ILÓGICO acho que é essa resposta...
Certamente que isso ele deve de saber...
E se reparares bem, a pergunta que ele faz é um bocado diferente para a tua resposta...
Pois seja lá qual for o tipo de condução usada, o quadrante vai fazendo os cálculos e actualizando a informação dos km dá autonomia restante...
Por isso, ficando ele sem gasóleo, é LOGICO que a autonomia fosse 0 ou bem perto disso, no maximo 10...
Talvez eu não tenha sido 100% perceptível.
A autonomia que lá é apresentada, não é instantânea. O cálculo não é efetuado conforme a condução naquele momento, mas sim nos X quilómetros anteriores.
Por exemplo, tenho uma A4 avant também e, quando atesto meto sempre todo a zeros, a autonomia aparece sempre que dá para 850 km's. Basta eu começar a apertar com ela e, se for precico a autonomia desce logo para 750 km's ou 700, sem eu sequer andar 50 que seja. Se voltar a conduzir defensivamente, a autonomia volta a subir, mas não acontece logo. Só acontece passado uns bons quilómetros...
Portanto, se o rapaz andou a conduzir "agressivamente" até antes de entrar na reserva, é perfeitamente normal que os valores da autonomia não estejam corretos, nem sequer aproximados, porque o pouco que ele andou desde a reserva até aparecer os 40 km's não foi suficiente para fazer o cálculo correto ao tipo de condução atual que , se fosse instantâneo, se calhar aparecia 0.
O nível de combustível deve ser medido pelo ponteiro. Se o ponteiro estivesse a acusar combustível e o depósito estivesse vazio, aí sim, poderia ser problema da bóia. Agora o cálculo de autonomia não tem a ver com a bóia.