IPO regulamento europeio 48 (pra tirar todas as duvidas xenon etc)

paulo oliveira disse:
As luzes de cruzamento com fontes de luz com fluxo luminoso objectivo que exceda 2 000
lúmens só devem ser instaladas em conjunto com a instalação de dispositivo(s) de limpeza dos
faróis nos termos de Regulamento n.o 45 (1). Além disso, no que respeita à inclinação vertical,
as disposições do n.o 6.2.6.2.2 não são aplicáveis.


Isto já está discutido noutro tópico e este documento está lá.

A questão é:
Isto é válido em Portugal? Saiu em diário da república?
Ninguém sabe.

- Já ouvi a versão que manda este documento ás ortigas e que diz que a luz tem de ser brancas ou amarelas(...)
Como está no código da estrada

- Já ouvi a versão em que um carro alterado para xenon não está conforme homolgação e que no limite torna o seguro automável inválido caso a segurada queira ir para aí.
( mesmo caso se o condutor for bêbado, a seguradora assume mas depois cai sobre o segurado com os custos)


Na realidade: Ninguém sabe ao certo como é.

Sair em diário da republica saiu, no decreto 72/2000 de 6 de Maio, mas em nenhum centro de inspecção medem esses tais lumen, daí a não poderem obrigar a te lava faróis e regulador, sendo só obrigatório a homologação na óptica

mas se têm duvidas vão a inspecção com xenon(tendo as ópticas homologadas para tal) e caso o carro não fique aprovado por não ter lava faróis e regulador automático, dirijam-se á recepção paguem cerca de 2 euros e peçam o print dos testes realizados em que irá constar:

alinhamento
suspensão
travões
gases de escape,

não existe nenhum teste relativo ao regloscópio não podendo então ser usada essa tal directiva europeia

depois à duas opções: ou o centro muda a ficha ou então façam uso do livro de reclamações
 
armageddon disse:
Sair em diário da republica saiu, no decreto 72/2000 de 6 de Maio, mas em nenhum centro de inspecção medem esses tais lumen, daí a não poderem obrigar a te lava faróis e regulador, sendo só obrigatório a homologação na óptica

mas se têm duvidas vão a inspecção com xenon(tendo as ópticas homologadas para tal) e caso o carro não fique aprovado por não ter lava faróis e regulador automático, dirijam-se á recepção paguem cerca de 2 euros e peçam o print dos testes realizados em que irá constar:

alinhamento
suspensão
travões
gases de escape,

não existe nenhum teste relativo ao regloscópio não podendo então ser usada essa tal directiva europeia

depois à duas opções: ou o centro muda a ficha ou então façam uso do livro de reclamações

Eu adoro estas "back doors" tão tuguessas sobre algo que afecta a segurança de todos na estrada.
Xenon mal regulado provoca encandeamento... e não é pouco, procura "apenas" perda de visão no cruzamento entre veículos.

Existem claro os que têm o cuidados de ter a coisa bem regulada...mas depois existem os outros 90%
 
paulo oliveira disse:
Eu adoro estas "back doors" tão tuguessas sobre algo que afecta a segurança de todos na estrada.
Xenon mal regulado provoca encandeamento... e não é pouco, procura "apenas" perda de visão no cruzamento entre veículos.

Existem claro os que têm o cuidados de ter a coisa bem regulada...mas depois existem os outros 90%

não sei qual o teu problema, apenas esclareci uma dúvida a outro membro, em que parte do meu post vês lá que acho bem bem ou mal??
e não só o xénon provoca encandeamento, e quanto aos que têm cuidado com a regulação muito provavelmente é superior aos que usam lâmpadas normais(halogéneo)
 
x2

quantos e quantos passam por mim com as luzes apontar para as estrelas e sao de halogeneo, fora ainda aqueles que quando andam nas nacionais é sempre maximos e o resto que sa f#da!

nao metam a culpa no xenon, se existe encadeamento, é devido a falta de civismo! :x
 
b3rth3l0t disse:
x2

quantos e quantos passam por mim com as luzes apontar para as estrelas e sao de halogeneo, fora ainda aqueles que quando andam nas nacionais é sempre maximos e o resto que sa f#da!

nao metam a culpa no xenon, se existe encadeamento, é devido a falta de civismo! :x

Já pa não falar naquelas imitações ranhosas que supostamente imitam xenon, que passados uns tempos de uso, já não são brancas, nem amarelas, e que ainda fazem um arco iris de cores quando passamos por eles....
 
O que me irrita assim só um bocadinho, é vir um Jipe de frente/atrás de mim com xenon_aftermarket... em farois sem serem "olho de peixe"...

:x :x :x
:x :x
:x
 
Um vizinho do meu sogro em Gaia tem uma carrinha 406 de 99 com xenon after-market.
(Não tem olho de boi!)

Quando ele entra na rua lembro-me logo os meus tempos da chavalo nas noites de arganil no rally de Portugal...tal o clarão em emite em todas as direcções.

Legal ou ilegal não faço ideia...mas encandeia, incomoda e é perigoso.
 
paulo oliveira disse:
Um vizinho do meu sogro em Gaia tem uma carrinha 406 de 99 com xenon after-market.
(Não tem olho de boi!)

Quando ele entra na rua lembro-me logo os meus tempos da chavalo nas noites de arganil no rally de Portugal...tal o clarão em emite em todas as direcções.

Legal ou ilegal não faço ideia...mas encandeia, incomoda e é perigoso.

e cada vez são mais, o xenon agora é moda, a maioria mete de 8000 e 55w ( dá um ganda cenário ) e um gajo fica durante minutos a ver mal.
infelizmente apanho muitos assim
 
neljoe disse:
O que me irrita assim só um bocadinho, é vir um Jipe de frente/atrás de mim com xenon_aftermarket... em farois sem serem "olho de peixe"...

:x :x :x
:x :x
:x

E eu que ia dizer que ia por bi-xenon no UMM!!!! :p

Já me calo fonix! Não quero o Neljoe chateado comigo :D :D :D
 
OT:

eu lembro-me de um comentário do NMB quando estávamos vários (com 3 pesos pesados atrás) dentro da RS6.... dizia algo assim:
"então regulação automática dos faróis... e está a apontar para o céu porquê"?

/END OT
 
Então e outra coisa agora cada vez mais comum...

Motas com lampadas de xenon instaladas? Também encadeiam... :D
Precisam de ir á inspecção? Tem de ter auto-niveladores? e lava-farois? :D
Ou o Motard em andamento puxa de um paninho e limpa o farol? lol :D

Ou há moralidade...ou comem todos! ;)
 
Back
Top