excesso de pressão no circuito de refrigeração

boas. além de verificares o tubo de retorno como o Pedro Bora disse,por acaso ja ligaste o carro a uma maquina de diagnostico para ver afinal a que temperatura é que as ventoinhas ligam? é que o manometro do carro não adianta de nada nesse caso porq a partir de 75 graus ja marca 90 e continua a marcar 90 até aos 107..e as ventoinhas é suposto ligaram na primeira velocidade no max aos 97..se ligarem depois e com muita rotação é porque o sistema das ventoinhas tem uma falha..e provavelmente nesse carro ate é capaz de aparecer um codigo com o erro...ate porque salvo erro esse ja tem mais do que um sensor de temperatura da agua do motor(convem que não seja so agua..:)
e se as ventoinhas só ligarem com uma tempratura muito alta é porque tens ar no circuito..ou a 1 velocidade das ventoinhas não está a funcionar..

O tubo de retorno não apresenta qualquer entupimento, corre livremente de volta ao vaso, o líquido que circula é G12 diluído a 20%. As ventoinhas ligam na primeira velocidade (nunca as vi trabalhar no máximo). Em relação á temperatura de disparo só posso responder no fim‑de‑semana, pois é quando tenho tempo para ligar o vag-com ao carro.
 
Camisa estalada... esse teste ao bloco quase de certeza que não foi bem feito...

Ok. Só que já abri o motor 2 vezes, se o tornar a abrir e se comprovar que tem uma camisa estalada e depois do dinheiro que já gastei em material não será viável pensar em substituir o motor ? Porque atrás disso vem mudar segmentos e possivelmente mais qualquer coisa.
 
Claro que a solução passava logo por outro motor ou por um bloco armado, antes de andares a torrar dinheiro e paciência, quem te está a reparar o carro devería saber qual é o problema, os indicios estão todos lá, só com o motor a quente (quando o metal altera) é que algumas avarias se manifestam...
 
Ok, tens toda a razão. Mas um tipo só se levanta depois de tropeçar e agora tenho é que tentar resolver isto.
Aproveito para perguntar se um motor de um golf IV dará para substituir este. É que parece que motores do ano deste são um pouco escassos. A diesel encontrei bastantes, a gasolina, nem um !!
 
boas. além de verificares o tubo de retorno como o Pedro Bora disse,por acaso ja ligaste o carro a uma maquina de diagnostico para ver afinal a que temperatura é que as ventoinhas ligam? é que o manometro do carro não adianta de nada nesse caso porq a partir de 75 graus ja marca 90 e continua a marcar 90 até aos 107..e as ventoinhas é suposto ligaram na primeira velocidade no max aos 97..se ligarem depois e com muita rotação é porque o sistema das ventoinhas tem uma falha..e provavelmente nesse carro ate é capaz de aparecer um codigo com o erro...ate porque salvo erro esse ja tem mais do que um sensor de temperatura da agua do motor(convem que não seja so agua..:)
e se as ventoinhas só ligarem com uma tempratura muito alta é porque tens ar no circuito..ou a 1 velocidade das ventoinhas não está a funcionar..

Bem, hoje liguei o VAG-COM e obtive os valores (no anexo).
O termostato só abriu perto dos 105'C e os ventiladores dispararam ( na velocidade mais lenta) perto dos 108'C. De referir que o carro não foi á estrada, foi ligado e deixado a aquecer dentro da garagem.
a8y3a4uv.jpg
 
Last edited:
Isso é normal...como está a passar compressão para o circuito do liquido a temperatura começa a subir na zona da cabeça, e demora tempo até abrir o termostato, acontecia o mesmo com a minha 80 quando estava com passagem de compressão.
 
Mais um relatório

VAG-COM Version: Release 311.2-N


Chassis Type: 8L - Audi A3/S3
Scan: 01,02,03,08,15,17,22,35,37,45,54,55,56

Address 01 -------------------------------------------------------
Controller: 06A 906 033 BD
Component: SIMOS33 1.6l 2V 00HS4582
Coding: 00211
Shop #: WSC 06435

No fault code found.

Address 03 -------------------------------------------------------
Controller: 1C0 907 379 G
Component: ESP FRONT MK60 0101
Coding: 0011266
Shop #: WSC 06435
1 Fault Found:
00778 - Steering Angle Sensor (G85)
014 - Defective

Address 08 -------------------------------------------------------
Controller: 8L0 820 043 H
Component: A3 KLIMAAUTOMAT 0105
Note: Excessive Comm Errors

Skipping Address 15-Airbags

Address 17 -------------------------------------------------------
Controller: 8L0 920 932 M
Component: KOMBI+WEGFAHRS. M73 D04
Coding: 08142
Shop #: WSC 00000

No fault code found.

Address 35 -------------------------------------------------------
Controller: 8D0 862 257 B
Component: ZV-Pumpe, Funk D16
Coding: 14913
Shop #: WSC 06435
No fault code found.

Address 55 -------------------------------------------------------
Controller: 4B0 907 357
Component: LEUCHTWEITEREGLER D004
Coding: 00013
Shop #: WSC 06435
No fault code found.

Address 56 -------------------------------------------------------
Controller: 8L0 035 186 G
Component: concert II GRO 0008
Coding: 00001
Shop #: WSC 06435
1 Fault Found:
01317 - Control Module in Instrument Cluster (J285)
49-10 - No Communications - Intermittent

End -------------------------------------------------------
 
Bem Hajam,
Venho aqui relatar mais um episódio desta novela. Consegui arranjar um motor para substituição, depois de finalizada a tarefa e ter saído para um teste de estrada, verifiquei que o circuito ainda apresentava ar o que me fazia alguma confusão.
Por fim e já sem saber o que fazer resolvi desmontar o termostato e tentar perceber o porquê de o tubo de cima que sai do radiador estar quente e o de baixo estar frio. Este termostato comprei na concorrência e depois de olhar para o mesmo resolvi pegar num berbequim e fazer-lhe um furo para que a água passe o que me resolveu o problema. O circuito perdeu toda a pressão (aparentemente sangrou na totalidade) o que me leva a crer que possivelmente estas peças compradas na concorrência algumas tem pequenas (grandes) diferenças que fazem com que um trabalho seja terminado, ou não com sucesso.
Mais refiro que o anterior já seria da concorrência (tinha as patilhas plásticas partidas)logo não consigo saber se há diferença na peça de origem para a peça da concorrência.
 
Claro que a solução passava logo por outro motor ou por um bloco armado, antes de andares a torrar dinheiro e paciência, quem te está a reparar o carro devería saber qual é o problema, os indicios estão todos lá, só com o motor a quente (quando o metal altera) é que algumas avarias se manifestam...


Pois...
 
Em relação ao termostato, alguém me pode indicar se o original tem algum furo ou canal que deixe passar uma pequena quantidade de líquido de refrigeração (estando o mesmo fechado)?
 
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