E mais uma Maf

Boas a todos, pela quarta vez em cerca de 6 anos a minha maf morreu
Sera isto normal? Sera que há algo mais a provocar este tipo de avaria?
Certo que já vi este artigo, e é possível porque esta carrinha faz muitos e praticamente só percursos curtos
https://www.dragteam.info/threads/como-evitar-que-a-maf-se-estrague.75863/
É uma A4 B5 Avant 1.6 DE 1997 certo que uma delas era já usada uma marca branca a de origem que vinha e outra que comprei de origem da Hitachi.
Haverá algo mais que possa originar o facto de isto estar sempre a avariar? E sim são as Maf's que morrem. a sonda lambda é nova de origem Bosch, utilizo um filtro de ar normal não anda em caminhos de terra é que isto esta a começar a sair caro.
Nunca tal me tinha acontecido com outros veículos.
A Ref. é afh60-10b Hitachi ou Oem 058133471
Agora não sei bem o que meta la,
https://www.auto-doc.pt/hitachi/7825345
https://www.auto-doc.pt/pierburg/7007112

Cumps
 
Boas, oem foi a ultima e não durou tempo nenhum pouco mais de um ano, certo que ainda esta na garantia mas por lapso uma arrumação a garagem e foi caixa e factura fora.
Agora acho muito esquisito tanta maf e tão pouco tempo
 
Boas, oem foi a ultima e não durou tempo nenhum pouco mais de um ano, certo que ainda esta na garantia mas por lapso uma arrumação a garagem e foi caixa e factura fora.
Agora acho muito esquisito tanta maf e tão pouco tempo
Começa então pelo basico.
Verifica que voltagem tens no alternador/bateria a varias rotações.
Se exceder os 14,2V, tens aí o problema. O ideal é andar sempre a volta de 13 a 13,7v constantes.
Depois, verifica se a ficha da maf está bem limpa, sem vestigios de humidade ou verdetes. Vê bem o estado da cablagem perto da mesma. Qualquer vestígio de cabos coçados, quebrados, pode ser um indício de mau estado dos mesmos. Tambem pelo vagcom, consegues monitorizar as voltagens e leituras da maf. Verifica tambem se a maf é a indicada para o teu motor, não vá ter uma aparentemente igual, mas desapropriada.
Verifica as tubagens e caixa do filtro de ar. Quaquer rachadela ou tubo roto/mal encaixado, deixa poeiras entrarem e danificar a maf.
 
Boa noite, madlima29 pois acredite que já virei aqueles tubos e fios de alta a baixo mais de que uma vez e não vejo nada que possa estar a causar esse problema, o mesmo que possa ver que realmente não tomei muito atenção será a voltagem passar os 14 volts.
Quanto a ref. sim era a que vinha quando comprei a carrinha e tenho me regulado sempre pela aquela ref.
Cumps.
 
Só podes ter a placa do alternador avariada e manda picos de tenção para o carro atenção que atrás disso podes vir a ter mais problemas com o quadrante ou mesmo centralina mede a corrente na bateria com o carro desligado e depois faz o mesmo com ele a trabalhar e posta aqui a voltagem

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Boas, amanha vou verificar isso, pois quanto a bateria com o carro parado pois acredito que esteja em boas condições, porque tem cerca de um ano de uso, pois a trabalhar vou ver isso amanha e tentar deixar um bocado em relantim para ver se há algum pico de tensão
 
Não percebeste, com o carro parado medes por exemplo 12.7 volts depois metes o carro a trabalhar e medes novamente se der até 14 está ok que é o alternador a carregar entendes, agora se te aparecer a cima disso aí a placa do alternador não está a ratificar a corrente e pode ser a origem dos teus problemas mas começa por fazer medições para não andarmos aqui a adivinhar

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Correto, tinha percebido a parte de medição amanha vejo isso e posto aqui, se for só picos poderá não acusar logo e só monitorizando um pouco da voltagem com o carro a trabalhar pare realmente ver se não há alterações de saída de corrente.
 
Boas a todos, pois hoje de manha fui então verificar os valores da bateria, na qual fiquei burso a olhar para o multímetro.
Valores da bateria com o carro parado e chave desligada 18.57v
Valores da bateria com o carro a trabalhar, não foi possível determinar um valor porque o multímetro fico maluco mas oscilava entre os 10v e mais de 19v.
Nunca tinha visto nada com esses valores até fico parvo como não se queimou mais nada com essa sobrecarga de voltagem, mas sera que o alternador anda assim desde que comprei a carrinha. não tive tempo de ligar o Vag mas amanha com mais calma vou ligar ver se pelo Vag também tenho estes valores.
Pelos vistos devera ser esse o motivo das Maf's irem a vida, tenho que levar o carro ao electricista para ele me ver então o alternador.
Cumps
 
Chi bateria nas couve e que seja só isso que não me parece porque se o multímetro ficou maluco ou estava em corrente alternada ou o módulo do alternador está pifado

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Não estava em corrente continua mesmo, bateria nas couves?? Amanha vou testar com outra para ver se os valores se alteram e ver o alternador.
Claro que isso é mais um problema alem da Maf, e claro um problema nunca vem só
 
Estou a pensar ... Estás pilhas do multímetro não estão gastas é que pode alterar valores e como um azar nunca vem só vê lá vê 18 volts Fonix
Vê isso rápido mas com atenção os carros para pegar fogo é rápido corrente contínua não se brinca a amperagem é alta

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Pois amanha vou dar uma espreitadela com mais calma, vou testar o multímetro noutra bateria para ver os valores vou experimentar outra bateria ver se me da aqueles valores malucos e então sim se for realmente algo com o alternador vou 1er ao electricista para ele ver aquilo antes de por outra Maf nova
 
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