Lâmpadas de Led - Que resistências usar?

micasb disse:
Neste circuito não tens nós nem malhas. Apenas um circuito em série (diodo - led's - diodo - resistência para criar carga para "enganar a centralina")
Curso rapaz? Já passei pelo 12º ano em electrónica. Não preciso de lições dos teus profs sobre esta matéria.
Pensa comigo, tenho uns leds de 3w que funcionam a 4V e admitem 650mA, certo?
Ora para conseguir aplicar os 12V nos lrds tenho de conseguir baixar a corrente para cerca de 250mA (P=UI <=> I=3/12=250mA), certo? Então colocando os diodos eu vou conseguir que eles deixem passar pouca corrente, pois eles quedam a tensão em 0.7V (os de silicio) (mas para contas vamos considerar um diodo ideal sem queda de correne) e aguentam x corrente (depende dos valores do diodo).
Conseguindo isto (limitar a corrente) com 2 diodos, vou colocar uma resistência em carga (de preferência que dissipe bastante potência) para criar carga no circuito fazendo com que o consumo de corrente no circuito seja mais elevado, próximo dos valores gastos por uma lampada de filamento.
O que te quero dizer com isto é que os diodos vão limitar a corrente nos leds (é óbvio que vai haver queda de tensão pois na realidade os diodos de silicio "consomem" 0.7V, pois não existem diodos ideais como se usam na teoria) e a resistência de carga depois do circuito vai gerar o consumo de corrente para enganar a centralina.
Se quiseres depois faço um esquema e ponho aqui para perceberes melhor.

Cumps ao forum. ;)


O que vai limitar a corrente é a resistencia que lá vais colocar não os diodos... e volto a dizer que se queres perceber de carros e elctronica eu indico-te um bom curso. Tenta tirar no teu sistema a resistencia e deixa lá os diodos e depois mede lá a corente.


"Resistência elétrica (resistência eléctrica em Portugal) é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.

Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistência elétrica"[1]
[1] Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Resistência_elétrica Acedida dia 23/10/2008 às 11h
 
Eu aqui só digo e tento perceber o que se diz porque tambem sei reconhecer quando estou errado apesar de ser teimoso. Já agora fica em aberto o curso de que muito me orgulho que é o de Engenharia Automovel no politecnico de Leiria onde aprendemos de tudo sobre o automovel.
 
"deves querer dizer com a corrente, Amperes certo?" Um led tem um consumo da cerca de 20mA, podem haver aqueles que aguentem mais mas se vires bem dentro dessa lampada deve existir alguma resistencia por que senão, quase a certeza que queimava. Quanto a falar em amperes isso é mais em rede mono ou trifasica não nos carros apesar de um motor por exemplo do limpa vidros gastar 8A e tal entre outros.
 
brunauto disse:
O que vai limitar a corrente é a resistencia que lá vais colocar não os diodos... e volto a dizer que se queres perceber de carros e elctronica eu indico-te um bom curso. Tenta tirar no teu sistema a resistencia e deixa lá os diodos e depois mede lá a corente.


"Resistência elétrica (resistência eléctrica em Portugal) é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.

Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistência elétrica"[1]
[1] Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Resistência_elétrica Acedida dia 23/10/2008 às 11h

Boas.

A resistência não vai limitar a corrente, mas sim a tensão pois vai haver uma queda de tensão na resistência.
Muito pelo contrário a resistência cria carga (aumenta o consumo de corrente) no circuito todo.
Se tirasse a resistência (assumindo que o led funciona a 12V) a centralina ia dar erro pois o consumo de corrente seria menor que com a resistência.

Cumps.
 
Bem já vi que há vários entendidos em electrónica e elctricidade :D

...mas o que eu preciso mesmo é de saber se existem algumas resistências que aqueçam menos e tb sejam mais pequenas, as que tenho saõ do tamanho das lâmpadas... :roll:
 
Bluegti disse:
Bem já vi que há vários entendidos em electrónica e elctricidade :D

...mas o que eu preciso mesmo é de saber se existem algumas resistências que aqueçam menos e tb sejam mais pequenas, as que tenho saõ do tamanho das lâmpadas... :roll:

Têm de ser mesmo assim para conseguirem dissipar bastante.
Consegues pôr a mão nelas quando está ligada? Tenta por a mão na lampada d'orige para ver o que acontece e depois diz-me se a resistência aquece muito. :lol:

Cumps.
 
micasb disse:
Têm de ser mesmo assim para conseguirem dissipar bastante.
Consegues pôr a mão nelas quando está ligada? Tenta por a mão na lampada d'orige para ver o que acontece e depois diz-me se a resistência aquece muito. :lol:

Cumps.

Não estás mesmo a ver o aquecimento, o espaço das luzes de matrícula é minimo, a resistência tem que ficar praticamente colada à lâmpada de leds o que não deve prolongar muito a sua vida, o espaço existente é suficiente para nenhum dos componentes sofrer com o aquecimento da lâmpada de origem, mas com uma resistência e uma lâmpada já torna o espaço mais reduzido e tenho receio que queime o plástico interior do suporte das luzes :S

Na lâmpada de origem deixas a imressão digital, tal como disseste, mas na resistência deixas um bocado do dedo junto :p
 
Bluegti disse:
Não estás mesmo a ver o aquecimento, o espaço das luzes de matrícula é minimo, a resistência tem que ficar praticamente colada à lâmpada de leds o que não deve prolongar muito a sua vida, o espaço existente é suficiente para nenhum dos componentes sofrer com o aquecimento da lâmpada de origem, mas com uma resistência e uma lâmpada já torna o espaço mais reduzido e tenho receio que queime o plástico interior do suporte das luzes :S

Na lâmpada de origem deixas a imressão digital, tal como disseste, mas na resistência deixas um bocado do dedo junto :p

Então tens de ver. Se calhar convém colocar uma resistência com mair capacidade de dissipação, tipo 7w. Tens de ver também se o valor da resistência será o correcto para o circuito.
Quais são as especificações do LED? Tensão de funcionamento e corrente máxima?

Cumps. ;)
 
micasb disse:
Então tens de ver. Se calhar convém colocar uma resistência com mair capacidade de dissipação, tipo 7w. Tens de ver também se o valor da resistência será o correcto para o circuito.
Quais são as especificações do LED? Tensão de funcionamento e corrente máxima?

Cumps. ;)

Pois micasb, esse é o meu problema, não sei quais são as especificações ao certo, no descritivo do produto no e-bay, não consta lá muito sobre as características tecnicas do mesmo a não ser isto:

It uses high intensity 2W LED,It works in 12 ----DC Volts
 
Bluegti disse:
Pois micasb, esse é o meu problema, não sei quais são as especificações ao certo, no descritivo do produto no e-bay, não consta lá muito sobre as características tecnicas do mesmo a não ser isto:

It uses high intensity 2W LED,It works in 12 ----DC Volts

E isso chega.
Sabemos que P=U.I, então I=P/U, I=2/12=+-160mA. Esta é a corrente que ele consome que é pouca para não dar erro.
A centralina precisa de cerca de 250mA para não dar erro. Vamos ás contas outra vez:
250mA-160mA=90mA, precisamos de uma corrente adicional de 90mA. Ora vamos dimensionar a resistência:

R=U/I, R=12/0.16, R=75 ohm.

Precisas de uma resistência de 75 ohm para isso funcionar em condições. Convém é ser uma de pelo menos 5W para não aquecer tanto.

Cumps. ;)
 
micasb disse:
E isso chega.
Sabemos que P=U.I, então I=P/U, I=2/12=+-160mA. Esta é a corrente que ele consome que é pouca para não dar erro.
A centralina precisa de cerca de 250mA para não dar erro. Vamos ás contas outra vez:
250mA-160mA=90mA, precisamos de uma corrente adicional de 90mA. Ora vamos dimensionar a resistência:

R=U/I, R=12/0.16, R=75 ohm.

Precisas de uma resistência de 75 ohm para isso funcionar em condições. Convém é ser uma de pelo menos 5W para não aquecer tanto.

Cumps. ;)

Vou ver se arranjo algo nesses valores. Obrigado micasb :D
 
será quw com o vag com não há maneira de alterar os valores em watts de aviso da centralina?
por exemplo alterar o valor 5W para 1W??
Se fosse possivel evitavamos muita coisa tipo, metemos um led e uma resistencia, se fundir o led não dá sinal no cb porque a resistencia continua a consumir energia :roll:
 
Back
Top