Fluidos A6 2.0TDI 4F - normas e quantidades

Bom dia,

Adquiri em tempos um Audi A6 2.0TDI -4F usado, e progressivamente tenho vindo a fazer-lhe uma série de intervenções de manutenção preventiva.

Os próximos passos a fazer é a troca completa de fluidos.

- Líquido de refrigeração G12 já troquei com a mudança da correia de distribuição;
- óleo da direcção assistida, irei trocar brevemente mas já tenho o óleo adquirido, 2Lts (sobra para SOS se necessário), norma VW G 002 000.
- óleo de motor, 5W-30 Castrol Edge FST 5Lt, já adquirido

As minhas dúvidas agora ficam no Óleo dos travões e valvulina da caixa de velocidades. Sei que há opiniões diversas sobre a necessidade de troca de valvulina, mas não é um investimento por aí além, e fico mais descansado.:)

- óleo dos travões - Norma DOT 4? Qual a quantidade necessária?:S (edit: 1L)
- valvulina da caixa - 75W-90 GL-4? Qual a quantidade necessária?:S (edit: 3L)

Não tenho comigo o PC para consultar o Etka, por isso conto com a vossa ajuda.:D

Abraço!
 
Last edited:
Motor igualzinho ao meu.... ;)... Não sabia que tinha saido na A6 tambem...

Infelizmente sim.:D

Joking, pelo menos até agora, pelo motor estou satisfeito embora seja curto para a banheira de 1750kg. Aos 168K Km a cabeça de motor de origem ainda sem sinais de alerta, e bomba de óleo tb. :)
 
Atenção a mudança do fluido nessa caixa... 3 Litros mas tendo em conta o seguinte:

Verifica a temperatura do óleo, > 60º

Retira o bujão de nivelamento

Utiliza uma peça metálica em angulo para verificar o nivel

O nivel do óleo deve estar abaixo do orificio:, 8,5 mm

Apertar o tampão a 20 Nm...

........................................

Óleo de travões 1 Litro chega...
 
Infelizmente sim.:D

Joking, pelo menos até agora, pelo motor estou satisfeito embora seja curto para a banheira de 1750kg. Aos 168K Km a cabeça de motor de origem ainda sem sinais de alerta, e bomba de óleo tb. :)

Tenho ligeira repro já com cerca de 20-000km e até agora 0 problemas e muito satisfeito com o carro.. Felizmente é gasóleo lá para dentro e siga...

Mais um cancro!... :p

Xiuuuuuuu, pouco barulho!!!!! :D:D
 
Mais um cancro!... :p

Nada disso... os únicos tumores do carro são jantes de 16" e madeirinha no tablier.

Mas nesta fase não tenho "tempo" nem lareira para resolver.:D

- - - - - - - - - -

Atenção a mudança do fluido nessa caixa... 3 Litros mas tendo em conta o seguinte:

Verifica a temperatura do óleo, > 60º

Retira o bujão de nivelamento

Utiliza uma peça metálica em angulo para verificar o nivel

O nivel do óleo deve estar abaixo do orificio:, 8,5 mm

Apertar o tampão a 20 Nm...

........................................

Óleo de travões 1 Litro chega...

Obrigado pela ajuda!

Felizmente não vou ser eu a mudar, será um mecânico da minha confiança, mas assumi a responsabilidade de adquirir os materiais.
Confirmas então as normas?
 
Back
Top