Historial de problemas com Filtro de Partículas

Olá:

Após consultar os tópicos sobre o assunto que se encontram por este forum, decidi criar este post de modo a informar os utilizadores e potenciar discussões sobre este dispositivo, chamado FAP.

Antes demais posso adiantar que, considero que cada marca criou o seu FAP e, que em todos os casos são os proprietários que o ajudam a desenvolver derivado dos problemas que vão surgindo com a utilização da viatura. Convém também salientar que se trata de um dispositivo que permite reduzir as emissões de CO2 instântaneas, mas que obriga a ir para a estrada, para regenerar o filtro sempre que a luz acende. Como tal obriga a que cada condutor emita mais CO2 com estas deslocações que, de outra forma não seria necessárias.

O meu caso é razão para que se re-inicie esta discussão sobre este duvidoso dispositivo. Passo a descrever:

Comprei, semi-nova em Junho de 2009, a minha A4 2.0 TDI Sline ext de 06/2007 de 170cv, com apenas 20000km.Até Dezembro de 2010 era um prazer possuir esta viatura, e apenas tinha acendido por 3 vezes a luz do filtro de particulas, tendo apagado após realizar o procedimento recomendado pelo fabricante. O estilo de utilização semanal(+-250km) è de 60% em meio urbano e 40% em estradas.
A partir de Dezembro de 2010 è que conheci o verdadeiro FAP. Já com 44000km acendeu a luz do filtro e já não apagou tendo que ir para uma oficina da marca. Aí levou um sensor de pressão e foi feita a regenaração do filtro. Passados mais 3500km acendeu novamente a luz que já não apagou a não ser com a regeneração da oficina e uma actualização de software. Passados 4500km voltou a acender a luz e regressou novamente à oficina oficial tendo levado sensor de temperatura e mais uma regeneração. Passados 500km acendeu a luz e foi para a oficina onde foi feita limpeza de injectores e substituição de cablagem dos injectores. Actualmente com 55000km voltou a acender a luz que não apaga por mais kms que faça para regenerar o maldito FAP.

Resumindo em 10 000km já levou um sensor de pressão, um sensor de temperatura, limpeza de injectores e 5 regenerações na oficina. E não conseguem dar com o problema sem começar a substituir o FAP, ou até mesmo a consola de comando.

Não sei se alguém já passou pelo mesmo, ou se tem alguma sugestão, mas o que é facto é que estou mais saturado que o FAP com todo este problema. Hoje tenho a viatura parada sem saber o que lhe fazer.

A discussão...

Zd
 
Boas, igual ao meu caso... Primeiro sensor de pressão, depois da temperatura... Regenerações umas atrás das outras...
E sempre com problemas de FAP. Resolução dada: Substituição do FAP. Valor: mil e muitos euros + IVA.
Resolução efectuada: remoção do dito filtro. Sei que não é o mais indicado mas visto o valor do mesmo e as chatisses que estava a provocar foi a melhor coisa que fiz...
Abraço
 
Eu também já tive uma pequena Trika com o dito, neste caso no meu Alfa 159. Não me parece que fosse nada demasiado complicado uma vez que lhe dei uma esticadela na A24 e não voltou a avisar. Só ainda fiz á volta de 2000 kms com o carro e segundo parece o antigo dono não puxasva muito pelos animais do carro!!! Fui pedir aconselhamento ao mecânico e ele diz que vá fazendo assim, cada vez que o carro estiver a regenerar sozinho (ralenti diferente, consumos na ordem dos 50l/100km durante uns instantes, subida da temperatura, e o carro meio abafado, etc.) é deixar acabar de a fazer. Ás vezes o carro começa a fazer a dita e não dando conta desligamos o carro e fica ali uma Re-GEN incompleta, isso é o que deve ir fazendo aparecer problemas nos sensores e tal. Até já me disseram para andar com um extintor no carro, que nos Alfas o FAP às vezes incendeia mesmo. Enfim, loucura...

Penso que em termos de FAP's todas as marcas ainda têm muito que desenvolver, visto os equipados actualmente ainda darem mais problemas que vantagens!!

zediogo, há quem não chegue sequer á segunda intervenção que tu já fizeste, é logo remoção do interior do filtro e respectiva anulação electrónica do mesmo, e da EGR tambem. pax
 
Problemas com a FAP... É o "Pão nosso de cada Dia"!!! :evil:

Tudo bem que é pelo meio ambiente, mas os fabricantes auto poderiam inventar algo mais fiavel!...
 
Quanto a mim o problema reside no facto de que o filtro de partículas precisa de regenerar de 600 a 800km, o que implica que por vezes ele possa estar a regenerar sem darmos por isso. E se isso acontece em meio urbano e se por acaso se desliga o carro, a regeneração fica incompleta e ao fim de umas quantas a luz aparece e já não apaga sem a regeneração de oficina.

As marcas, neste caso a Audi, não assume que criou um dispositivo que não serve para todas as utilizações, ou seja, funciona para quem utiliza a viatura principalmente em trajectos longos, mas para quem utiliza em meio urbano já não funciona. Para além de que os vendedores deveriam questionar o potencial comprador sobre qual o tipo de utilização que a viatura terá e, assim recomendar ou não uma viatura com filtro de particulas. Decerto evitariam muitos problemas aos consumidores.

Estou a ver que a solução será eu tirar o maldito. Alguém sabe quem poderá fazer isso fisica e electronicamente na zona Sul? Sou de Beja.

Cumprimentos.
Zd
 
Boas!

É exactamento o que se passa no meu caso...
O carro tem 150000Km e notei que as rotações andavam entre as 900 e as 1000 até o motor chegar aos 80ºC e deitavam muito fumo, além de sentir o carro a tremer e custar a pegar de manhã.

Fui à Audi disseram que o computador não indicava nada, fizeram uma limpeza de ejectores e colocaram novos cabos que ligam os ejectores à central. Resumiu-se tudo a 467€...:(

Como passado um dia a coisa ficou na mesma voltei lá, disseram-me que tinha de mudar os ejectores e disseram-me o preço....:'(
Fui a outro concessionário Audi e disseram-me então que não havia nenhum problema com os ejectores, mas que a vávula RGE estava cheia de carvão e era preciso mudá-la, enfim, 3 dias na oficina e mais 497€...

Como voltou tudo a ficar na mesma, agora, após mais 3 dias na oficina e de conversas com a Siva, fui informado de 2 coisas:
1- Se o problema fosse dos ejectores a marca suportava a 100% a mudança dos mesmos até o carro ter 5 anos (esta informação poderá ser útil);
2- O problema é do FAP, que está a 47% mas não aceita regeneração! Nunca vi acender nenhuma luz avisadora!

Decisão: Vou mudar o FAP, mas se não resolver, já assumiram que me voltam a colocar o antigo sem custos.

Atendendo ao preço do mesmo, estou que nem posso:mad:

Depois dou noticias.
Um abraço a todos.
 
só por curiosidade,
alguem sabe qual o preço de um novo filtro de particulas, na audi?
Se me recordo, houve uns tempos que me informei acerca do assunto, na Ford, pedem cerca de 1200€ para substituir o filtro de particulas.
lol. 1200€ até dá vontade de rir.

cumps
 
Quanto a mim o problema reside no facto de que o filtro de partículas precisa de regenerar de 600 a 800km, o que implica que por vezes ele possa estar a regenerar sem darmos por isso. E se isso acontece em meio urbano e se por acaso se desliga o carro, a regeneração fica incompleta e ao fim de umas quantas a luz aparece e já não apaga sem a regeneração de oficina.

As marcas, neste caso a Audi, não assume que criou um dispositivo que não serve para todas as utilizações, ou seja, funciona para quem utiliza a viatura principalmente em trajectos longos, mas para quem utiliza em meio urbano já não funciona. Para além de que os vendedores deveriam questionar o potencial comprador sobre qual o tipo de utilização que a viatura terá e, assim recomendar ou não uma viatura com filtro de particulas. Decerto evitariam muitos problemas aos consumidores.

Estou a ver que a solução será eu tirar o maldito. Alguém sabe quem poderá fazer isso fisica e electronicamente na zona Sul? Sou de Beja.

Cumprimentos.
Zd

Historia bonita e floreada, mas falsa. Mostra onde tens essa informação s.f.f.
A Fap funciona, nao dá problemas seja interrompida ou não a regeneração etc.. etc...

Retirar a fap é a ultima coisa a fazer, e não é a melhor coisa a fazer até aos dias de hoje.

Quanto a avarias com os anos e os muitos quilometros, mais uma vez informo que existe o procedimento
de aumento de porosidade das FAP, não é uma alteraçao assim tao cara, regenera metade ou menos das vezes,
deixa passar melhor os gazes e acima de tudo, continua a filtrar. Pesquisem no forum que la está a info.
 
Zediogo, no teu caso se tens problemas constantes, algo esta errado e nao esta a ser cumprido pelo concessionário.
Trata de o mandar reparar ou substituir se estiver em garantia e depois se quiseres indico-te um sítio onde fazer uma
alteração a fap para deixar de chatear de vez.
 
faz como eu e muitos mais. Fora com isso....

Aí está um erro comum. Dá para manter a FAP, ter os gazes a passar por ela sem haver perdas,
filtrar a maior parte dos fumos a mesma, e nunca mais entupir ou avariar, regenerar menos de
metade das vezes.
É tudo uma questão de fazer um aumento de porosidade a FAP por quem a sabe fazer.
 
Historia bonita e floreada, mas falsa. Mostra onde tens essa informação s.f.f.
A Fap funciona, nao dá problemas seja interrompida ou não a regeneração etc.. etc...

Retirar a fap é a ultima coisa a fazer, e não é a melhor coisa a fazer até aos dias de hoje.

Quanto a avarias com os anos e os muitos quilometros, mais uma vez informo que existe o procedimento
de aumento de porosidade das FAP, não é uma alteraçao assim tao cara, regenera metade ou menos das vezes,
deixa passar melhor os gazes e acima de tudo, continua a filtrar. Pesquisem no forum que la está a info.

A informação è baseada na minha experiência em tentar resolver este problema com a oficina da marca e, na recolha de muitos testemunhos portugueses e internacionais acerca do dispositivo FAP. Não sei se já passaste pelo mesmo mas não estou para andarem fazendo experiencias e eu a pagar, pois não está em garantia, e o problema sempre a aparecer. O aumento da porosidade seria uma hipotese mas não encontrei quem o fizesse na minha zona de residência.
Como tal o miolo do maldito já se foi, agora só falta a parte electrónica que está para breve.
Quando tiver mais novidades coloco aqui.
Até breve...

Zd
 
E como posso saber se o meu carro tem filtro de particulas?

pesquisei pelo forum mas nao encontrei nada de concreto.. S:
 
Back
Top