Homologação de jantes de medidas não homologadas pela marca

Como já vi que as pessoas não gostam de procurar, vou criar este tópico que acho que é do interesse geral, e por isso acho que poderia ficar inamovivel.

vou colocar aqui o que eu tive que fazer para homologar as jantes 18" na minha Viano...

1º contacto:

Boa Tarde,

Gostava de saber os procedimentos necessários para procede há Homologação de jante de 18"
e pneus 245/45/18 na minha viatura. A viatura é da Mercedes- Benz modelo Viano 2.2 CDI
Ambiente, e trouxe montado de fábrica pneus na medida 225/55/17.

Certo de uma resposta vossa, aguardo

Atenciosamente

Paulo Leal

resposta:
Mostrar este HTML numa nova janela?

Exmo. Sr. Paulo Leal,

A LTA precisa dos seguintes documentos para dar inicio ao processo e a uma primeira analise.

-O Livrete (enviar por Fax ou por email)

-A medida pretendida

- Contactos telefónicos da pessoa interessada(para podermos marcar os ensaios)

O LTA não informa que tipo de pneus ou medida pode comprar, mas realiza ensaios a veículos com o pneumático que quer homologar, é feita uma analise individual a cada veículo.

Aguardamos que nos envie esta informação e nos anuncie o inicio do processo, para o podermos registar na nossa relação de serviços. Se realizar os ensaios em braga, é marcado em poucos dias os ensaios.

IMPORTANTE: Mais informamos que o veiculo para realizar os ensaios com sucesso não pode ter alterações que influencie os ensaios(ex: o pneumático não pode sair da carroçaria nem pode “roçar” em lado nenhum;…) e tem que ter os pneumáticos que quer homologar para realizar os ensaios.

Posteriormente será marcada uma inspecção ao veículo a realizar nas nossas instalações (no kartódromo de Braga ou no Aeródromo de Santarém), sendo no final do processo enviada uma Declaração de Conformidade ao proprietário do veículo, a qual deverá ser entregue na DGV.

O custo de tudo o processo é de 125€ + IVA.

Com os melhores cumprimentos.
______________________________________________

L.T.A.-Laboratório de Tecnologia Automovel, Lda

Rua do Carregal - Lugar da Aldeia

4700-687 Palmeira - Braga

Tel.:351 253 627 409/10

Fax.:351 253 627 411

E-mail: geral@lta.pt

a minha resposta ao pedido deles:

Boa tarde,

Junto envio fotos do livrete da viatura, pois neste momento não tenho o digitalizar) para darem inicio ao processo.

A medida que pretendo homologar é 245/45/18.

O meu contacto é o 000 000 000

Gostava ainda de saber se também fazem a homologação de películas escuras.

Sem outro assunto,

Paulo Leal

depois fui contactado por tlm para marcar a data do exame/prova.

o exame/prova demorou +/- 10 min.

4 dias depois recebi em casa o certificado de homologacão:

vianots7.gif


e pronto, não fica barato, mas acho k vale a pena, as multas também não são baratas... 8)
 
Last edited by a moderator:
b3rth3l0t disse:
para mim so tem um mal..haver so em braga :'(..ja podiam abrir uma sucursal em lisboa :p
fazem uma vez por mês se não estou em erro em santarém no aerodromo ;)

Edit:

retirado de um tópico k está nesta secção...

oias ppl , tenho um audi b5 2.5 tdi de 99 e na siva negaram-me por completo a homolegaçao de 225/40/18 dito por eles que o maximo desde modelo se ficaria pelos 225/45/17.. andei andei andei até que descubri em foruns aqui na net uma empresa em braga que é a LTA laboratorio de tecnologia automovel que sao os unicos que conseguem homologar medidas acima das possiveis... entao foi assim... como sou de setubal telefonei a eles o que tive apenas de fazer foi enviar por email a fotocopia do livrete do veiculo e a fotocopia do cartao de contribuinte ,eles vêm uma vez por mês ao aerodromo de Santarem , aproveitei sendo muito mais perto para mim e marquei... e lá fui eu ao Aerodromo para um inspector me fazer alguns testes ao carro que passam pelo Slalon uns oitos uns circulos para uma lado e para o outro para se certificarem que nao roça e angulos se viragem , foi cerca de 10 a 15 minutos cada carro e correu tudo 5 estrelas o valor a pagar logo antes dos testes sao 151,20 e se por ventura o carro reprovar sao 50% desse valor para uma segunda tentativa, estavam lá corsas C a passarem com jante 17, eu acabei de receber o papel por eles enviado para me deslocar á DGV pagando mais 30 euros para substituiçao do documento e voilá... 225/40/18 no B5 uma dica para quem lá for.. certefiquem-se que nao levam espaçadores... que as rodas nao saiem fora das extremidades do veiculo e que as diferenças de medidas para as de origem nao excedam os 5 % podem fazer o calculo disso no site da pneu beato no meu apenas deu 0,45% de diferença .. á..!!! e se têm amor aos 151, 20 euros e nao querem vir de lá certamente com o carro chumbado nao levem o carro muito rebaixado...como vi lá um Xsara que a roda estava para dentro da cava da roda... enfim... á gajos aventureiros... para quem estiver interessado aqui fica o link do site da LTA com os contactos http://www.lta.pt/LTA_Contactos.html
Um abraço a todos
 
Antes de mais presumo que esta acção junto da LTA só faça sentido depois da recusa da SIVA em homologar a(s) medida(s) pedida(s).

Pois bem, a minha questão prende-se com os primeiros passos a tomar que passarão, julgo eu, por contactar a SIVA. E se assim o pensei, melhor o fiz e finalmente à segunda tentativa lá obtive uma resposta (por sinal simpática) ao meu email.

"Acusamos a recepção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Sobre a questão que V. Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que deve ser enviado para o Departamento de Homologações da SIVA, Apartado 9, 2054-909 Azambuja:

Carta de apresentação onde conste de forma explícita a morada para a qual deseja o envio da Informação / Declaração e onde conste o pretendido;

Fotocópia do Livrete da viatura;

Fotocópia do Título de Propriedade;

Fotocópia do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;

Pagamento por transferência bancária N.I.B. 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do B.E.S. número 025/12384/000.2 em favor da SIVA, Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A. no valor de 32,00 Euros;

Original do comprovativo do pagamento efectuado.
Mantendo-nos, como sempre, ao inteiro dispor de V.Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

RELAÇÕES CLIENTES

Maria João Casadinho"


Estaria tudo bem se o meu email não tivesse sido este:

"Exmos. Srs.,

Gostaria de saber quais as medidas de pneumáticos que poderei averbar no livrete da minha viatura cujos dados apresento de seguida:

Audi Modelo: S4(B5)
Matrícula: xxxxxx
Data: xxxxxx
Chassis: xxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Estou particularmente interessado em jante 18", nomeadamente 255/35R18 mas também me interessa saber se é possível montar jante 19". Em suma, quais as medidas que poderei legalizar? Por fim, o que é necessário fazer?"


Ou seja, fiquei na mesma sem saber quais as medidas possíveis e não me parece de todo lógico pagar à cabeça por um serviço que nem sei se me interessará! Antes de voltar à carga gostaria de ouvir as vossas experiências.
 
eles querem que digas a dimensão que estás interessado e só depois é que te dizem se concedem ou não :roll: :roll: :roll:

Mesmo em caso de recusa os 32€ vão a vida :evil: :evil:
 
Mas foi a SIVA que contactei e uma das medidas também já dei: 255/35R18 como está no email que lhes enviei!!!
Esta conduta da parte da SIVA parece-me completamente desprovida de ética.
Lá terei de os contactar novamente, mas receio que receba a mesma resposta chapa 5. :evil:
 
Novo email enviado:

"Exma. Sra. Maria João Casadinho,

Antes de mais obrigado pela sua resposta que me esclareceu efectivamente o que terei de fazer caso deseje avançar para a homologação.

Infelizmente não me elucidou relativamente à minha questão essencial cujo teor repito em baixo:

Gostaria de saber quais as medidas de pneumáticos que poderei averbar no livrete da minha viatura cujos dados apresento de seguida:

Audi Modelo: S4(B5)
Matrícula: xxxxxx
Data: xxxxxx
Chassis: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Estou particularmente interessado em jante 18", nomeadamente 255/35R18 mas também me interessa saber se é possível montar jante 19". Em suma, quais as medidas que poderei legalizar?

Assim, e a menos que as medidas possíveis me interessem, como deve calcular não faz nenhum sentido alterar o livrete. Vamos imaginar, por absurdo, que a única medida possível é a que tenho actualmente. Iria pagar 30EUR para ficar tudo na mesma?!?"


A ver se é desta... :roll:
 
É o procedimento habitual deles, ou alguém já obteve alguma resposta concreta antes de ter de largar a massa para obter a declaração?
 
É lamentavel que isto aconteça no nosso País, para termos uma resposta temos de pagar primeiro, era bom se todos os negócios fossem assim, eu garanto-vos que estava Milionário :p :p
Isto só acontece no nosso País, na EUROPA nada disto é necessário, as jantes já estão homologadas na TÜV, com as devidas medidas dos pneus a colocar, só é necessário o código do registo (KBA), aqui só tenho uma palavra "chu***", na MB por cada pedido de info paga-se só 120€ :eek: :eek: :eek: :eek:
 
estou a tratar de homologar jante 16" numa Ibiza GT TDI de 98, como já não é a Siva o Importador, contactei a Seat Portugal, a resposta foi um pouco diferente da que a Siva dá...

cá está:

Exmo. Sr.

Acusamos a recepção do seu e-mail, que mereceu a nossa melhor atenção.

Para poder averbar no livrete a medida de pneumáticos e jantes que pretende, terá de enviar um pedido por escrito para a SEAT Portugal onde conste a matrícula, data da matrícula, nº de aprovação (homologação) e nº de quadro. Deverá igualmente indicar uma morada e um contacto telefónico.

No caso de estar homologada a medida pretendida, é emitida uma declaração (que tem um custo de 30€ ao qual acresce IVA). Com a declaração, o estimado Cliente (ou a quem o delegar) terá de se deslocar à DGV para a emissão de um novo livrete que contempla a medida de pneumáticos pretendida.

Desta forma, agradecemos que envie estes dados, assim como a fotocópia legível do livrete da viatura e do título de registo de propriedade, para a seguinte morada:

SEAT Portugal
Edifício Expo 98
Av. D. João II, lote 1.07.2.1 – R/C Ala A
1998-014 Lisboa

Esperando ter esclarecido a sua questão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Atentamente,

Rute Rodrigues
Marketing

SEAT Portugal
Edifício Expo 98
Av. D. João II, Lote 1.07.2.1 - R/C
1998-014 Lisboa
http://www.seat.pt


a ver vamos como corre depois...

cochinada disse:
Antes de mais presumo que esta acção junto da LTA só faça sentido depois da recusa da SIVA em homologar a(s) medida(s) pedida(s).
o tópico diz: Homologação de jantes de medidas não homologadas pela marca ;)
 
Chegou tarde mas chegou:

"Acusamos a recepção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Sobre a questão que V. Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que o pagamento dos 32 Euros é para o serviço de consulta ao caderno de homologações da viatura.

A viatura que menciona, não pode levar o tipo de jantes que pretende.

Mantendo-nos, como sempre, ao inteiro dispor de V.Exa., apresentamos os nossos melhores cumprimentos."
 
bem... tb eu estou virado para ir a Braga homologar as 19"... o meu problema está que tenho espaçadores e fui alertado que não passaria com eles... assim sendo vou ter que pedinchar a alguém que me empreste umas 19" que lá entrem para poder fazer a homologação e depois voltam as minhas para o sitio... grande problema é mesmo o facto de ser dificilimo arranjar jantes 19" emprestadas para a minha A4 :(

Paulo, ficaste com o contacto de alguém lá de Braga com quem eu possa falar antes de lá ir a ver se facilitam os espaçadores? :roll:
 
karkov disse:
bem... tb eu estou virado para ir a Braga homologar as 19"... o meu problema está que tenho espaçadores e fui alertado que não passaria com eles... assim sendo vou ter que pedinchar a alguém que me empreste umas 19" que lá entrem para poder fazer a homologação e depois voltam as minhas para o sitio... grande problema é mesmo o facto de ser dificilimo arranjar jantes 19" emprestadas para a minha A4 :(

Paulo, ficaste com o contacto de alguém lá de Braga com quem eu possa falar antes de lá ir a ver se facilitam os espaçadores? :roll:
não, mas é facil, liga para lá, devem te dizer isso sem problemas ;)

sem os espaçadores roça?
 
Back
Top