EGR e vapores de oleo

Ora vamos lá começar a minha participação neste fórum :)

Como já o disse na minha apresentação, tenho um Leon FR TDi que sofre do mesmo "mal" que todos os motores diesel actuais, que reenviam os vapores de óleo da tampa das válvulas para a admissão, no caso os motores TDI PD.

Após muita pesquisa de como anular, ou pelo menos diminuir a quantidade de óleo que vai da tampa das válvulas para a admissão, cheguei a algumas conclusões, algumas delas após pôr em prática três ou quatro versões de uma ccv home made:

- o que circula no tubo que fica entre a tampa das válvulas e o tubo da admissão é vapor de óleo, que ao entrar no tubo da admissão e entrar em contacto com ar mais frio do que aquele a que esse vapor se encontra, passa do estado gasoso de novo ao estado líquido, ou em inglês "coalescenc". O que não volta ao estado líquido ao entrar na admissão, acaba por sofrer essa transformação no intercooler ao ser arrefecido, daí por muitas vezes as juntas do tubos parecerem babadas (alías, o intercooler é o melhor ccv bypass que se pode ter);

-por muito que se queira, nunca se vai conseguir eliminar por completo a passagem desses vapores para a admissão, a não ser que se coloque o tubo virado para o chão ( o que eu não concordo);

- das várias pesquisas que fiz, por exemplo no TDIClub, e que depois pude comprovar, o recipiente usado para servir de depósito convém ser feito num material que não permita fugas de pressão, devido a funcionamento inerente ao sistema original. Se o motor estiver ao ralenti, a pressão existente dentro da tampa das válvulas é pouco significativa, pelo que os vapores entram na admissão com pouco pressão (comprovado com uma engenhoca caseira a pressão feita com o sistema de origem). Quando o motor sobe de rotação, o efeito de aspiração do turbo faz o resto, ao sugar todo o vapor que se encontra dentro da tampa das válvulas, levando assim a que não existam pressões que seriam prejudiciais aos retentores e componentes internos de todo o motor. Os sistemas em que colocam a mangueira para o chão perdem este auxiliar no alivio da pressão na tampa das válvulas;

- dos vários materiais que testei, (plásticos e de metal), o que se revela mais apropriado é o aço inox, de preferência de pouca espessura, de modo a que permita que o depósito onde entram os vapores esteja a uma temperatura mais baixa que aquela a que esses vapores saem da tampa das válvulas. Convém que o depósito seja colocado num local o mais arejado possível, de modo a que sejam arrefecido o vapor no seu interior. Se bem que por vezes, e em dias de muito calor, com o próprio calor do motor, as temperaturas sejam idênticas...;

- as tubagens que fazem a ligação entre a tampa das válvulas e o depósito e depois entre o depósito e o tubo da admissão, se forem de metal (aço inox) tanto melhor. Eu na minha CCV usei tubo de aço inox utilizado para a ligação do gás a esquentadores e cilindros de aquecimento de água a gás, se bem que no retorno de momento anda um tubo de borracha (o tempo não tem sido muito para completar essa parte...)


Para não tornar este post demasiado pesado, dêm uma vista de olhos em http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=2802&highlight=ccv

Qualquer dúvida vão colocando por aqui ou no Leon Club, que assim que possa deixo resposta
:)
 
Foi uma boa ajuda sim senhor, assim já penso duas vezes, ou anulo com um recipiente em condições ou apenas limpo tipo de 30.000 em 30.000, se calhar a limpeza será a melhor opção pois assim se o carro um dia for à Audi não há problemas, agora tubo para o chão NUNCA!!!
Quem põe o tubo para o chão devia era escorregar nas manchas de oleo que deixa na estrada !!!. Considero isso um crime, era meterem o tubo num sitio que eu cá sei.
 
Master-Zeus disse:
Quem põe o tubo para o chão devia era escorregar nas manchas de oleo que deixa na estrada !!!. Considero isso um crime, era meterem o tubo num sitio que eu cá sei.

X2 :evil:
 
Zé disse:
Master-Zeus disse:
Quem põe o tubo para o chão devia era escorregar nas manchas de oleo que deixa na estrada !!!. Considero isso um crime, era meterem o tubo num sitio que eu cá sei.

X2 :evil:

Será aki?!

cu1mw6.jpg


:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
 
Nunca fiz o CCV bypass... parece me qt a mim ter poucas vantagens.
Conforme esta ate lubrifica um pouco a turbina e faz de filtro de impuresas nas tubagens fazendo cm k n xegue la qq sujidade.
É tb bom para detectar fugas(aparece logo oleo em qq lado).
Logo so desliguei a EGR , junta cega e Off na repro :wink:

Cumps
 
Art disse:
Nunca fiz o CCV bypass... parece me qt a mim ter poucas vantagens.
Conforme esta ate lubrifica um pouco a turbina e faz de filtro de impuresas nas tubagens fazendo cm k n xegue la qq sujidade.
É tb bom para detectar fugas(aparece logo oleo em qq lado).
Logo so desliguei a EGR , junta cega e Off na repro :wink:

Cumps

É de facto uma hipotese e pouco trabalhosa até, mas acho que os vapores de oleo é que produzem a caca, os gases se escape não sujam assim tanto, penso eu de que !
Não sei o que fazer, a minha está cheia de CACA ,tenho de fazer algo, ou limpo apenas de tempos a tempos ou faço como tu.
É que estar a fazer depositos é uma seca e depois se um dia vais a uma oficina ou à Audi ... Estou mesmo indeciso. :cry:
 
É ao contrario , o oleo esta relativamente limpo e se for 100% sintectico akilo fica bem lubrificado e apesar de tar preto (cor normal do oleo nos diesel) esta em boa qualidade.
É preciso tb ver bem qt oleo sai.. eu fiz esse teste na altura cm 260mil kms e cm o tubo de fora e motor kente poucos vapores saiam... penso k pela qualidade do oleo.
Na egr é k sai o gasoleo keimado e esse sim é preto sujo e "pesado" e cria a "caca" k se costuma ver.

Cumps
 
ok já entendi, então vou é optar pela tua solução já que uso oleo 100% sintético, BP Visco Special.
Entretanto depois se fechares a EGR já viste como se encontra o colector de admissão, será que ainda forma "mousse"?
 
Não querendo contrariar o que foi dito pelo art (até porque tem bem mais experiência que eu em mod's) o que faz a caca na admissão é a mistura entre os vapores de óleo e os gases de escape (gasóleo mal queimado) que recirculam pela EGR. Se eliminarem a EGR por completo, e deixarem na mesma o circuito original da CCV, é óbvio que não se ira formar essa pasta, pois um dos componentes dela está anulado (o gasóleo mal queimado).

Agora na minha sincera opinião, anular a EGr ou meter um respiro da CCV directamente para o chão vai dar ao mesmo...poluíção do ambiente :?

Eu com a CCV Bypass, da forma que a tenho, consigo controlar a quantidade de óleo que se vai acumulando, e digo-vos que não é assim tão pouco como isso. Em cerca de 5.000km junta perto de 60ml de óleo... agora façam lá bem continhas a ver a quantidade de óleo que passa a estar presente no intercooler (como já aqui o disse, é o melhor catch can que pode existir, pois faz a condensção dos vapores de óleo) ao final de uns milhares de kilómetros. E em relação à lubrificação que os vapores permitem, o actual sistema que tenho não retem todos os vapores (nem para isso foi concebido) mas sim a grande maioria deles. E o carro continua a ter o mesmo consumo de óleo que tinha antes da CCV Bypass, cerca de 250ml entre cada muda a cada 15.000km.

O mecânico, por acaso bem conhecedor de motores TDI, ficou espantado com a quantidade de óleo que aquilo acumula...

Mais uma vez, apenas aqui deixo a minha experiência e a minha opinião...cada um é livre de fazer o que entender 8)
 
Passo a Citar :
"Agora na minha sincera opinião, anular a EGr ou meter um respiro da CCV directamente para o chão vai dar ao mesmo...poluíção do ambiente :? "


Ok não deixas de ter razão em relação ao ambiente, mas tenho que discordar em relação ao tubo para o chão, pois é preferivel mal por mal, fechar a EGR do que por tubo para o chão porque imagina , se em cada 15.000 km recolhes cerca de 60 ml de oleo então é fazer as contas, se todos colocassemos os tubos ao chão quando viessem as primeiras chuvas as companhias de Seguros abriam falência e as agencias funerarias enrriqueciam a uma velocidade estrondosa.
Assim concordo com alguma soluções, de preferencia que contribuam para a defesa do meio ambiente, como é o caso da tua, mas não me falem em por tubos a escoar oleo para a estrada que como já disse acho isso criminoso e que o faz devia escorregar nesse oleo.

Em relação ao teu trabalho ja estive a ler tudo nos foruns Leon e parabens pela investigação, bom trabalho. :wink:
 
Back
Top