Instabilidade na direcção

Boas,

A ver se alguém tem uma opinião diferente, para me ajudar.

Na 4ªf passada pus a carrinha a arranjar, pois estava com 2 braços nas lonas, o que já se fazia sentir à algum tempo na direcção/alinhamento. Substituídos os braços e alinhada (como deve ser) fui busca-la. Comecei a aperceber-me que, apesar de bem alinhada, continua a haver alguma transmissão de vibração ao volante e alguma instabilidade de condução (como se uma das roda baloiça-se ou ficasse manco numa delas), em empedrado sinto mais e a grandes velocidades também. Voltei ao mecânico e ele confirmou novamente que todos os apoios/braços/barra estabilizadora estavam bons e aproveitámos para calibrar e verificar as rodas. Em termos de calibração está tudo ok, mas os pneus da frente já estão bem gastos, têm ainda algum rasto central, mas lateralmente estão bons para o drift (mais parecem aqueles pneus de poupança de combustível :roll: ) e um dos de trás está ligeiramente ovalizado. Aparentemente tudo isto não seria suficiente para o que sinto no carro. O mecânico aconselhou-me a ir fazer um teste de amortecedores para despistar essa hipótese, pois ele visualmente não se apercebeu de nada de anormal. Feito o teste, também os amortecedores estão ok e o mecânico dessa casa ainda andou de volta da carrinha a ver se percebia onde poderia estar o problema, mas chegou à mesma conclusão que o meu, PNEUS (mas esse tinha casa de pneus e fez-me pensar....).

Não contente com isso ainda a levei a outro mecânico que fazia os teste de circuitos aos carros da VW, ele andou com o carro e diz que está tudo 5 estrelas. Aí comecei a duvidar da minha cabeça, pois eu continuo a achar que a carrinha não está 100% como antes.

Pelo que me dá a ver a mim e ao mecânico, a única causa que pode estar na origem deste problema serão então realmente os pneus que já estão a pedir reforma.

Alguém tem mais alguma ideia do que possa ser ou se realmente os pneus podem originar estes sintomas de instabilidade.

Abraço e desculpem o testamento 8)
 
Vê se começas é a andar com a pressão certa nos pneus...

Pneus com piso central e lambido nas laterais é sinal de pouca pressão...
 
se dizes ke tens um pneu de tras ovalizado e dai o problema amigo,nem duvides
com os pneus assim sentes uma vibracao estranha no carro e parece descontrolado a alta velocidade
 
Vê se começas é a andar com a pressão certa nos pneus...

Pneus com piso central e lambido nas laterais é sinal de pouca pressão...

No meu caso é mais sinal de um alinhamento feito para inspecção, pois pressão vejo de 15 em 15 dias, sendo que faço demasiados kilometros por semana para me desleixar nesse sentido e só há pouco tempo é que foi de meu conhecimento que os nosso meninos (audi, bmw, mercedes) devem ser alinhados com os valores de origem para não desgastar pneu e dar mais segurança (como seria de esperar). O que acontece é que se o fizermos, vá-se lá saber porquê, o carro não passa na inspecção, então onde eu fazia (fazia do passado do verbo fazer :D) punham-me sempre o alinhamento para inspecção (para segurarem o serviço deles, mas sem me explicarem nada) e os desgraçados dos pneus foram ficando todos lambidos nas laterais. A única treta é que cada vez que tenho de ir à inspecção tenho de combinar com a oficina para alinhar antes e depois pelo preço de um 8) E pude comprovar a diferença do alinhamento para inspecção e de origem, o carro fica seguro, mas não tem o mesmo comportamento, principalmente em curva, de origem é mesmo melhor.

se dizes ke tens um pneu de tras ovalizado e dai o problema amigo,nem duvides
com os pneus assim sentes uma vibracao estranha no carro e parece descontrolado a alta velocidade

Ora bem, é capaz de ser mesmo dos pneus e a 140/150 km/h sinto um certo descontrolo (como tu dizes) que não me agrada. Lá vou ter de meter um pack de 4.
Não vale a pena abrir um tópico de pneus, mas tenho um orçamento para uns Michelent Primacy HP muito em conta e devem ser estes as próximas "vítimas" :roll: que não tenho a árvore das patacas.
 
Back
Top