Gasolina 95 ou 98

Na grécia têm RON 100. basicamente quanto mis octanas mais se pode comprimir antes da ignição, e portanto maior bang. acho que para quem anda na comuta normal, em carros "normais", o preço justifica 95 de supermercado. agora quem tem carro de fim de semana ou bi-fuel como eu, se calhar vale a pena investir em gasolinas com mais octanas e aditivadas.

mas este ponto é importante e não sei até que ponto foi testado cá. Será que há e 95 e "95", bem como 98 e "98". pegar em vários carros e testá-los como no vídeo com vários combustíveis. Não é cá testes da DECO de fazer xMIL kms e depois abrir um motor.

o meu carro foi importado do Japão e la usam 99 RON, e supostamente eu só deveria usar 99 no carro, (isto pelo manual do utilizador).
aqui nas minhas bandas só tenho ate 97 RON mas sempre usei 95 e nunca tive problemas nem notava diferença na 97.
acho que o problema maior é a qualidade da gasolina e não tanto se é RON 95/98.
quando levei o carro a portugal e meti 98 do Jumbo deu logo nas vistas e o carro começou logo cuspir, mas com a 95 da BP por exemplo nunca tive problemas.
 
Na grécia têm RON 100. basicamente quanto mis octanas mais se pode comprimir antes da ignição, e portanto maior bang. acho que para quem anda na comuta normal, em carros "normais", o preço justifica 95 de supermercado. agora quem tem carro de fim de semana ou bi-fuel como eu, se calhar vale a pena investir em gasolinas com mais octanas e aditivadas.

mas este ponto é importante e não sei até que ponto foi testado cá. Será que há e 95 e "95", bem como 98 e "98". pegar em vários carros e testá-los como no vídeo com vários combustíveis. Não é cá testes da DECO de fazer xMIL kms e depois abrir um motor.

pois isso não sei, mas acredito que as refinarias devem aldrabar.
dos 2 carros que levei a portugal notei a diferença para pior na gasolina, no primeiro (Honda Integra R) notei bastante de uma 95 para a outra tanto que usava meio tanque de 95 e depois atestava com 98.
com o segundo carro (toyota Supra tt) não notei grande coisa entre as 2 95 RON, a não ser o infeliz incidente com a 98 RON do Jumbo que me engasgou o carro todo.
com a Audi apenas notei que fiz menos quilómetros com o diesel BP do que com o da Galp.
aqui em Inglaterra uso gasolina Esso
 
mas sabem as diferenças da 95 para a 98???

por vezes existe a ideia que a 98 é melhor que a 95 porque é mais explosiva... isso não é verdade.... a questão é que quantas mais octanas tiver a gasolina mais resistente será na detonação, isto é, para carros bem preparados mecanicamente, uma das formas de arrefecer a camara de combustão é meter gasolina com mais octanas, isto faz com que os gazes de escape sejam mais "frescos", porque muita gente ai da picaria hoje em dia, gasta rios de dinheiro a meter CAMES, TURBOS, PISTOES FORJADOS, CAMISAS, etc, etc, e depois na altura de meter gasolina, como já gastaram a "pasta" toda nos componentes mecânicos, vao a bomba e metem gasolina "baratinha", não falo so da qualidade \ marca, mas sim da menos octanas porque é mais barata.. depois vao fazer uma autoestrada em alta rotação e PUFFFFFFFF salta o chocapic.... e umas das grandes probabilidades de um motor destes ter arreado é alta temperatura na camara de combustão, como por exemplo, velas derretidas... e por falar em velas, até estas mesmo tem um índice de temperatura, ou seja, quanto mais carga se meter, maior o numero da vela a subir... esse índice da vela também é a resistência à temperatura...
 
Back
Top