IC19 e a definição de uma SCUT

e vocês pagam?

Os investimentos nelas têm que ser pagos, ou seja, o Governo tem que as pagar, ou seja, as pontes têm que ser pagas. Não vale a pena comparar o custo das pontes cá de cima com as de Lisboa. Necessidades diferentes, como é lógico. Tendo em conta o elevado investimento em algumas pontes de Lisboa há que recuperar de alguma forma. (As concessionárias que adequeriram os direitos têm que recuperar o capital investido, claro que às vezes abusam mas disso saberão melhor os Lisboetas que eu)...
 
Tinoni, não respondi ao offtopic porque não vale a pena entrar com insultos. Aqui ninguém se faz de coitadinho!

Quanto a olhar para o meu umbigo, claro que olho. As minhas dívidas sou eu que as pago. No dia em que organizarem algo decente a nivel nacional contra as Scuts logo se vê!

A das pontes penso que está respondido em cima, no meu último post. Pelo menos é o entendimento que tenho sobre essas portagens nas pontes!
 
Eishh tanto stresss.. LOLOLOLOLOL

Pessoal deixem o norte e centro e venham para o baixo alentejo.. :D

Transito nao existe... Portagens so na A2... Stress o que é? Habitação lowcost, comida da caseira e barata, boas estradas secundarias...

So ali a costa de sines é que é um bocado agitada mas de resto exelente.. :D
 
É elementar... pagam uns, pagam todos.
Segundos os índices conhecidos, estão a pagar portagens as zonas menos "ricas", enquanto a zona de lisboa e vale do tejo que tem rendimentos ao nível da média Europeia não quer!!

é pena que não seja verdade... na volta contribuo para a boa média e não sabia... not. :)

eu não sou contra que se pague e se tem de se pagar, deve ser mesmo quem usufrui. agora sim acho que se deve pagar quando há reais alternativas. no caso especifico da ic19 que uso diariamente, como faço no sentido contrário, vejo bem o transito parado no sentido da hora de ponta. alternativa paga tens a IC16 nova que liga A5 à CREL, ambas pagas também. Já as usei quando precisava mesmo não parar no meio do trânsito. Agora à IC19 não tem alternativa não paga.

já que falam da comparação, não comparem norte sul que são realidades distintas. quem vive no norte claro que defende o que é seu sem conhecer a realidade do sul e o mesmo se passa ao contrário. só uma coisa sempre me fez confusão. as duas pontes cá em baixo se pagarem e ai em cima não. mas nunca pus essa questão porque mais uma vez não conheço a fundo essa realidade. um exemplo brutal é a N125 vs Via do Infante. a N125 é absolutamente impraticável. além de passar por todas as centenas de povoações, com todas as suas condicionantes, a grande maioria tem os piso em muito mau estado.

quanto a refilarem. quando surgiu a situação das scuts, a contestação foi geral, nacional. claro que houve pessoas que em entrevista achavam bem que pagasse apenas as pessoas que as usassem e não o resto do pais. mas esse raciocínio serve para qualquer scut. desde o norte à via do infante. perguntem às pessoas do norte se aceitam pagar a crel por exemplo. não tem lógica.
 
O IC 19 não tem alternativa... A A28 a A29 e A41 também não. E eram estradas que já existiam a 20 anos, não são novas.
Por esta razão o não haver alternativa, não pode servir para justificar o não pagar portagens. É de elementar justiça.

As famosas pontes que surgem sempre nestas discussões:
- Somando das 3 pontes rodoviárias (arrábida, freixo e infante), ainda ficas a 221 metros de atingir o comprimentos ->apenas<- da ponte 25 de abril.
E como deves imaginar, o menor comprimento de uma ponte, desde exponencialmente a diferença no tempo e custo de uma obra.

A ponte da arrábida e a 25 de abril foram construídas quase ao mesmo tempo na década de 60:
Uma custou 240 mil contos... a outra dois milhões e duzentos mil contos.

- Assim como o custo de manutenção anual da 25 de abril deve ser incomparávelmente superior, devido a obrigação de usar materiais diferentes devido a extensão.
- A exploração da ponte 25 de abril foi usada como moeda de troca para ser construída a Vasco da Gama.

A CREL foi construída de raiz, gerou mobilidade... as scuts aqui são estradas aqui já existiam a 20 anos! Mais valias na mobilidade: ZERO
 
Eu dá-me vontade de rir quando ouço pessoas dizer que nao há alternativas :p :p

É logico que nao há alternativas, mas nao há nem no norte nem no sul

eu sou de guimarães e se quero ir ao porto tenho de ir pela auto estrada porque nao tenho alternativa, será que também tinha direito a nao pagar a AE Guimarães porto??


Enfim,

O Conceito de utilizador pagador sempre foi o mais correcto........ infelizmente quem criou as SCUTS fez para ganhar votos, o problema é que foi mais uma forma de enterrar i país e aumentar défices e endividamentos.
 
O IC 19 não tem alternativa... A A28 a A29 e A41 também não. E eram estradas que já existiam a 20 anos, não são novas.
Por esta razão o não haver alternativa, não pode servir para justificar o não pagar portagens. É de elementar justiça.

As famosas pontes que surgem sempre nestas discussões:
- Somando das 3 pontes rodoviárias (arrábida, freixo e infante), ainda ficas a 221 metros de atingir o comprimentos ->apenas<- da ponte 25 de abril.
E como deves imaginar, o menor comprimento de uma ponte, desde exponencialmente a diferença no tempo e custo de uma obra.

A ponte da arrábida e a 25 de abril foram construídas quase ao mesmo tempo na década de 60:
Uma custou 240 mil contos... a outra dois milhões e duzentos mil contos.

- Assim como o custo de manutenção anual da 25 de abril deve ser incomparávelmente superior, devido a obrigação de usar materiais diferentes devido a extensão.
- A exploração da ponte 25 de abril foi usada como moeda de troca para ser construída a Vasco da Gama.

A CREL foi construída de raiz, gerou mobilidade... as scuts aqui são estradas aqui já existiam a 20 anos! Mais valias na mobilidade: ZERO

Eu dá-me vontade de rir quando ouço pessoas dizer que nao há alternativas :p :p

É logico que nao há alternativas, mas nao há nem no norte nem no sul

eu sou de guimarães e se quero ir ao porto tenho de ir pela auto estrada porque nao tenho alternativa, será que também tinha direito a nao pagar a AE Guimarães porto??


Enfim,

O Conceito de utilizador pagador sempre foi o mais correcto........ infelizmente quem criou as SCUTS fez para ganhar votos, o problema é que foi mais uma forma de enterrar i país e aumentar défices e endividamentos.

mais uma vez, a comparação norte e sul.

pontes:

se as pontes do norte são mais curtas, foram feitas de graça e portanto não têm portagens. como as do sul custaram dinheiro, podem e devem ter portagens. é uma boa lógica... not. as portagens podem e devem ser adequadas ao percurso.

alternativas.

alguém disse que as do norte tinham alternativas? não pois não... bem me parecia...

engraçado que não comentaram a via do infante. olha que também pertence ao sul ;)
 
A via do Infante não deve ter portagens, porque não existe uma alternativa válida.
Tal como não existe no IC19, A28, A29 e A41...

MAS se todas têm ou vão ter portagens, porque raio o IC19 não as deve ter também?
O infante é uma estrada nova, e as A28, A29 e A41 foram remodeladas... OK. Mas o IC19 também não foi?

---------------------------------------------------------------------------
Os custos de contrução e manutenção são necessáriamente incomparáveis.
Só os custos das intervenções necessárias a cada 10 anos na 25 de abril, dá para construir uma ponte no Porto novinha ao lado da D.Luís.
 
mais uma vez, a comparação norte e sul.

pontes:

se as pontes do norte são mais curtas, foram feitas de graça e portanto não têm portagens. como as do sul custaram dinheiro, podem e devem ter portagens. é uma boa lógica... not. as portagens podem e devem ser adequadas ao percurso.

alternativas.

alguém disse que as do norte tinham alternativas? não pois não... bem me parecia...

engraçado que não comentaram a via do infante. olha que também pertence ao sul ;)

Eu nao faço absolutamente nenhuma comparção norte e sul, eu falo na globalidade

sou um forte defensor das portagens em todas as SCUTS, sempre fui, custa a pagar mas é uma questão de justiça ;)


Quanto a estradas congestionadas comprem uma scooter 125, agora até nem precisam de carta para condixir :twisted:
 
mais um pouco a ponte 25 abril dá prejuizo ao estado LOLOL
Ainda vou é viver para o Algarve nao tenho problemas com portagens nas pontes nem com Scuts...
 
Last edited:
Bem, se o IC19 for "portajado", passa a ser Auto-estrada certo ? quer dizer que a velocidade limite naquela via passa a ser de 120kms/h... boa... acabaram-se as multas... ihihihih


EDIT: Um gajo tem de ver o lado positivo da coisa....
 
A via do Infante não deve ter portagens, porque não existe uma alternativa válida.
Tal como não existe no IC19, A28, A29 e A41...

MAS se todas têm ou vão ter portagens, porque raio o IC19 não as deve ter também?
O infante é uma estrada nova, e as A28, A29 e A41 foram remodeladas... OK. Mas o IC19 também não foi?

Para mim A22 (Via do Infante) tem uma alternativa ao nível da A28 (ou melhor... o que nao é dificil) portanto se a A28 paga é mais que justo que a A22 também o faça!
Mas em vez de discuterem isto.. e de se falar de norte e sul.. porque nao falarmos todos a uma voz?

Porque o IVA a 6% no Golf e subir na electricidade e gás de 6 para 23%??!?!
Ah pois é o Golf é um bem essencial... já me esquecia.. ou então porque se planeia subir o IVA na restauração de 6 para 23%???
Porque temos tantos deputados??!? (Ah e olhem que ninguem dos partidos principais tenciona fazer diminuir esse numero).
Porque o gabinete do primeiro ministro ter 20motoristas ou proximo disso? E claro.. 20 carros topo de gama.... para os senhores secretários de estado...
Porque de os Gestores das Empresas Publicas ganharem as fortunas que ganham???!??! Sao melhores que os outros de uma forma tao grande que compensam o que ganham? NAO! Na grande maioria
as empresas das quais estao á frente até dão prejuizo... ah mas eles ganham na mesma os prémios de desempenho no fim de cada ano....!
É isto que temos que combater.. as portagens nas scut.. seja... nao há problema.. agora vamos é por na ordem os chulos que "governam" isto... e que vivem á nossa conta e á grande!!!
Norte e Sul... nao tarda estamos é todos a ver quem vive pior.. como forma de comparação....!
 
Back
Top