IC19 e a definição de uma SCUT

Em Portugal temos estas situações...
- Antigo IC24 entre o aeroporto e Alfena, existe a mais de de 20 anos.
Sem necessidade nenhuma, passaram a via rápida de 2 para 3 faixas e passou a ser A41 scut.

- O IC1 entre o aeroporto e Vila do Conde, existe a mais de 20 anos.
Meteram um tapete novo e passou a ser A28 scut.

- O IC1 entre Vila Nova de Gaia e Espinho, existe a mais de 20 anos.
Fizeram umas obras no traçado antigo, e ficamos com uma coisa que não é AE em nenhuma parte do mundo, e passou a ser A29 scut.
Apenas o troço entre espinho e albergaria é novo, e este sim com perfil de AE.

- A ligação da A1 (Albergaria) para Aveiro existe a mais de 20 anos.
Fizeram umas obras no traçado antigo, e passou a ser scut.
Neste momento, quem sai da A1 e quer ir para Aveiro, as placas só indicam o caminho pela scut.

- A via do infante que nunca foi projectada como scut
Vai passar a ser scut.

Em 2010 todo o país não abrangido pelas scuts, comentava nas TV's que achava muito bem o princípio do utilizador pagador.
Foi algo que me deixou perplexo, ver a comunicação social entrevistar pessoas na rua na grande Lisboa, sobre as portagens a Norte.
As pessoas falavam sobre algo que desconheciam por completo. "Pagam outros que não eu? Acho muito bem o utilizador pagador..."

Enfim... 1 anos depois:
Este mês fala-se em passar o IC19 para scut, e temos um levantamente popular a sul!
Ora bem, se o IC19 teve obras brutais recentemente... porque não é scut tal como as outras que tiveram também obras?

As maioria dos porticos das scuts actuais são injustos? São.
É do mais elementar: Se é impossível aplicar a justiça, então que se aplique a injustiça a todos, para haver justiça.
 
Eu nunca fui muito a favor dessas coisas da scuts.. principalmente quando a manutenção dos porticos sao mais caros do que se tivessem la pessoas a cobrar portagem.
 
Concordo a 100% com o teu post e com a tua indignação.. principalmente à frase:

"Se é impossível aplicar a justiça, então que se aplique a injustiça a todos, para haver justiça."
 
Em Portugal temos estas situações...
- Antigo IC24 entre o aeroporto e Alfena, existe a mais de de 20 anos.
Sem necessidade nenhuma, passaram a via rápida de 2 para 3 faixas e passou a ser A41 scut.

- O IC1 entre o aeroporto e Vila do Conde, existe a mais de 20 anos.
Meteram um tapete novo e passou a ser A28 scut.

- O IC1 entre Vila Nova de Gaia e Espinho, existe a mais de 20 anos.
Fizeram umas obras no traçado antigo, e ficamos com uma coisa que não é AE em nenhuma parte do mundo, e passou a ser A29 scut.
Apenas o troço entre espinho e albergaria é novo, e este sim com perfil de AE.

- A ligação da A1 (Albergaria) para Aveiro existe a mais de 20 anos.
Fizeram umas obras no traçado antigo, e passou a ser scut.
Neste momento, quem sai da A1 e quer ir para Aveiro, as placas só indicam o caminho pela scut.

- A via do infante que nunca foi projectada como scut
Vai passar a ser scut.

Em 2010 todo o país não abrangido pelas scuts, comentava nas TV's que achava muito bem o princípio do utilizador pagador.
Foi algo que me deixou perplexo, ver a comunicação social entrevistar pessoas na rua na grande Lisboa, sobre as portagens a Norte.
As pessoas falavam sobre algo que desconheciam por completo. "Pagam outros que não eu? Acho muito bem o utilizador pagador..."

Enfim... 1 anos depois:
Este mês fala-se em passar o IC19 para scut, e temos um levantamente popular a sul!
Ora bem, se o IC19 teve obras brutais recentemente... porque não é scut tal como as outras que tiveram também obras?

As maioria dos porticos das scuts actuais são injustos? São.
É do mais elementar: Se é impossível aplicar a justiça, então que se aplique a injustiça a todos, para haver justiça.

vais ser mais uma ou menos uma ja não faz diferença ja que aqui todas se pagam
 
É elementar... pagam uns, pagam todos.
Segundos os índices conhecidos, estão a pagar portagens as zonas menos "ricas", enquanto a zona de lisboa e vale do tejo que tem rendimentos ao nível da média Europeia não quer!!
 
estranho pois por aqui contam-se por uma mão as que não se pagam

A que acabaram o ano passado não pagam pois não? CRIL penso eu.. não tenho a certeza do nome.. o IC19 que deve ser a estrada que mais leva gente a LX também não paga...

O Eixo Norte Sul paga? Também estou na duvida mas penso que não...

Se calhar era só a A5 e a CREL que se pagava...
 
Pois mas pagares portagem num estrada como o IC19 que na hora de ponta estás parado, não tem muito de correcto. Deverias pagar numa estrada que pudesses beneficiar alguma coisa, agora o IC19 que nem sequer é alternativa e que foi construída por cima de algumas estradas nacionais que vinham desde Sintra até ao limite de Benfica... Até a A5 já de si em hora de ponta deveria ter um desconto!
 
vais ser mais uma ou menos uma ja não faz diferença ja que aqui todas se pagam

"- Já que aqui todas se pagam". Não é bem verdade... Penso que estas não têm portagens...
- Eixo norte-sul (todo)
- A1 (entre Lisboa e Alverca)
- A2 (entre Lisboa e Coina)
- A5 (entre Lisboa e Porto Salvo/Oeiras)
- A8 entre (Lisboa e Loures)
- A23 (toda)
- IC2 (todo, entre Lisboa e Póvoa de S.ta Iria)
- IC2, (todo, entre Almada e a Costa de Caparica)
- IC17/CRIL (todo)
- IC19 (todo, entre Lisboa e Sintra)
- IC21 (toda, entre Coina e o Barreiro)
- IC32 (toda, entre a A2 (Coina) e Alcochete)

Não se trata de uma guerra norte-sul, é apenas isto:
Se fizeram obras a norte em estradas que já existiam, e agora são scuts com portagens...
... porque fizeram obras no IC19 (dezenas de milhões de euros), e o IC19 não é scut!

Qual será o critério para isto fazer sentido. O problema é que esse critério não existe.
 
Pois mas pagares portagem num estrada como o IC19 que na hora de ponta estás parado, não tem muito de correcto. Deverias pagar numa estrada que pudesses beneficiar alguma coisa, agora o IC19 que nem sequer é alternativa e que foi construída por cima de algumas estradas nacionais que vinham desde Sintra até ao limite de Benfica... Até a A5 já de si em hora de ponta deveria ter um desconto!

Eu trabalhei no TagusPark e morava em Carnaxide (Ok é no sentido contrário do transito), e a alternativa que tinha à A5 estava sempre vazia de carros... o pessoal gosta é do mais fácil, nem que isso se transforme no mais lento...

Em relação ao IC19 com o fim das obras duvido imenso que tenha o mesmo transito que teve antes, e durante as obras.. É que se tem é porque há mais gente a vir de carro...
 
"- Já que aqui todas se pagam". Não é bem verdade... Penso que estas não têm portagens...
- Eixo norte-sul (todo)
- A1 (entre Lisboa e Alverca)
- A2 (entre Lisboa e Coina)
- A5 (entre Lisboa e Porto Salvo/Oeiras)
- A8 entre (Lisboa e Loures)
- A23 (toda)
- IC2 (todo, entre Lisboa e Póvoa de S.ta Iria)
- IC2, (todo, entre Almada e a Costa de Caparica)
- IC17/CRIL (todo)
- IC19 (todo, entre Lisboa e Sintra)
- IC21 (toda, entre Coina e o Barreiro)
- IC32 (toda, entre a A2 (Coina) e Alcochete)

Não se trata de uma guerra norte-sul, é apenas isto:
Se fizeram obras a norte em estradas que já existiam, e agora são scuts com portagens...
... porque fizeram obras no IC19 (dezenas de milhões de euros), e o IC19 não é scut!

Qual será o critério para isto fazer sentido. O problema é que esse critério não existe.

Para que não seja uma guerra norte-sul, como tu próprio dizes que não se trata de tal, faz o mesmo exercício em relação às estradas que circundam o Porto. Não te esqueças da VCI.
 
Pois mas pagares portagem num estrada como o IC19 que na hora de ponta estás parado, não tem muito de correcto. Deverias pagar numa estrada que pudesses beneficiar alguma coisa, agora o IC19 que nem sequer é alternativa e que foi construída por cima de algumas estradas nacionais que vinham desde Sintra até ao limite de Benfica... Até a A5 já de si em hora de ponta deveria ter um desconto!

Por essa lógica muitas a norte que foram agora portajadas nunca o seriam. O que aqui está em causa é a definição de Scut que técnicamente pelo que aparenta é uma via rápida de duas ou mais faixas, e que a norte sao neste momento todas pagas.. á excepção do Troço Feira - Miramar porque nem faixas de emergencia tem, alem de as faixas serem extremamente estreitas, o separador se o minimo possivel (betao) e de ter mais curvas que rectas (nao fosse este o antigo IC).

Ou é para todos ou que não seja para ninguém!
Como disse o CutKiller, pelo que se vê das SCUT a norte, entao o Eixo Norte-Sul, a CRIL, o IC19 e outras teriam que ser portajadas a sul.
Ah e eu sou defensor que a Via do Infante (A22) no Algarve pague portagem.. se a N125 nao tem condições que se dirá da N13 onde por exemplo em Vila do Conde esta se insere na cidade, com cruzamentos, acesso da praia, rotundas várias, passeios de ambos os lados, e faixas extremamente estreitas...!
Nao se queiram fazer dois países...
 
Pois mas pagares portagem num estrada como o IC19 que na hora de ponta estás parado, não tem muito de correcto.

Entra de Espinho para Gaia pelo antigo IC1 (novo nome: A29) em hora de ponta... Mas aqui pagas portagem, e alternativa chama-se A1, também com portagem.
Junta a isto, pagares para circular actualmente na estrada com mais sinistralidade em Portugal.
 
Para que não seja uma guerra norte-sul, como tu próprio dizes que não se trata de tal, faz o mesmo exercício em relação às estradas que circundam o Porto. Não te esqueças da VCI.

A VCI penso que é equivalente ao eixo Norte/Sul, embora não tenha bem perfil de AE.

Excluindo a VCI, o que resta? (Espero não me esquecer de nenhum...)
- A1 (apenas entre Carvalhos e o Freixo) - 8kms
- A3 (entre as portagens e a VCI) - 5kms
- A4 (entre as portagens e a VCI (que partilha com a A3) - 3kms
- A28 (entre o Porto e Perafita) - 4 kms
- IC23 (entre a VCI e Gondomar) - não sei ao certo... 15 a 20 kms!
(kms meramente indicativos a olhometro)

Na loucura 80kms sem portagens. Certamente nas que indiquei a sul sem portagens terá quase 1000kms.

Não é uma guerra norte sul. É discutir critérios, e aparentemente a falta dele que cria injustiças e divide o país.
 
Back
Top