Lâmpadas de Led - Que resistências usar?

Acabei por comprar resistências cerâmicas de 5w e 27 omhs e funciona perfeitamente...à excepção de que aquece muito mesmo e nem vou arriscar a ficar assim, logo voltei às lâmpadas oem... :S
 
Bluegti disse:
Acabei por comprar resistências cerâmicas de 5w e 27 omhs e funciona perfeitamente...à excepção de que aquece muito mesmo e nem vou arriscar a ficar assim, logo voltei às lâmpadas oem... :S

Boas.

Essas resistências são mesmo feitas para aquecer assim.

Cumps. ;)
 
Assumindo que a tensão que chega é 12v

Quanto mais baixa a resistência maior será a corrente por isso é que elas aquecem. A corrente max dos led é muito baixa cerca 20ma ou seja 0.02a e tu estas a dar uma corrente cerca 440ma ou 0.44a. É muito, vais queimar o led. Experimenta 600ohm. A resistência não vai aquecer tanto e o led não queima.
V=ri; R=V/i R=12/0.02
 
Mestre rafael disse:
podes por que isso e mesmo assim eu tenho dessas nos minimos ;)

No way, vou pegar fogo ao carro de certeza :lol: :lol: :lol:

Eu queimei a mão quando toquei no led e na resistência, tal era a temperatura deles... :roll:
 
brunauto disse:
Assumindo que a tensão que chega é 12v

Quanto mais baixa a resistência maior será a corrente por isso é que elas aquecem. A corrente max dos led é muito baixa cerca 20ma ou seja 0.02a e tu estas a dar uma corrente cerca 440ma ou 0.44a. É muito, vais queimar o led. Experimenta 600ohm. A resistência não vai aquecer tanto e o led não queima.
V=ri; R=V/i R=12/0.02

Quanto ao queimar duvido, pois eles são especificos para 12v, por exemplo no plafonier funcionam perfeitamente, mas como o carro tem detector de lampadas fundidas e os leds consomem menos que as lampadas normais, em termos de amperes, faz com q não funcionem...

As especificações das rsistências tirei de um site espanhol especializado em leds p automoveis e lá vendem resistências ceramicas de 4w e 27ohms para o efeito, no meu caso o sr da loja só arranja 5w e 27ohms, mas disse-me que não havia problema, mas tb não lhe disse para que iriam servir...
 
Tudo depende da corrente nominal dos leds.
Duvido que esses leds sejam só para 40mA como foi aqui dito. Parecem-me leds de alto rendimento que consomem mais corrente, ainda assim corrente essa que será insuficiente para não acusar lampada fundida.

No sistema que estou a fazer para os minimos tenho dois Leds de 1w em paralelo, ligados com 2 diodos para limitar a corrente nos leds, mas ainda terá que usar uma resistência para fazer carga para o tal consumo de corrente que o carro necessita.
Através de experiências já vi que o mínimo para não dar erro são cerca de 250mA de consumo.
Alguém sabe quais a referências para comprar esses leds para o plafonier e para as luzes de leitura? Onde comprar?

Cumps. ;)
 
Depois de pesquisar fica o que encontrei para dar contributo:

Luz de maletero - Tipo W5W 1x
Luz bajo puerta - Tipo W5W 4x
Luz roja puerta - Tipo W5W 4x
Luz guantera - Tipo W5W 1x
Luz pies - Tipo W5W 2x
Luz de lectura (Plafon delantero) - Tipo Ba9s 2x
Luz plafonier - Tipo Festoon 44mm 2x
Plafon trasero - Tipo Ba9s 2x
Luz matrícula - Tipo Festoon 39mm 2x (se puede poner hasta 44mm)
Luz bajo bisera - Tipo Festoon 39mm 2x (se puede poner hasta 44mm)

Isto de um A3 de 2007, penso que o plafonier não tenha alterado.

Cumps. ;)
 
o que é isto "5w e 27ohms" as resistencias mede-se em ohm não tem potencia; "Quanto ao queimar duvido, pois eles são especificos para 12v" o que queima é a corrente não a tensão pois a tensão já todos sabemos que é a da bateria. " ligados com 2 diodos" um led é um diodo mas neste caso imite luz e para limitar a corrente utilizas resistencias não diodos. o que fazes com os diudos é ter uma quebra de tensão e ter uma tensão minima para passar corrente neste caso que disses-te 1led mais 1 diodo 2+0,7voltes para vencer.

já nem digo nada eu bem tento ajudar mas parece que o burro aqui sou eu :eek: ponha-se a inventar e depois tem surpresas do tipo "o carro incendiou nem sei porque?"
para mim fim de topico :evil:
 
brunauto disse:
o que é isto "5w e 27ohms" as resistencias mede-se em ohm não tem potencia; "Quanto ao queimar duvido, pois eles são especificos para 12v" o que queima é a corrente não a tensão pois a tensão já todos sabemos que é a da bateria. " ligados com 2 diodos" um led é um diodo mas neste caso imite luz e para limitar a corrente utilizas resistencias não diodos. o que fazes com os diudos é ter uma quebra de tensão e ter uma tensão minima para passar corrente neste caso que disses-te 1led mais 1 diodo 2+0,7voltes para vencer.

já nem digo nada eu bem tento ajudar mas parece que o burro aqui sou eu :eek: ponha-se a inventar e depois tem surpresas do tipo "o carro incendiou nem sei porque?"
para mim fim de topico :evil:

Olha lá alguém te chamou burro por acaso? :evil:
E para que fiques a saber as resistências quando se fala em 5w/10w/21/w ou que seja é a potência que elas dissipam...
E eu seu que um Light Emiting Diode (vulgo LED) emite luz...
E ao teres uma quebra de tensão não tens uma diminuição na corrente? Que eu saiba pela Lei de Ohm I=U/R, se a tensão diminui (que é directamente proporcional á corrente) logo a corrente diminui também ó artista.
Caso não saibas ficas a saber há resistências que ficam incandescentes, porque são preparadas para dissipar enormes quantidades de potência...
Ah mais uma, não é voltes é volt...
Mais uma. Já tentas-te pôr a mão numa lampada de minimo acesa no mínimo há 30 segundos? Então põe e vais ver se não ficas com a impressão digital lá colada... :evil:
Pah antes de falares (ou escreveres) pensa, raciocina e só depois escreve...
Ninguém te chamou burro.
Isto é um forum para o pessoal partilhar experiências e conhecimentos, tu pelos vistos só cá estás para criticar e mandar bitaites...
Tenho dito: "Não negues á partida uma ciência que desconheces."


Cumps ao forum.
 
tenho uns profs que te iriam ajudar a passar essa falha principalmente esta "Que eu saiba pela Lei de Ohm I=U/R, se a tensão diminui (que é directamente proporcional á corrente) logo a corrente diminui também ó artista." se sabes tanto já devias saber o que é o metodo das malhas e dos nós e nem sempre podes aplicar essa lei. "Não negues á partida uma ciência que desconheces." Se quiseres saber mais sobre electronica e principalmente de automoveis pergunta que eu dou-te uma orientação para escolheres um bom curso.... desculpa o erro dos "voltes" Entenda-se por "burro" uma pessoal que tem menos conhecimento numa certa àrea não como denotação negativa.
 
brunauto disse:
tenho uns profs que te iriam ajudar a passar essa falha principalmente esta "Que eu saiba pela Lei de Ohm I=U/R, se a tensão diminui (que é directamente proporcional á corrente) logo a corrente diminui também ó artista." se sabes tanto já devias saber o que é o metodo das malhas e dos nós e nem sempre podes aplicar essa lei. "Não negues á partida uma ciência que desconheces." Se quiseres saber mais sobre electronica e principalmente de automoveis pergunta que eu dou-te uma orientação para escolheres um bom curso.... desculpa o erro dos "voltes" Entenda-se por "burro" uma pessoal que tem menos conhecimento numa certa àrea não como denotação negativa.


Neste circuito não tens nós nem malhas. Apenas um circuito em série (diodo - led's - diodo - resistência para criar carga para "enganar a centralina")
Curso rapaz? Já passei pelo 12º ano em electrónica. Não preciso de lições dos teus profs sobre esta matéria.
Pensa comigo, tenho uns leds de 3w que funcionam a 4V e admitem 650mA, certo?
Ora para conseguir aplicar os 12V nos lrds tenho de conseguir baixar a corrente para cerca de 250mA (P=UI <=> I=3/12=250mA), certo? Então colocando os diodos eu vou conseguir que eles deixem passar pouca corrente, pois eles quedam a tensão em 0.7V (os de silicio) (mas para contas vamos considerar um diodo ideal sem queda de correne) e aguentam x corrente (depende dos valores do diodo).
Conseguindo isto (limitar a corrente) com 2 diodos, vou colocar uma resistência em carga (de preferência que dissipe bastante potência) para criar carga no circuito fazendo com que o consumo de corrente no circuito seja mais elevado, próximo dos valores gastos por uma lampada de filamento.
O que te quero dizer com isto é que os diodos vão limitar a corrente nos leds (é óbvio que vai haver queda de tensão pois na realidade os diodos de silicio "consomem" 0.7V, pois não existem diodos ideais como se usam na teoria) e a resistência de carga depois do circuito vai gerar o consumo de corrente para enganar a centralina.
Se quiseres depois faço um esquema e ponho aqui para perceberes melhor.

Cumps ao forum. ;)
 
brunauto disse:
o que é isto "5w e 27ohms" as resistencias mede-se em ohm não tem potencia; "Quanto ao queimar duvido, pois eles são especificos para 12v" o que queima é a corrente não a tensão pois a tensão já todos sabemos que é a da bateria. " ligados com 2 diodos" um led é um diodo mas neste caso imite luz e para limitar a corrente utilizas resistencias não diodos. o que fazes com os diudos é ter uma quebra de tensão e ter uma tensão minima para passar corrente neste caso que disses-te 1led mais 1 diodo 2+0,7voltes para vencer.

já nem digo nada eu bem tento ajudar mas parece que o burro aqui sou eu :eek: ponha-se a inventar e depois tem surpresas do tipo "o carro incendiou nem sei porque?"
para mim fim de topico :evil:

Houve lá eu agradeço a ajuda, não estou a dúvidar dos teus conhecimentos, mas os valores em questão foram me dados pelo dono da loja de componentes electrónicos, ele falou "resistências cerâmicas de 27 ohms e 5w", não inventei eu ( já agora vê o site que o brsampaio colocou no tópico ;)), quanto a estes leds queimarem, basta veres quantos users têm destes instalados no plafonier que tem a mesma corrente das luzes de matrícula, até as lâmpadas são iguais e não queimam...deves querer dizer com a corrente, Amperes certo?

Quanto ao carro incendiar, isso não vai acontecer porque eu mesmo sem perceber nada de elctrónica tive o cuidado de ver o aquecimento das resistências antes de as utilizar :roll:

Isto aqui é um fórum para a malta ajudar uns aos outros, nada de ofensas nem segundas intenções no que se escreve.

Obrigado pela ajuda pessoal
 
Boas.

Depois de dormir sobre o assunto tenho de pedir desculpa ao brunauto, pois a questão aqui (como ele disse) é ter de baixar a tensão no LED. Ao fazer isso, vamos diminuir o consumo de corrente do circuito (que era a isto que me referia). Temos é de fazer o contrário daquilo que eu dizia, temos que aumentar o consumo de corrente do circuito, daí o uso da resistência de carga.
Eu estava a dizer uma barbaridade, pois mesmo que apliquemos uma fonte de 10A no LED que funcione a 12V ele só vai consumir a corrente que necessita. :p

Cumps ao forum. ;)
 
Back
Top