excesso de pressão no circuito de refrigeração

Bem hajam
Sou possuidor de um A3 8l de 2002 1.6 com 202000km. De um dia para o outro notei que o líquido de arrefecimento começou a desaparecer e comecei a averiguar. As tubagens apresentavam uma pressão absurda e as braçadeiras começaram a ceder. Resolvi por começar por substituir a tampa do depósito da água (sem sucesso), verifiquei o permutador por cima do filtro de óleo e nada. Resolvi abrir o motor, a junta não apresentava qualquer defeito. Mandei testar a cabeça á pressão ( no tanque de água quente), não encontraram fuga nem passagens. Tirei o motor fora, desmontei e pedi para testar o bloco á pressão (também não encontraram nada). Uma vez que o motor estava aberto, limpei tudo, descarbonizei, foi o bloco desempenado, a cabeça desempenada, válvulas rodadas, junta nova, bomba de água, distribuição, pernos novos ( uma pipa de massa gasta) e motor montado e colocado ao sítio. Dois dias de trabalho e por fim está na mesma... Depois de 30 ou 40 km paro o motor, abro o compartimento do motor e ouve-se a água fervilhar algures por cima do colector de escape, os tubos parece que que vão rebentar e a pressão é enorme. Já não sei o que fazer. Agradeço ajuda, sei que por aqui há bons profissionais e que podem ter passado por situação igual. O meu muito obrigado.
 
Como o vick disse verifica se o termostato está a abrir e se o radiador não está entupido, e muito importante sangra bem o circuito, se não estiver bem sangrado pode provocar isso.
 
Por aqui (Beja) apenas há uma empresa que faz estes testes, e tem algum renome, agora assistir ao teste não me deixaram.
 
Back
Top