embraiagem nas couves? audi 80... que potencia aguenta?

Boa tarde

Ontem tinha planeado uma viagem mais longa, aqui á volta da ilha, decidi libertar um pouco mais o carro e abri mais o gasoleo para ter também mais pressão de turbo.
O carro em andamento normal anda sempre com máximas estaveis de 0.9 bar, ontem com mais debito, andava a fazer máxima de 1.3 (mas como o motor é sem modificações, não convém ultrapassar 1 bar neste motor que senão ele deita-se). Como tenho manómetro de turbo visivel, nunca puxei muito por ele, nem me aproximei muito sequer da pressão de 1 bar, no entanto o carro derreteu a embraiagem.

Pelos sintomas que noto, é de facto embraiagem nas couves, há o tal patinar nas mudanças de caixa rápidas, e um patinar descomunal nas mudanças altas (4ª e 5ª) quando se vai com o pedal a fundo, para alem de que já so pega muito em cima no pedal.

As minhas duvidas são:
Será que isso é normal acontecer, visto que em 5 anos que tenho o carro ele nunca se queixou nadinha da embraiagem, e num unico dia a embraiagem pifou?
Será que era um problema que estava escondido ou e foi apenas revelado com o aumento de potência?
Que potência acham que estas embraiagens OEM aguentam?
E por ultimo, que marca recomendam para a nova compra?


Obrigado desde já. Abraço
 
Last edited:
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

se tinhas o pedal da embreagem muito em cima ja é sinal que não ia durar muito e quando esta a dizer aumento de potencia estaste a referir a repro? novo turbo ? ???
 
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

pedal está muito em cima AGORA, nunca esteve ... turbo de origem, apenas maior debito e regulações na wastegate para maior pressão ... Nada para grandes cavalagens nem potencias que o motor não dá para isso.


Repro seria impossivel que o carro nao tem centralina, é inteiramente mecânico, logo é a bomba e o debito que regulam a potência final

Abraço
 
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

o pedal sempre esteve em cima desde quando adquiriste o carro?
mudanças custavam a entrar?
e tem quantos km´s?
se o pedal esta muito em cima agora a embreagem deve tir vindo a gastarse execivamente nos ultimos tempos isso de maior debito na wastegate não sei se foi muito saudavel para o teu carito e quanto aos kits acho que a Luk tem uns kits reforçados e não sei quantos €€€€ estas disposto a gastar
a minha a4 tambem esta para pedir nova embreagem pedal mto em cima tmb:lol: :lol: :lol: :lol:
mas eu ja á comprei assim a um ano atrás e 40.000km feitos
 
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

A Da minha B5 Ta mesmo Ca em Cima!Ela So pega a 1-2 CM de ca de cima!As mudanças entram na Boa,Nao Patina,Nao Treme Nada.a Minha B5 Ja vai com 204.00Km.ja quando Andava Com os camiões,O qual com que eu andava Também Tinha a mesma coisa. Embraiagem So pegava ca No cimo.Mandaram O camião Para a mercedes Mudaram a embraiagem Volto Igual!
 
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

bem.... a minha ja vai agora virar pos 300.000 ta com 297.265 aniversario xD:D
 
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

Reactive, já experimentas-te reverter o processo que fizeste? Isto é, diminuíres o débito de gasóleo para como estava?

Não é que perceba muito de mecânica mas se antes de aumentares o débito ele estava bom... agora tenta por como estava e experimenta a ver =|

No entanto também percebo a tua preocupação sobre a embraiagem, do tipo "então mas não posso aumentar aqui um bocado o débito que ele começa logo a deitar-se?" ...

Depois dá feedback sobre o assunto!
 
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

O carro está com perto de 280 mil kms... sobre mudanças de embraiagem com antigos donos é-me impossivel dizer, apenas sei que nos 5 anos que o tenho nunca deu qualquer problema desse tipo.
As mudanças nunca me custaram a entrar, nem custam a entrar agora, simplesmente há a patinagem em mudanças de caixa rápidas (ate "engatar" a embraiagem), isso é toleravel, o que chateia mesmo é ir em 3ª, 4ª ou 5ª em meia rotação, e ao por o pé ao fundo, o turbo ao disparar causa a embraiagem patinar muito .... para que nunca patine tenho de ir sempre a por o pé ao de leve acompanhando a força que ponho no pé, com a rotação do carro, nao sei se me faço entender ....

A embraiagem NUNCA pegou em cima como está agora, nunca teve qualquer comportamente erratico nem qualquer sinal de desgaste. É mesmo isso que estou a estranhar, o facto de ela ter ficado assim num troço de 20 ou 30 kms, sem grandes agressividades, de um momento para o outro. Geralmente como isso é um componente de fricção, vai-se notando o desgaste, ou o "pegar" cada vez mais em cima, não houve nada disso.

AMFerreira, reverter o processo não terá grande sucesso, a unica vantagem será que ele irá deixar de patinar tanto nas mudanças altas já que irá ficar com menos força...
 
Re: embraiagem audi 80 nas couves... que potencia aguenta?

se tinhas o pedal da embreagem muito em cima ja é sinal que não ia durar muito e quando esta a dizer aumento de potencia estaste a referir a repro? novo turbo ? ???


o meu pedal tá a pegar em cima a 6 anos!

o aumento de potÊncia é a causa disso, eu antes da B5 tive uma Passat Tdi 90 1Z, provavelmente o mesmo motor e com o aumento de power (Evrymod) :D ficou a patinar.
 
hum.... n sei mas verifica o cabo da embraiagem pq no outro dia tive um problema muito parecido ao teu num opel combo e era so o cabo que estava com alguma folga depois de afinado embraiagem voltou ao lugar i mudanças mais suaves que nunca
verifica se não é cabo as vezes o mais complicado pode ser o mais simples...:lol:
cumps
 
ja reparei que o meu carro quando vou a rotações mais elevadas tipo 5000rpm, quando calco o pedal da embraiagem para engrenar outra velocidade o ponteiro das rpm fica uns segundos no mesmo sitio, mas so acontece em rotações elevadas, isso será a embraiagem a patinar? tb tenho a embraiagem a pegar em cima desde que comprei o carro á 3 anos e meio
 
hum.... n sei mas verifica o cabo da embraiagem pq no outro dia tive um problema muito parecido ao teu num opel combo e era so o cabo que estava com alguma folga depois de afinado embraiagem voltou ao lugar i mudanças mais suaves que nunca
verifica se não é cabo as vezes o mais complicado pode ser o mais simples...:lol:
cumps

o problema é que o dito cabo não existe...... ;)
 
explica lá isso melhor
desculpa a ignorancia mas estamos aqui para aprender :D

pelo que sei a embraigem afina sozinha nao tens cabo de afinaçao como os carros mais antigos. Em relaçao ao user que abriu o topico eu mudei a minha a 2 meses nem isso porque tambem estava a patinar em todas as mudanças mas elas entravam sempre bem e o pedal a pegar em cima isso ainda te vai aguentar uns bons quilometros assim ate que um dia nao consegues mesmo andar com o carro
 
Back
Top