Dúvidas

Boas pessoal.

Na Sexta-feira bateram na minha caminete, só que não fiz declaração amigavel.
O parvo do pai do puto começou-me a lixar a cabeça que mandei-o ir dar uma volta.
Coitado do rapaz ainda nem uma semana de carta tinha e teve que vir logo enfiar-se na minha traseira.
Chamei a moina, que tomou conta da ocorrencia. Hoje foi á seguradora e disseram que só quando viesse o auto podiam avançar com o processo e que deveria ter preenchido a declaração que era muito mais rápido.

Agora tenho algumas dúvidas:

-Será que terei problemas com a culpabilidade do acidente por não ter preenchido a declaração?

-Irá demorar muito tempo até começarem a arranjar a caminete?

Eu penso que o outro condutor é o culpado pois iamos os 2 andar e eu liguei o pisca para parar e parei e ele veio e mandou-me um cacete.
Agora diz que parei bruscamente e que vinha com o pisca ligado desde o cruzamento anterior.

Fico aguardar as vossas opiniôes!

Abraços
 
al*salu disse:
Boas pessoal.

Na Sexta-feira bateram na minha caminete, só que não fiz declaração amigavel.
O parvo do pai do puto começou-me a lixar a cabeça que mandei-o ir dar uma volta.
Coitado do rapaz ainda nem uma semana de carta tinha e teve que vir logo enfiar-se na minha traseira.
Chamei a moina, que tomou conta da ocorrencia. Hoje foi á seguradora e disseram que só quando viesse o auto podiam avançar com o processo e que deveria ter preenchido a declaração que era muito mais rápido.

Agora tenho algumas dúvidas:

-Será que terei problemas com a culpabilidade do acidente por não ter preenchido a declaração?

-Irá demorar muito tempo até começarem a arranjar a caminete?

Eu penso que o outro condutor é o culpado pois iamos os 2 andar e eu liguei o pisca para parar e parei e ele veio e mandou-me um cacete.
Agora diz que parei bruscamente e que vinha com o pisca ligado desde o cruzamento anterior.

Fico aguardar as vossas opiniôes!

Abraços

Independentemente de teres ou nao dado pisca tarde de mais ou tares com o pisca ligado a muito podes pedurar-te no facto de que ele vinha em excesso de velocidade e a uma distancia minima de segurança abaixo do aconselhado para a via ( porque se nao tinha tempo de se desviar ou travar )

Se ele diz que vinhas com o pisca ligado foi descuido dele... se o pisca tava ligado era por algum motivo e ele ignorou...

Tem menos de 1a semana de carta logo devia de circular com atenção redobrada e velocidade moderada...
Viste se ele tinha o ovo estrelado obrigatorio por lei?

E por fim... bateu por trás... a n ser que ele consiga provar que a tua travagem foi propositada para ele bater, tem 100% culpa

se ele continuar a reclamar dizes por exemplo: "Se eu tivesse parado por causa de um peao a atravessar uma passadeira nem pisca dava e tu tinhas de parar na mesma."

Agora quanto a declaração amigavel nao sei porque que nao preencheste...
nao implica que chegam a um acordo ou que uma das partes da-se como culpado
apenas relata os acontecimentos na parte da frente e depois é preenchido na parte de tras individualmente a versao dos factos de cada 1 ( podendo este ser preenchido em casa e com calma )
 
Estou de acordo com o orugas.

O tipo agora quer se armar em inteligente em dizer que travas-te derrepente....

Sinceramente... :x

Bateu por tras... é culpado.. sei que nem sempre é se culpado (quem bate por tras) mas da forma que relatas-te nao tem a minima hipotese. Pode alegar o que quiser.

Enfim.. a canalhada de hoje em dia (esses ditos espertos) merecia outro tratamento excpto umas palavras.. :x
 
Jorge Ferreira disse:
Estou de acordo com o orugas.

O tipo agora quer se armar em inteligente em dizer que travas-te derrepente....

Sinceramente... :x

Bateu por tras... é culpado.. sei que nem sempre é se culpado (quem bate por tras) mas da forma que relatas-te nao tem a minima hipotese. Pode alegar o que quiser.

Enfim.. a canalhada de hoje em dia (esses ditos espertos) merecia outro tratamento excpto umas palavras.. :x

Pois tambem concordo contigo.
Além disso foi o acidente mais estupido que tive até hoje.
Foi na zona industrial num sitio onde só passam carros de meia em meia-hora.
O que pensei quando me baterem: querem-me roubar a minha caminete, mas depois pensei ninguem quer a minha caminete parar nada.
Ainda arranquei do local do acidente mas parei logo á frente....

Abraços
 
Não é que perceba muito do assunto, mas existe uma coisa que se chama penso que IDS, que é tipo proteção juridica, que é precisamente para situaçoes dessas, quando a outra pessoa nao se da como culpada.

O unico problema que costuma acontecer nestas situaçoes é quando a pessoa culpada e da mesma seguradora isto porque tentam-se escapar e nao pagar.

O orugas disse e muito bem, preenches tu a declaraçao entregas na tua companhia, nao te esqueças de colocar a cruz do lado do culpado e nao do teu lado senao estas a dar te como culpado.

Se tiveres mediador fala com ele, concerteza ele estará melhor informado

Boa sorte
 
não te preocupes com isso, bateu por traz é culpado.

só se arranjar testemunhas em que afirmem que tu travaste de repente sem motivo aparente e blá blá blá.

ora se tem de exister a tal margem de segurança e ele não travou, vinha em excesso de velocidade.

apresenta os dados na tua seguradora e pergunta-se sobre isso.
 
Se há uma lei universal nos sinistros é a de quem bate por traz paga,

A nao ser que tivesses parado numa zona onde nao se pode, aí já pode haver problemas...

Se o outro carro tivesse dado a margem de segurança conseguia evitar por isso culpa dele.

mas uma coisa é certa, devias ter feito a declaração, quanto mais nao seja para teres todos os dados tanto do carro como do condutor envolvido ;)
 
Jorge Ferreira disse:
Gostava de ver essa lei mostrar essa lei ;)

Depois explico-te o porque 8)

Se reparares em baixo eu digo que nem sempre podes ter razão, se tiveres parado num sítio onde nao deves já tens lenha para te queimares, ou numa auto-estrada...

Mas geralmente quem bate por traz é porque nao deu a devida distancia de segurança ;)
 
Agora eu pergunto-te..

Vou descansado na via.... um cao segue no passeio com a dona.. repentinamente o animal mete-se á estrada..

O da frente faz uma travagem brusca (aparentemente sem motivos)... eu vou atras e bati. tava a uns 7 metros e com chuva nao tive hipotese pois era em recta e como e obvio nao contava com aquilo.

Quem paga?
 
Jorge Ferreira disse:
Agora eu pergunto-te..

Vou descansado na via.... um cao segue no passeio com a dona.. repentinamente o animal mete-se á estrada..

O da frente faz uma travagem brusca (aparentemente sem motivos)... eu vou atras e bati. tava a uns 7 metros e com chuva nao tive hipotese pois era em recta e como e obvio nao contava com aquilo.

Quem paga?

É por isso que devemos estar com mil olhos na estrada...

Se está de chuva deves dar ainda mais espaço de segurança, o espaço de segurança depende sempre das condições atmosféricas, do carro, dos reflexos do condutor, enfim... aos olhos da lei se uma pessoa respeitar sempre o espaço de segurança evita sempre este tipo de acidentes.


Eu no meu carro antigo tive um acidente e bati no que ia a minha frente e nao tive culpa mas porque foi uma situação mt mas mt estranha.
Um carro que seguia na faixa contrária fugiu para a minha faixa e foi se espetar contra uma carrinha que ia a minha frente... nao houve sinais de travagem pois foi o carro que se despistou que parou a carrinha, nem o da frente teve tempo de por o pé ao travão, com isto o carro que se despistou e foi abalrroado pela carrinha ficou na faixa da direita e a carrinha com a frente completamente destruida na da esquerda... tava a chuver que era uma coisa louca e eu no meio das faixas sem saber por onde me meter (isto que contei passou-se em 2/3 segundos) o meu instinto foi mandar-me contra a traseira carrinha, nao paguei nada pois aleguei que me desviei do carro que provocou o despiste :twisted:
Lá está só em situações mt estranhas é que te safas por bateres por traz.
 
Jorge Ferreira disse:
Agora eu pergunto-te..

Vou descansado na via.... um cao segue no passeio com a dona.. repentinamente o animal mete-se á estrada..

O da frente faz uma travagem brusca (aparentemente sem motivos)... eu vou atras e bati. tava a uns 7 metros e com chuva nao tive hipotese pois era em recta e como e obvio nao contava com aquilo.

Quem paga?

As seguradores são mt manhosas, neste caso devia ser a dona do cão a pagar pois nao pode passea-lo sem coleira, mas depois com as seguradores é sempre complicado...
 
V6 disse:
As seguradores são mt manhosas, neste caso devia ser a dona do cão a pagar pois nao pode passea-lo sem coleira, mas depois com as seguradores é sempre complicado...

Nao estas a responder directamente a minha pergunta.

Vou te dizer e ate tens razao. Quem paga é a dona do cao, porque o animal foi o causador do acidente. Pra mais, é de lei os caes irem com açaime e trela quando vao na via publica.

Essa lei foi violada, contudo, eu bati por tras e ai e nao me considerei culpado dado as circonstancias e quem pagou tudo foi a proprietaria do animal.

Ainda mantens a tua tese que so nao é cullpado quem bate por tras pelos motivos descritos atras por ti?

;)
 
Boas pessoal.

Obrigados a todos pela vossa opinião.
Vou aguardar o inicio do processo e depois posto aqui as conclusões que tiraram.

Abraços a todos...
 
essa lei universal é treta!!
há muitas condicinantes...eu ja bati por trás e quem pagou foi ele...
um dia estava a subir a circunvalação (no Porto) a passar em frente ao queimodoromo...vinha na faixa da direita...quem conhece o sitio sabe que ali há uma inversão de marcha no sentido de quem desce a circunvalação...(obviamente tem STOP...) eu vejo um BMW a parado no stop...quando estou prestes a passar ele além de avançar ..."manda-se" para a faixa da direita ... eu travo...mas bati na traseira dele...paramos o carro..ele era um velhinho (com uma criança atras na cadeira)... pah..ele olha para a traseira dele...so tinha um sensor para dentro...o meu na altura 106 tinha o CAPOT metido dentro... digo-lhe a ele para ligar a policia..ele entra no carro e FOGE... fui atras dele...atravessei-me a frente dele num semaforo vermelho... pah...nakele momento tive kuase a perder a razão...entreanto ele liga ao genro para vir tratar do assunto...eu tinha a carta nem a um ano...ele xegou la e preenchemos a declaração amigavel... por inexperiencia minha não fizemos o desenho nem assinamos...confiei no gajo...entretanto ja eu tinha ligado a policia quase a uma hora e ainda não tinha aparecido.... enquanto preenchia o nome do velhinho na declaração reparei que ele era muito aéreo... QUASE surdo... fomos embora..
no dia seguinte telefonei a minha seguradora a perguntar se ja tinha contactado da seguradora do gajo...ja tinham contactado a dizerem que a culpa tinha sido minha...so nessa altura e que fiz o desenho e contei o ocorrido tim-tim por tim-tim... desde que ele tinha fugido como tambem disse que se iamos ter de ir a tribunal eu iria obrigar o velhinho a fazer um teste no otorrino...
fui entregar a seguradora... passado dois dias ja tinha ordem de reparação do meu veiculo...
acho que quando se tem um acidente é essencial que:
1- de preferência que apareça a policia para fazer o auto
2- ver as validades de tudo...seguro...carta...inspecção...etc...
3- reparem em tudo que esta vossa volta..piso danificado...sinalização mal colucada...etc
4- os vossos danos e os danos dele...ver se ele ja não teria aquela zona danificada...
5- testemunhas se houverem muito melhor...as testemunhas tem de vos contar logo a historia no sitio...a vossa frente...testemunhas o mais crediveis melhor..tipo agentes da policia ou ex agentes da policia ou sr drs eng arq :p
pensem sempre pelo pior e que o caso tem de ir a tribunal...nessa altura tudo conta e quem tiver a historia mais credivel e bem fundamentada e que se safa...
e acho que acime de tudo ter a cabeça fria é a melhor atitude..pois abre os olhos para o que aconteceu..e pensem que se agredirem...é pior do que ter de pagar o arranjo do carro(pois a seguradora "paga")
desculpem o testamento mas acho que nisto e preciso ter cuidado..e eu ja conheço muitos casos de autenticos "filmes" para se safarem a pagar o mal que fazem...

abraço
 
Back
Top