Foge para a direita - Resolvido

Um 8P 3 portas de 2009.
Pelo o que entendi, se tivesse afinação seria na rótula inferior.
Não consigo explicar bem qual o parâmetro em questão
Nada disso. Os braços de apoio (que suportam a mola) tem parafusos excêntricos a meio do chassi.
Depois tens mais dois braços , um superior em forma de foice, e um braço inferior com afinação excentrica no parafuso interior. Ou seja, afinas os cambers e ângulo com toda a precisão.
Agora, o braço longitodinal, se tiver o casquilho mole, ressequido ou rachado, tambem cria desvio da direção. E muitas vezes podes ter a frente tudo perfeito, mas basta atrás ter um desvio e o carro não fica com o volante direito.
 
O carro teve um toque na traseira e de facto na altura afectou muito a direcção, foi mudado o braço de suspensão do lado do embate, e alinhado na VW, na altura ficou bom, mas duvido que seja dai que ja notava esse problema ja antes disso.
Essas afinações todas, estas te a referir ao eixo traseiro ou dianteiro?
casquilhos moles acredito, o carro tem 200 mil kms, são os originais, da ultima vez que estive debaixo do carro não vi nenhum rachado, mas podem muito bem estar moles devido a idade
@blackibiza amortecedores/molas não acredito, mas...
O carro segura se bem na estrada, curva bem, não anda saltitão nem algo que se pareça
Só noto isso do volante e a fazer manobras em certos casos o "ranger" ao virar a direcção, por isso é que desconfio de algum casquilho
 
O carro teve um toque na traseira e de facto na altura afectou muito a direcção, foi mudado o braço de suspensão do lado do embate, e alinhado na VW, na altura ficou bom, mas duvido que seja dai que ja notava esse problema ja antes disso.
Essas afinações todas, estas te a referir ao eixo traseiro ou dianteiro?
casquilhos moles acredito, o carro tem 200 mil kms, são os originais, da ultima vez que estive debaixo do carro não vi nenhum rachado, mas podem muito bem estar moles devido a idade
@blackibiza amortecedores/molas não acredito, mas...
O carro segura se bem na estrada, curva bem, não anda saltitão nem algo que se pareça
Só noto isso do volante e a fazer manobras em certos casos o "ranger" ao virar a direcção, por isso é que desconfio de algum casquilho
Tem 200.000kms sem os ter trocado?
Aí tens moles, ressequidos e rachados de certezinha. Não escapa. E nós temos sorte em Portugal, não temos salitras de estradas com neve no inverno.
 
Para a semana vou ligar para a audi e perguntar se fazem o alinhamento às 4 rodas e se é necessario acertar o volante ou o mecanismo que aquilo tem via software.

Não entendo muito do assunto.

O carro tem ADS e ajusta o movimento consoante o modo escolhido.

Fui 3x tentar alinhar isto e fica sempre na mesma, o volante não está devidamente centrado.
 
Para a semana vou ligar para a audi e perguntar se fazem o alinhamento às 4 rodas e se é necessario acertar o volante ou o mecanismo que aquilo tem via software.

Não entendo muito do assunto.

O carro tem ADS e ajusta o movimento consoante o modo escolhido.

Fui 3x tentar alinhar isto e fica sempre na mesma, o volante não está devidamente centrado.
O volante não está centrado é uma coisa.
Fugir para a direita é outra.
 
O problema é que a maior parte das casas que andam ai so alinham convergencia.. Camber, caster, tá quieto.
Até há carros que alinham no eixo traseiro e nem lhe mexem.
Isso tem de ser verificado ao nivel de folgas e casquilhos e só se estiver tudo bem, ai passa-se para o alinhamento.
 
Lá atras o madlima disse que os alinhamentos têm de ser numa maquina 3D, lá fui ver que maquina especial era essa, resultado, sempre alinhei os meus carros nessas maquinas.

9af74e3bc7999c65a74128740cd5f7d8.jpg


Agora se só alinham o basico, como é o habitual...
 
Lá atras o madlima disse que os alinhamentos têm de ser numa maquina 3D, lá fui ver que maquina especial era essa, resultado, sempre alinhei os meus carros nessas maquinas.


9af74e3bc7999c65a74128740cd5f7d8.jpg


Agora se só alinham o basico, como é o habitual...
E falta a plataforma. A mesma deve ter sempre pratos oscilantes atras tambem. e os lasers ou cameras AI de chassi. E eu já alinhei numa 2D, e pela perícia o velhote, consegiu alinhar como se fosse 3D. Alias, por ter ficado desconfiado, fui depois alinhar numa 3d e tudo certinho.
Eu acho que a verdadeira diferença entre as antigas e as novas, é o facto de alinhar a direçao, mas tambem alinha com o chassi. As 2d não medem a posição do chassi.
 
Last edited:
Vais conseguir a moda antiga.
Falta depois o cruzamento que nem sei se dá para medir, porque ja mete caster a frente e cambers ao barulho, lol.

Voces estao a pensar "demais"..
Quase tudo agora é 3D.. As máquinas fazem a papinha toda.. O alinhador pode ter falhado, mas sem termos a certeza que não há folgas na suspensão, não vale a pena estar aqui a teorizar..
 
De que vale ter máquinas 3D se depois não tem profissionais que saibam trabalhar com elas (ou nos carros).
Já levei o meu a locais onde tinham isso e a minha B6 saiu de lá a fugir (ou era direita ou esquerda).

Tenho levado para os lados de Valongo. Ele não tem o material mais recente mas percebe muito da poda (é simplesmente apenas o dono a trabalhar nessa oficina).
Os meus carros nunca saíram de lá desalinhados. Inclusive até com o rebaixamento que o A5 levou, ele deixou-o impecável.
E diga-se de passagem que nem é caro (15€).

Disse acima amortecedores pois já passei por uma situação semelhante. Casquilhos, braços, etc se o profissional da casa de pneus quando estiver a fazer o serviço for bom, ele vai chamar-te a atenção para isso! Na casa acima já passei por isso (ele apontou-me especificamente um braço que precisava de ser trocado quando lá fui trocar pneus).
 
Back
Top