GARANTIAS??????

Amigos, venho desta forma expor um assunto que no meu entender é muito grave e para o qual peço a vossa ajuda.
Sou proprietário de um Audi A6 1.9 TDI (Motor AFN), o qual fez a revisão dos 180.000Kms no Concessionário da Audi/VW no Barreiro (ex-Justocar, actual Castelimo) em Janeiro de 2007.
Nesta revisão foi substituida a Correia de Destribuição (tal como manda o manual de inspecção) e todas as peças a ela afectas.
Esta revisão usufrui de uma garantia de peças e mão-de-obra de 24 meses, ou seja garantia essa que termina em Janeiro de 2009.
No passado dia 25 de Setembro de 2008, quando me dirigia para casa, a Correia de Distribuição partiu-se.
Chamei o reboque e levei o carro para o Concessionário da Castelimo no Barreiro (ex. Justocar), no sentido de proceder à reclamação do estrago, pois tanto peças como mão-de-obra se encontravam abragidas pelos 24 meses de garantia.
Importante é dizer, que no dia que a Correia de Distribuição se partiu o carro efectou desde a sua substituição 22.300Kms.
Depois de 2 semanas de averiguações técnicas por parte dos técnicos deste Concessionário, foi me dito que o motivo para o qual a Correia de Distribuição se tinha partido se devia a uma folga existente no veio da Bomba Injectora que originou o desviu da respectiva Correia originando um desgaste na mesma levando-a à ruptura, e assim inibiam-se de qualquer responsabilidade sobre o assunto.
Apesar de não ser técnico automóvel, trabalho em manutenção de aviões e tenho algumas noções sobre mecanica no geral, mas mesmo assim entendi socorrer-me de outras avaliações e opiniões tecnicas sobre o assunto, inclusive cheguei a recorrer a um centro Bosch Service bastante conceituado na zona de Lisboa, em que o técnico credenciado em mecanica geral e especializado em reparações em bombas injectoras me disse, que para tal acontecer o veio da respectiva Bomba deveria ter uma folga de tal ordem, que quando da substituição da Correia de Distribuição a folga já existia, e deveria de ter sido corrigida esta situação na altura, ou então a mesma folga seria resultado da má instalação da respectiva correia (instalada com demasiada tenção) o que veio a provocar a folga no veio da Bomba Injectora.
De uma forma ou de outra e depois ter ter reunida informação suficiente entre tecnicos credenciados no sector mecanica automóvel, a conclusão é que a responsabilidade do sucedido é do Concessionário em questão, neste caso a Castelimo no Barreiro.
Conclusão:
A Castelimo inibe-se de qualquer responsabilidade sobre este assunto, e como devem imaginar tenho um estrago de uns valentes Euros para gastar.
Ainda não expus este assunto a nivel superior (SIVA- Importador), mas pelo feedback que tenho recebido de várias pessoas é que vai ser complicado infelizmente solucionar correctamente este assunto (ou seja, a Castelimo admitir o seu erro).
Peço assim ajuda de forma a poder vir a solucionar este assunto.

É triste como uma rede de Concessionários denegride uma marca tãoi prestigiada como a Audi.
 
Pouco mais tens a fazer, resta-te mesmo mandar a carta para a SIVA e aguardar por resposta deles, mas frisa sempre que se realmente o problema foi esse (o homem da Bosch tem toda a razão), ou foi derivado da correia estar muito esticada, ou na altura em que trocaram isso, tinham obrigação de ter visto o problema e mesmo que nao a trocassem por iniciativa propria, avisavam e aí sim livravam-se das responsabilidades, porque nao é em pouco mais de 20 mil km que um veio desses ganha folga de maneira a partir uma correia de distribuição.

Infelizmente ha mecanicos que trabalham o dia todo a pensar nas 17h pra ir pra casa e tão-se borrifando para o que o carro esteja a precisar de levar mais alguma coisa que nao esteja na folha de obra, pior ainda, as vezes reparam e nem abrem a boca, quando a obrigação deles era ir ter com o recepcionista ou chefe de oficina, explicar a situação para alguem falar com o cliente e po-lo ao corrente do que se detectou, mas poucos são os que fazem isso e depois as vezes acontecem situações destas....

Se tiveres hipotese disso, manda já reclamação para a SIVA e mete advogado ao barulho se puderes, garanto-te que ja resultou em muitos casos, e não só comigo. ;)
 
Muito obrigado pela informação.

Quando da entrega do carro a quando da referida revisão não foi feita qualquer tipo de alerta sobre a Bomba Injectora, e ainda, foi entregue conjuntamente com a factura uma folha de inspecção com uns quadrados preenchidos onde refere o que foi inspeccionado, se detectada alguma anomalia e resolvida, e nessa mesma folha de inspecção todas as anomalias detectadas foram resolvidas, dando o carro com tudo OK

Amigo TDI, tudo o que disse infelizmente corresponde à verdade e nestes casos pelo que antecipo, ou as pessoas têm tempo e dinheiro para gastar com advogados, ou então ficam com os prejuizos, pois nem a Deco, nem a C.A.S.A (Centro Arbitragem Sector Automóvel) têm poder para resolver estas situações.

Deixo aqui este aviso a todos, pois hoje aconteceu-me a mim, amanhã pode acontecer a outro:

A Castelimo/Expocar á o Concessionário Audi/VW com mais queixas e processos deste tipo (e esta informação é fidigna), por isso há que escolher bem onde pomos o nosso carro a fazer a revisão.
 
Tenta-te mexer amigo, se eles dizem que o problema foi do veio da bomba, vão ter de o provar, porque qualquer engenheiro mecanico sabe (ou devia saber) que isso nao empena dum dia po outro, portanto, ou o empeno foi provocado por eles ao esticar demais a correia, ou então se já estava assim teria de ser detectado na altura da revisão, coisa que não fizeram nem tão pouco te avisaram de nada.

A folha que te deram é um check list com tudo o que a marca manda ver no carro em questão e adequado á revisao que vai fazer consoante os anos do carro ou os kilometros que tem, não tem qualquer ligação a problemas desse genero.

Se tiveres possibilidades, advogado pra cima já, senao algum amigo que seja advogado que faça um pressing"zinho" costuma resultar...senão tiveres hipotese disso infelizmente é como tu dizes, tens de suportar tu essa despesa injustamente.

De qualquer maneira aperta com a SIVA e com a Castelimo, mas principalmente com a SIVA. ;)

O concessionário do Barreiro sempre foi muito falado, quase sempre pelas piores razões infelizmente, eu morei no Barreiro até aos meus 26 anos e de vez em quando lá se ouvia uma historia do genero. :S
 
Estas situações sao tao dificeis :S

Aperta com eles, de facto nao se admite rebentar uma correia com poucos mais de 20mil km, mas podes apresentar uma queixa na siva se achas que tens razão ;)
 
Boas!

Olha o que te aconcelho a fazer e o seguinte:

Diriges te ao concessionario da audi, pedes logo (com cara de poucos amigos) para falar com o responsavel, quando ele chegar explicas a situacao, dizes lhe o que o homem da bosh te disse, e que se eles nao assumirem o erro, queres o livro de reclamacoes(e escreves de facto a reclamacao) e o nome dele, e que vais escrever uma carta a SIVA a expor a situacao, e onde referes o nome do responsavel que declinou a responsabilidade (diz lhe isso para ele se cagar todo).
Em seguida dizes lhe que vais constiruir advogado... :x

Legalmente tens toda a razao atras de ti, pois tens garantia, e a responsabilidade e deles.
Mesmo que nao queiras levar isto para tribunal, pelo menos a reclamacao no livro, com os factos e o nome do responsavel, e a reclamacao para a SIVA tambem com o nome dele, tu deves fazer. ;)
 
GonSaik disse:
Diriges te ao concessionario da audi, pedes logo (com cara de poucos amigos) para falar com o responsavel, quando ele chegar explicas a situacao, dizes lhe o que o homem da bosh te disse, e que se eles nao assumirem o erro, queres o livro de reclamacoes(e escreves de facto a reclamacao) e o nome dele, e que vais escrever uma carta a SIVA a expor a situacao, e onde referes o nome do responsavel que declinou a responsabilidade

e sempre tens a DECO a ajudar :p

mas faz isto mesmo....
 
Amigo Rui pessoa antes de mais deixa me dizer que temos algo em comum ,tambem fiz a minha revisao dos 180.000km na justocar ,tambem tenho um motor afn so que num a4 b5 ,tambem sou mecanico de avioes e provavelmente somos quase vizinhos,margem sul.
em relacao a justocar que hoje se chama castelimo cheguei a ter alguns problemas que foram resolvidos a bem.
conheço bem a recepcionista a francisca que a meu ver pessoa 5 estrelas.
Estas situacoes sao sempre lementaveis e de dificil resoluçao e preciso uma boa dose de paciencia, eles deveriam assumir o erro visto que mexeram na distribuiçao do motor ,manda um carta para a siva a reclamar ou de outras formas que aqui ja foram descritas ,espero que tudo se resolva um abraço........
 
Boas!...
Eu gostava era de ver actualizações nestes tópicos para saber como foi resolvida a situação....
Mas acho que antes de falares com a SIVA... apoiocliente@siva.pt
deves falar com a o gestor de pos venda , e apoio vendas da justocar, só depois passar á SIVA.
 
a cantiga é sp a mesma á tem folga aki folgas ali...tenho uma pessoa que mudou quatro vezes de correia num ano, e isto aconteceu pk o vendedor conceituado lhe garantiu que o kit da correia de destribuição bem como tensor era os que a marca audi utiliza...é tudo mt bonito...conclusão ele foi comprar directamente na audi farto desta situação e desde aí o problema fikou resolvido..mas o gajo da loja batia-se que quase de certeza que seria folgas aki ou ali mas pelos vistos.....ficou com uma cabeça....será que eles não te intrujaram e não te puseram uma correia e tensor pirata penso eu????
 
num concessionario Audi / vw?
não acredito por duas razões:

se fossem apanhados na marosca perdiam a concessão
a margem de lucro é tão grande, que não se justifica fazeres uma jogada dessas, sujeito a f****-**.
 
ÉPÁ é tão simples quanto isto foste fazer uma revisão isto é eles tinham que te rever o carro e diagnosticar tudo o que possa tar em fim de vida ou estragado...conclusão eles não te fizeram a revisão porque se tivessem feito tinham que ver que a bomba injectora tinha folga...isto é na versão deles...eles teem a obrigação de ver é para isso que são pagos...e se vamos lá directamente e não a oficina da esquina é para ter mais uma certa garantia no trabalho deles..se bem que acredito que á aí muitas oficinas que trabalhem melhor que eles lá, disso não tenho duvidas.
 
Back
Top