INJETORES AUDI A4 2001 MOTOR AJM

Tópico em 'Motor' iniciado por PETER, 12 Abr 2019.

  1. PETER

    PETER

    Desde:
    21 Fev 2007
    Mensagens:
    152
    Gostos Recebidos:
    8
    Saudações a todos

    Tenho uma carrinha A4 avant 1.900 115vc de 2001 motor AJM.
    Entreguei a carrinha ao mecânico para reparar um problema com os injetores. Como tenho um amigo porreiro, também ele inscrito no fórum Audi.PT, consegui que ele me arranjasse 4 injetores de uma carrinha, do mesmo ano e mesmo modelo de motor (AJM).
    Resultado: o mecânico diz que a Centralina dá erro e não aceita injetores diferentes. Diz que vai reprogramar os injetores, ou a Centralina... Não sei bem.
    Pergunta:
    Será mesmo necessário de reprogramar os injetores ou a avaria estará em outro lugar ?

    Ps: mais logo publico aqui os códigos dos erros do relatorio antes de mexer no carro.

    Abraço
    Pedro Gomes
     
    nuno.ribeiro977 gostou disto.
  2. Daniel_Alves

    Daniel_Alves

    Desde:
    15 Nov 2012
    Mensagens:
    103
    Gostos Recebidos:
    17
    Não vejo logica nenhuma em ter de reprogramar a centralina para receber injetores com o mesmo código, débito, tudo igual.
     
  3. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    13 101
    Gostos Recebidos:
    4 276
    Não precisas alterar nada na reprogramação, pois os injetores são os mesmos.
     
  4. PETER

    PETER

    Desde:
    21 Fev 2007
    Mensagens:
    152
    Gostos Recebidos:
    8
    Daniel Alves e Madlima, obrigado pelas respostas...
    também me parece que é assim... mas, ... tenho de me chatear com o "carpinteiro" de carros.

    Contudo, fui ver o modelos dos dois carros e só difere o ano:
    modelo minha carrinha: Audi A4 Avant importada 1.9 TDi 115 Cv de 2001
    modelo da outra carrinha: Audi A4 Avant importada 1.9 TDi 115 Cv de 2000


    Aqui vão os erros do relatório, obtido antes de abrir o carro:
    18077 - injector do cilindro 4; anomalia no circuito
    - intermitente
    16688 - cilindro 4 falha de ignição detetada
    - intermitente
    17964 - controlo da pressão da carga; desvio negativo
    - intermitente
    17978 - unidade de controlo do motor bloqueada
    - permanente
     
  5. pratinhol

    pratinhol

    Desde:
    16 Jun 2009
    Mensagens:
    9 345
    Gostos Recebidos:
    13 322
    Não sei se o problema inicial seria injectores, o último código é avaria de imobilizador, tenta a outra chave se tiveres
     
  6. PETER

    PETER

    Desde:
    21 Fev 2007
    Mensagens:
    152
    Gostos Recebidos:
    8
    Obrigado pela dica, pratinhol...

    Entretanto numa pesquisa na net encontrei um ficheiro com os códigos de avaria e as respectivas prováveis causas (ficheiro em anexo).

    Assim: ERROS vs POSSÍVEIS CAUSAS
    18077 - injector do cilindro 4; anomalia no circuito = Circuito aberto na cablagem/curto-circuito à massa
    16688 - cilindro 4 falha de ignição detetada = Vela de ignição, cabo(s) de alta tensão, injector, bobina de ignição, compressão baixa, cablagem
    17964 - controlo da pressão da carga; desvio negativo = Válvula reguladora da descarga do turbocompressor, fuga na admissão, turbocompressor avariado
    17978 - unidade de controlo do motor bloqueada = Chave incorrecta/danificada, incorrectamente codificado, substituição do módulo de controlo do motor/imobilizador sem codificação, cablagem, imobilizador avariado

    Abraço
     

    Ficheiros Anexados:

  7. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    13 101
    Gostos Recebidos:
    4 276
    Diria pelos cronicos ddefeitos e avarias do mundo vag, que o problema será mais talvez para a cablagem dos injetores. Depois, uma pequena fuga nas tubagens para a admissão.
    Quanto aos injetores, vai pela sua referencia e ninca pelo ano/modelo.
     
  8. PETER

    PETER

    Desde:
    21 Fev 2007
    Mensagens:
    152
    Gostos Recebidos:
    8
    Caríssimos

    Procuro (desesperadamente... vá) por injetor usado, a funcionar, com a seguinte referencia:

    Injetor BOSCH ref.a 038130073F J_
    para a minha carrinha Audi A4 Avant importada 1.9 TDi 115 Cv de 2001

    Será que alguém, por acaso, tem por aí esta peça e se queira "desfazer" dela ?

    Vivo no Porto. É só uma questão de combinar encontro e trocar contactos.

    Obrigado
    Abraço
    Pedro Gomes
     

    Ficheiros Anexados:

  9. perkes

    perkes

    Desde:
    11 Out 2012
    Mensagens:
    1 322
    Gostos Recebidos:
    374
    Já não sei qual é, mas há uma referência que da em todos....
     
  10. pratinhol

    pratinhol

    Desde:
    16 Jun 2009
    Mensagens:
    9 345
    Gostos Recebidos:
    13 322
    Teem a certeza que é do injector ? Troquem a injector de posição com outro para ter a certeza que é do injector
     
  11. PETER

    PETER

    Desde:
    21 Fev 2007
    Mensagens:
    152
    Gostos Recebidos:
    8
    Sim, o injetor do cilindro 4 está danificado. Temos a certeza... A questão agora é que os injetores que tenho para substituir não comunicam com a Centralina e não se sabe se será possível fazer a reprogramação.

    Estou à procura de um Injetor BOSCH ref.a 038130073F J_ ou outro que seja compatível
     
  12. PETER

    PETER

    Desde:
    21 Fev 2007
    Mensagens:
    152
    Gostos Recebidos:
    8
    Bom dia

    Acho tão estranho os injetores de uma carrinha a4 b5 não funcionarem na minha carrinha que é igual mas tem mais um ano. A dadora de "órgãos", motor AJM, é de 2000, e a minha, a receptora, motor AJM é de 2001.
    Conclusão: o mecânico vai tentar reprogramar a Centralina mas diz que pode não ser possível... Será mesmo assim ?
    Já vos aconteceu algo assim ?

    Ps:
    Estou à procura de um Injetor BOSCH ref.a 038130073F J_ ou outro que seja compatível
     
  13. madlima29

    madlima29

    Desde:
    6 Jul 2009
    Mensagens:
    13 101
    Gostos Recebidos:
    4 276
    Mas ele já tentou limpar o injetor sob pressão?
     
  14. PETER

    PETER

    Desde:
    21 Fev 2007
    Mensagens:
    152
    Gostos Recebidos:
    8
    Ele mostrou me o injetor... Está mesmo partido. Não dá para reutilizar.
     
  15. Sergio Fininho

    Sergio Fininho

    Desde:
    11 Jul 2011
    Mensagens:
    2 468
    Gostos Recebidos:
    780
    Acho estranho... Podes trocar por outros de outra ref. Eu ja montei os de 130 no meu motor AJM apenas nao notas nada de especial .. Ou seja se nao for programado serem maiores ( débito) ou nao nada faz ...a carrinha anda igual ..

    Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
     
    Last edited: 15 Abr 2019

Partilhar esta página