HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY, Resolvido outra X

Re: HP Pavillion DV9000

Pessoal o problema esta de volta mas agora fica aqui um DIY para quem sofre com o mesmo








E fica o site para se desenrascarem sosinhos com o vosso portatil ;)

http://www.insidemylaptop.com

Quem e amigo quem e???????
 
Last edited by a moderator:
Re: HP Pavillion DV9000 Problema de Volta DIY

Ja esta todo desmontado e quero crer que vai sobrar pecas... ou faltar parafusos no final :D
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

Pessoal, depois de desmontar o cooler da placa grafica, quando nao e o meu espanto, estava uma moeda de 5 centimos entre o processador da placa e o dissipador de calor
:wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow::wow:

Na realidade quando fui ao tecnico ele falou-me que tinha de soldar e nao sei que e na realidade limitou-se a enfiar uma moeda, dasss, o facto e que resolveu o problema por uns meses, agora segui a risca o primeiro video, o que aquece o chip com uma tocha, nao e que resultou??????? esta a trabalhar cinco estrelas :p:p:p:p:p:p:p ate fiquei de boca aberta quando aquilo comecou a trabalhar :wow:


Ja sabem, quem tiver este problema siga o 1o video, compre umas cervejolas porque vao levar um dia inteiro de volta daquilo, e ca uma canseira para desmontar tudo...
E nao se esquecam, facam o ensaio antes de montar tudo, tal como no video.

No final perdi amor a caixa e abri varios buracos com uma broca de 10mm por baixo da grafica para uma melhor respiracao, e apliquei uma chapa de metal entre o dissipador e a moeda, :p:p sim deixei ficar a moeda :D depois ponho uma foto do que fiz

;)
 
Last edited:
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

:palmas::palmas::palmas::palmas: Excelente! :palmas::palmas::palmas::palmas:
Amanha vou-me aventurar a fazer isso no meu dv2000.. Pedi orçamento na hp, queriam-me 550€ para reparar o portátil.. Já está "encostado" há uns 2 meses cá em casa portanto s correr mal tb não perco nada :p
Aquilo ainda tem é um bocado de lavoura p desmontar/montar, já o fiz uma vez e haja paciencia..
Vitor, três questões:
Cm fizeste p memorizar em q sitio é cada parafuso? É q vai saír uma mão deles de varios tamanhos e feitios, qdo o desmontei sobraram-me dois dos mais compridos :D
O maçarico usado para aquecer é daqueles dos canalizadores? A q distância e qto tempo mais ou menos é q aquilo tem de estar a "assar"?

Cumps
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

:palmas::palmas::palmas::palmas: Excelente! :palmas::palmas::palmas::palmas:
Amanha vou-me aventurar a fazer isso no meu dv2000.. Pedi orçamento na hp, queriam-me 550€ para reparar o portátil.. Já está "encostado" há uns 2 meses cá em casa portanto s correr mal tb não perco nada :p
Aquilo ainda tem é um bocado de lavoura p desmontar/montar, já o fiz uma vez e haja paciencia..
Vitor, três questões:
Cm fizeste p memorizar em q sitio é cada parafuso? É q vai saír uma mão deles de varios tamanhos e feitios, qdo o desmontei sobraram-me dois dos mais compridos :D
O maçarico usado para aquecer é daqueles dos canalizadores? A q distância e qto tempo mais ou menos é q aquilo tem de estar a "assar"?

Cumps

Para os parafusos e facil tens que os catalogar bem e por em sitios diferentes XD
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

Por acaso desmontei tudo sem memorizar nada, no final faltou-me cerca de uns 6 ou 7 parafusos :D
O que realmente tens de ter atencao e a memorizar os cabos, e cuidado ao desmontar os mesmos, sao muito
frageis especialmente as fitas.
Quanto ao aquecimento usei realmente uma tocha de canalizador, tens mesmo de usar a prata para nao danificar a motherboard, eu usei prata de cozinha dobrada umas 4 vezes para proteger a motherboard, cuidado ao dar calor, nao pode ser demasiado para nao matares a placa grafica :D , eu dei calor cerca de 40 segundos, sempre as voltas como mostra o video.
Limpa bem o chip para veres qual deles realmente e o da grafica, no meu caso nao era o mesmo como mostra o video.
Nao esquecer de comprar massa dissipadora de calor e usar a dita moeda de 5 centimos entre o dissipador e o chip.

Boa sorte
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

E pronto, ressuscitou :p :p: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Mais logo "posto" fotos
O meu mto obrigado :pray: ;)
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

vítor por acaso já fabriquei placas onde levavam chip's desses, o que deve acontecer no portatil é que esse chip é soldado por baixo, ele tem varias "esferas" por baixo de solda que ao levar calor sao soldadas a motherboard, com o calor do portatil, essas esferas que sao nada mais que solda, derreteram e uniram-se umas as outras, fazendo com que o chip deixe de funcionar! Ao dares calor, a solda volta ao sitio original, (quem faz soldadura de material electronico sabe bem pk disso acontecer!) A cena da moeda, falas-te nas de 5 centimos é pk ela é de cobre, e como se sabe o cobre é o melhor material de condutividade de calor! Por isso o tipo no video meteu lá um bom bocado de cobre para dissipar melhor o calor! Por acaso tive um stress desse's mas foi num INsys, o monitor tb morreu! Desde que foi arranjado até agora está sempre a 100%!
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

vítor por acaso já fabriquei placas onde levavam chip's desses, o que deve acontecer no portatil é que esse chip é soldado por baixo, ele tem varias "esferas" por baixo de solda que ao levar calor sao soldadas a motherboard, com o calor do portatil, essas esferas que sao nada mais que solda, derreteram e uniram-se umas as outras, fazendo com que o chip deixe de funcionar! Ao dares calor, a solda volta ao sitio original, (quem faz soldadura de material electronico sabe bem pk disso acontecer!) A cena da moeda, falas-te nas de 5 centimos é pk ela é de cobre, e como se sabe o cobre é o melhor material de condutividade de calor! Por isso o tipo no video meteu lá um bom bocado de cobre para dissipar melhor o calor! Por acaso tive um stress desse's mas foi num INsys, o monitor tb morreu! Desde que foi arranjado até agora está sempre a 100%!

Eu por acaso ja tinha percebido isso mas nao sabia que podia-mos aplicar calor assim em cima dum chip, sei que nao se pode abusar porque podemos criar bolhas no chip e ai lixou-se, foi pena esta informacao nao ter vindo antes de gastar dinheiro mas prontos...

Amigo Plainas nao tens de agradecer, boa informacao merece ser oferecida a todos, nao te esquecas de abrir uns buracos por baixo da zona da grafica e meter um suporte de arrefecimento por baixo do PC senao daqui a uns meses volta ao mesmo. Fico muito contente que tenha resultado, e que tal a canseira a abrir e a fechar aquilo hein ?????
Quantas horas foram????

Entre a moeda e o dissipador pus mais uma chapa comprida, nao e cobre mas e muito fina, longa e dei-lhe uma volta por cima do dissipador ficando junto aos buracos que fiz, com o suporte de arrefecimento por baixo nota-se que ficou mais fresco, agora nem se sinte o ventilador a trabalhar constantemente como antigamente...
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

Ora vou contar um bocado da minha aventura :p
Não demorei mto tempo pq já tinha desmontado o portátil anteriormente, já sabia algumas manhas, no entanto aínda demorei umas 2 horas até ficar com este aspecto:
01082010066.jpg


Dps foi dar calor com o belo do maçarico de canalizador :D em circulos por cima do chip da grafica por cerca de 30 segundos.. Cm o Vitor tb usei aluminio de cozinha dobrado em 4 partes.. Sinceramente qdo estava a dar calor a minha esperança era zero ou menos lol pois é estranho componentes tão sensiveis estarem a levar calor daquela maneira.. Dps disto toca a limpar tdo, massa térmica com força e a bela da moeda de 5cent entre o chip e o dissipador.. No meu caso, não sei s é igual em tdos, tinh tipo uma esponja entre o chip e o dissipador.. Não sei cm os gajos da hp dissipam calor com esponja mas ok.. Dps de montar o basico, ligo o gajo e qual não é o meu espanto, aparece-me isto:

01082010067.jpg


A tão aguardada imagem, até m passei qdo vi isto, pensei "sou mmo bom" :p :p :D

Toca a montar tdo, testar e cá está, ficou assim:
01082010068.jpg


Sobraram-me os mmos dois parafusos compridos q da outra vez q o tinha desmontado :p :p possivelmente troquei-os com dois mais curtos do teclado, pois faltam dois no teclado q ficou apenas com um.. E pronto fiquei tdo contente pois após o orçamento de 550€ seria um portátil relativamente recente q ficaria aqui encostado..
Acabei por não fazer furos, s vir q aquece mto faço-os, notei q agora não aquece tanto cm antes nem a ventoínha funciona tanto..
Resta-me agradecer mais ma vez ao Vitor Faria e à excelente info q aqui postou.. :palmas: :palmas: :pray:
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

Acabei por não fazer furos, s vir q aquece mto faço-os, notei q agora não aquece tanto cm antes nem a ventoínha funciona tanto..

Olha, eu tembem confiei no tecnico que disse que nao era preciso fazer os furos e bem que me arrependi, pois passado cerca de 2 meses
voltou ao mesmo...

Mas pronto se voltar a acontecer ja sabes o que tens de fazer, desmontar tudo outra vez e dar calor :p :p :p :p
 
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

Fica aqui as fotos do animal, nao tirei fotos durante a reparacao por esquecimento mas fica aqui o resultado final.

Uma foto grande para perceberem como coloquei a chapa de arrefecimento. como podem ver a chapa dobra a partir de cima para baixo na foto, os furos foram feitos com uma broca de 10mm de diametro.

20100802004.jpg



Resultado final com pagina da audipt aberta claro :D

20100802002n.jpg
 
Last edited:
Re: HP Pavillion DV9000 Prob Nvidia DIY Resolvido

Ja passou quase uma semana, e posso garantir que a furacao e mesmo uma mais valia para a maquina, antigamente ao fim de uns minutos a trabalhar o teclado aquecia, e quando se
encostava a mao toda a zona superior esquerda estava muito quente e a zona direita tambem um pouco quente, agora esta sempre fresquinho, a serio impecavel, nem o cooler do proprio
portatil trabalha tanto, nem uma infima parte que antigamente, o unico calor que se sinte e na zona dos 2 discos rigidos e mesmo assim nao e nada de especial.
Por isso recomendo a possiveis futuros users com este problema para fazerem os buracos e a colocar uma base de arrefecimento de portateis por baixo.

cumps
 
Back
Top