espaçados 5 cm entre eles, até meio do carro.

Carro a puxar, quando na sequencia de furos, no que deixar de estar preto, o corte da linha é feito aí, fazendo-se depois uma curva para fora do carro, para a esquerda ou direita (indiferente).

É prático no dia a dia, talvez não, porque o ruido aumenta um pouco, mas é assim que se tira o maximo de uma linha de escape.

De onde vem isto, 2 anos de experiencia no defunto troféu Polo G40.
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Para andar no dia a dia é melhor como tens... Só com panela final, até porque se meteres a linha completamente directa em carro a Gasolina vai fazer um barulho do caraças... Agora teres uma panela final OEM ou de rendimento, é possível que tenhas uns ganhos com a de rendimento mas não tenho a certeza! ;)

O diâmetro da linha também conta...
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

para performance o melhor é uma linha completa fabricada propria para o teu carro mas com panela artesanal.... vais a uma casa de escapes e informas-te...

uma linha tipo miltek sao das melhores para os carros a gasolina mas nao sao mt baratas :S
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Para tirar o maximo rendimento do carro, nenhuma das 3 opções é a correcta, Nuno.

Tubo de 60 directo do turbo até sensivel ao eixo traseiro, apartir dai e em direcção ao motor faz-se vários furos de 5 mm, espaçados 5 cm entre eles, até meio do carro.

Carro a puxar, quando na sequencia de furos, no que deixar de estar preto, o corte da linha é feito aí, fazendo-se depois uma curva para fora do carro, para a esquerda ou direita (indiferente).

É prático no dia a dia, talvez não, porque o ruido aumenta um pouco, mas é assim que se tira o maximo de uma linha de escape.

De onde vem isto, 2 anos de experiencia no defunto troféu Polo G40.

Pois é (Pratinhol) já não és a primeira pessoa dizer-me isso, lembro-me de alguém me dizer uma vez algo semelhante, mas na altura não tinha compreendido muito bem... No entanto uma vez que já tenho a linha de 60mm feita em inox, para fazer dessa forma, penso que teria de tirar tudo e voltar a fazer tudo de início correcto? E lá se ía o dinheiro já investido na linha deitado ao lixo... Tendo já a linha feita o que devo fazer agora, colocar uma panela de rendimento, tirar a panela ou deixar como está? Queria ter mais arranque, mas também não queria perder muito de ponta!
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Eu acredito nas panelas de rendimento, mas as "verdadeiras" tem o seu preco, e quando te informares nao vais gostar muito... E depois, o rendimento ganho nao vale o custo excessivo pela panela de rendimento...
Na minha opiniao, tambem nao gosto de ver panelas de redimento em nenhum carro, fica um pouco sem estilo...

Manter a panela final OEM num A3 1.8T tem a vantagem de manter um aspecto limpo, ruido e rendimento em altas (nao tenho a certeza), mas tem a desvantagem de perder muito em arranque e baixas... Ja abriste alguma vez a panela final??? Meu Deus, eu ja abri a minha e deparei-me com uma panela mesmo muito restringida...

Abraco...
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Pois, eu estou a perceber, assim sendo e uma vez que o meu objectivo é ganhar mais de arranque, entam o melhor tendo em consideração o factor económico deverá ser tirar a panela final, completando com o resto da linha, corrrecto?
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Para essa motorização eu não pensava 2x .. linha directa de 63 e panela final artesanal...
 
Re: Linha completa, escape original ou de rendimento?

Na minha opinião, ou linha inox sem cortes (importante ir a uma casa que dobrem inox para fazer à medida sem cortes) e com panela final para não ficares surdo numa viagem maior, ou então uma linha completa supersprint ou algo do género. Ando com o mesmo dilema relativamente ao meu argolas clássico mas de rendimento e por marcas "conhecidas" só encontro mesmo a panela final da Seabring. É importante também adequar a alteração ao uso que lhe vais dar e á finalidade que pretendes com a dita alteração. Espero não ter complicado ainda mais a decisão no meio das outras opiniões.
 
Back
Top