Dúvidas

RatoCinzaA4B6 disse:
essa lei universal é treta!!
há muitas condicinantes...eu ja bati por trás e quem pagou foi ele...
um dia estava a subir a circunvalação (no Porto) a passar em frente ao queimodoromo...vinha na faixa da direita...quem conhece o sitio sabe que ali há uma inversão de marcha no sentido de quem desce a circunvalação...(obviamente tem STOP...) eu vejo um BMW a parado no stop...quando estou prestes a passar ele além de avançar ..."manda-se" para a faixa da direita ... eu travo...mas bati na traseira dele...paramos o carro..ele era um velhinho (com uma criança atras na cadeira)... pah..ele olha para a traseira dele...so tinha um sensor para dentro...o meu na altura 106 tinha o CAPOT metido dentro... digo-lhe a ele para ligar a policia..ele entra no carro e FOGE... fui atras dele...atravessei-me a frente dele num semaforo vermelho... pah...nakele momento tive kuase a perder a razão...entreanto ele liga ao genro para vir tratar do assunto...eu tinha a carta nem a um ano...ele xegou la e preenchemos a declaração amigavel... por inexperiencia minha não fizemos o desenho nem assinamos...confiei no gajo...entretanto ja eu tinha ligado a policia quase a uma hora e ainda não tinha aparecido.... enquanto preenchia o nome do velhinho na declaração reparei que ele era muito aéreo... QUASE surdo... fomos embora..
no dia seguinte telefonei a minha seguradora a perguntar se ja tinha contactado da seguradora do gajo...ja tinham contactado a dizerem que a culpa tinha sido minha...so nessa altura e que fiz o desenho e contei o ocorrido tim-tim por tim-tim... desde que ele tinha fugido como tambem disse que se iamos ter de ir a tribunal eu iria obrigar o velhinho a fazer um teste no otorrino...
fui entregar a seguradora... passado dois dias ja tinha ordem de reparação do meu veiculo...
acho que quando se tem um acidente é essencial que:
1- de preferência que apareça a policia para fazer o auto
2- ver as validades de tudo...seguro...carta...inspecção...etc...
3- reparem em tudo que esta vossa volta..piso danificado...sinalização mal colucada...etc
4- os vossos danos e os danos dele...ver se ele ja não teria aquela zona danificada...
5- testemunhas se houverem muito melhor...as testemunhas tem de vos contar logo a historia no sitio...a vossa frente...testemunhas o mais crediveis melhor..tipo agentes da policia ou ex agentes da policia ou sr drs eng arq :p
pensem sempre pelo pior e que o caso tem de ir a tribunal...nessa altura tudo conta e quem tiver a historia mais credivel e bem fundamentada e que se safa...
e acho que acime de tudo ter a cabeça fria é a melhor atitude..pois abre os olhos para o que aconteceu..e pensem que se agredirem...é pior do que ter de pagar o arranjo do carro(pois a seguradora "paga")
desculpem o testamento mas acho que nisto e preciso ter cuidado..e eu ja conheço muitos casos de autenticos "filmes" para se safarem a pagar o mal que fazem...

abraço

Quem bate por trás é culpado a n ser que consiga provar o contrario...
Não é treta nenhuma... tu é que foste nabo ( leia-se inexperiente ) no procedimento habitual do preenchimento das declarações e etc.
Senão ele era logo culpado pq fugiu do local do acidente e nem te tinhas de preocupar com mais coisas.
Mas nao penses que te safas sempre.. nao sei como foi o acidente ao certo, mas se bateste mesmo por trás em cheio e nao de lado ele pode dizer que ia na faixa de rodagem e tu vieste bater por tras... como te safavas? só com testemunhos.

Era a palavra dum rapaz tem carta a menos de 1 ano contra um velhote "inocente"...

Imagina o seguinte...
Tás estacionado em 2a fila por exemplo. Vem um gajo, pára a tua frente, mete marcha-atrás e dá com a traseira dele na tua frente.
TU é que vais ter de provar que foi ele que meteu marcha-atrás e te bateu... engraçado n é?
Se nao houver testemunhas és dado como culpado...

Diz lá que não é universal....
 
orugas disse:
Quem bate por trás é culpado a n ser que consiga provar o contrario...
Não é treta nenhuma... tu é que foste nabo ( leia-se inexperiente ) no procedimento habitual do preenchimento das declarações e etc.
Senão ele era logo culpado pq fugiu do local do acidente e nem te tinhas de preocupar com mais coisas.
Mas nao penses que te safas sempre.. nao sei como foi o acidente ao certo, mas se bateste mesmo por trás em cheio e nao de lado ele pode dizer que ia na faixa de rodagem e tu vieste bater por tras... como te safavas? só com testemunhos.

Era a palavra dum rapaz tem carta a menos de 1 ano contra um velhote "inocente"...

Imagina o seguinte...
Tás estacionado em 2a fila por exemplo. Vem um gajo, pára a tua frente, mete marcha-atrás e dá com a traseira dele na tua frente.
TU é que vais ter de provar que foi ele que meteu marcha-atrás e te bateu... engraçado n é?
Se nao houver testemunhas és dado como culpado...

Diz lá que não é universal....

Lê o meu post PF

Olha.. tou a precisar de pintar a traseira do meu carro.. quiça um para-choques á S3..

Travo a fundo quando nao houver ninguem a ver.... o desgraçado do k vai atras bate..

É culpado?

Espero que sinceramente ninguem faça isso contigo ;)
 
uma alegaçao é a de distância de segurança... mas é assim a historia tem de ser bem contada...
se eu digo-te que é treta e por não ser universal(entenda-se aplica-se sempre a todos os casos)...
eu dei o meu caso porque foi flagrante de que quem bate por tras não paga SEMPRE...
todas as outras vezes que me bateram foi por trás e eu nunca paguei nada...
e digo-te a inexperiencia não é tudo... eu tenho advogados na familia que sao ligados a DGV...tu não imaginas os casos que existem..outro caso vou te contar de um amigo meu que é dono de um rent-a-car e um dos clientes dele bateu e n xamou nem policia nem preencheu nada...porque ele sabia que nao tinha culpa nenhuma..
nao e que no dis seguinte o outro gajo tinha um crokis do acidente feito de maneira a nao ficar culpado e tinha 3 testemunhas para comprovar o acontecido...
em suma que n tinha culpa foi para tribunal e teve de pagar o arranjo do outro...
é preciso é ter olho-vivo...nao ir pela cara das pessoas...
al*salu se n tiveres problemas e se fores a tribunal pede para fazerem um teste de drogas ao rapaz...é possivel que tenha...se o pai dele esta a ser baixo tambem deves jogar baixo...
como se diz na minha terra" para FDP , FDP e meio!!!" :twisted:
 
RatoCinzaA4B6 disse:
al*salu se n tiveres problemas e se fores a tribunal pede para fazerem um teste de drogas ao rapaz...é possivel que tenha...se o pai dele esta a ser baixo tambem deves jogar baixo...
como se diz na minha terra" para FDP , FDP e meio!!!" :twisted:

Não deve chegar a esse ponto. Até porque eu tenho testemunhas e ele não.
Adorei a ultima frase :lol:
 
Jorge Ferreira disse:
Lê o meu post PF

Olha.. tou a precisar de pintar a traseira do meu carro.. quiça um para-choques á S3..

Travo a fundo quando nao houver ninguem a ver.... o desgraçado do k vai atras bate..

É culpado?

Espero que sinceramente ninguem faça isso contigo ;)

Infelizmente é...

Imagina que eu faço-te isso e depois digo...
"Atravessou um gato de repente e eu tive de travar....
Voce se nao parou a tempo foi porque vinha muito perto ou com muita velocidade"

Como te safas?

Até a coisa de 3 ou 4 anos quem batia por trás era culpado obrigatoriamente. Depois mudaram a lei por causa de situações que realmente acontecem e que nao sao culpa de quem bate por trás. Mas nao deixa de ser muito complicado provar...

Só dizer que eu travo de proposito é muito complicado porque perante a lei tu não podes especular sobre as minhas intenções, ou seja, nao podes dizer que eu travei de proposito para tu bateres.
Senao tinhamos a policia de manha a bater a tua porta a dizer que tem de te levar preso porque tu hoje podes tar com intenções de matar o presidente...
Simplesmente nao pode acontecer...

Nós temos por aqui um advogado no forum... realmente ele é que pode explicar esta parte bem.

No final qualquer juiz só se pode basear nos factos...

Facto: bateste por trás

Depois o resto depende pelas testemunhas
 
Voces estão a falar de situações com várias condicionantes, como a do cão que nao ia com trela, do carro que nao parou num stop, eu dei o exemplo de um carro desgovernado que saiu da sua faixa, etc...

Mas a questão da distância de segurança acreditem que vale mt pois se dermos essa distância temos sempre tempo para parar o carro, e contra esse argumento nao temos hipoteses, agora se houver as tais circunstancias que aqui vemos é claro que as coisas têem de ser vistas de outra maneira :)
 
Jorge Ferreira disse:
Nao estas a responder directamente a minha pergunta.

Vou te dizer e ate tens razao. Quem paga é a dona do cao, porque o animal foi o causador do acidente. Pra mais, é de lei os caes irem com açaime e trela quando vao na via publica.

Essa lei foi violada, contudo, eu bati por tras e ai e nao me considerei culpado dado as circonstancias e quem pagou tudo foi a proprietaria do animal.

Ainda mantens a tua tese que so nao é cullpado quem bate por tras pelos motivos descritos atras por ti?

;)

Acho que estamos de acordo, mas tens noção que se o cão fosse vadio e desaparecesse tu nao tinhas a que te agarrar...
 
de expriencia profissional só tenho a dizer que as seguradoras ainda se agarram á velha maxima "Quem bate por traz paga"......existe na lei o promenor da distancia de segurança, claro que há excepções mas como alguem disse tudo depende de outros factores....acreditem as seguradoras agarram-se a essa lei quase universal
 
V6 disse:
Acho que estamos de acordo, mas tens noção que se o cão fosse vadio e desaparecesse tu nao tinhas a que te agarrar...

Tenho sim.. no meu caso foi facil de resolver...mas se fosse um vadio e se nao houvesse provas daria o seguro...

Nao me caía nada ao chao. ;)
 
Jorge Ferreira disse:
Tenho sim.. no meu caso foi facil de resolver...mas se fosse um vadio e se nao houvesse provas daria o seguro...

Nao me caía nada ao chao. ;)

Claro que nao, é para isso que servem os seguros mas nesse caso terias de ser tu e a tua companhia a assumirem o arranjo dos 2 carros pois o da frente tb nao tinha culpa nenhuma, no fundo até correu bem ;)
 
V6 disse:
Claro que nao, é para isso que servem os seguros mas nesse caso terias de ser tu e a tua companhia a assumirem o arranjo dos 2 carros pois o da frente tb nao tinha culpa nenhuma, no fundo até correu bem ;)

Sim... felizmente sim. A dona concordou logo que a culpa foi dela...

E afinal de tanta confusao e transito empancado numa ponte...a preocupaçao foi o cao (cao de luxo digamos).. que nao teve qualquer mazela :D :D
 
Jorge Ferreira disse:
Sim... felizmente sim. A dona concordou logo que a culpa foi dela...

E afinal de tanta confusao e transito empancado numa ponte...a preocupaçao foi o cao (cao de luxo digamos).. que nao teve qualquer mazela :D :D

Então pode-se dizer mesmo que houve um final feliz :D
 
Este people que anda na estrada esquece-se da Distancia de Segurança e depois acontecem estas, e agora com este tempo so desejo que ninguem bata na traseira no meu mas se baterem, entra o para-choques do S3. :twisted:
 
um conselho no caso de terem um acidente

fotos mas com os carros parados no local onde ficaram, nao e depois de mexerem neles e hoje em dia toda a gente tem telemovel com fotos por isso nao e dificil

se estiverem a condicionar o transito tirem fotos e depois marquem a posiçao dos carros no chao, parece estupido mas caso chamem a policia faz todo o sentido

testemunhas identifiquem o maximo possivel, nem que seja com a tanga que vai ver que nao e preciso nada, mas se nao se importa

policia se a outra pessoa estiver cheia de "razao" e depois dos passos anteriores 112 e tem o resto da manha, tarde ou noite para esperar por eles, entao se for em dia de chuva

declaraçao amigavel, nao e obrigatorio, mas ajuda e muita atençao nas cruzinhas, pois e ai que as companhias se baseiam, é a parte + importante
 
O problema neste caso comeca pelo o outro condutor ser encartado a menos de 1 ano, pois comecaram
logo a caca as bruxas, so poderias se considerado culpado caso houvesse uma certa disputa e tivesses travado deliberadamente com a intencao de fazeres com que te batessem por tras, ou caso de alcool ou estupefacientes, e teria de haver testemunhas.
Se fosse uma pessoa muito importante ai terias de te preocupar,(made in portugal). O facto de nao haver
uma declaracao amigavel nao interessa, pois a policia esteve no local, Uma vez que nao houve consenso nao existe declaracao amigavel para ninguem, nem fazia sentido. Tens de activar a proteccao juridica o mais rapido possivel.
Se souberes te mexer ate tem de te indeminizar por possiveis custos extras e afins...
Nao tens de te chatear, a tua seguradora tem obrigacao de cuidar do caso. ;)
 
Back
Top