Dúvida para os mestres...oh artur, tás incluído.

Pois é pessoal,

Após duras pesquisas (e a preciosa ajuda o artur), estão completamente descodificados no vag:
17-10 (canais 40 a 45) isto nas B6. A única coisa que me traz dúvidas são os canais em que dizem NÃO se dever/poder mexer, ou seja o 47 e 48. Estes, como sabem, são os que , fazem as continhas ao óleo no que respeita ao "soot" (fuligem) e à "thermal load" (carga térmica do óleo). Muita página vista, não cheguei a conclusão satisfatória quando ao modo como tais valores são atingidos. O vag-com indica o seguinte:

Canal 47 - Soot Entry
Arithmetic value used to calculate the amount of soot in
the engine oil referenced to a distance of 100 km and used
as comparison value for the service interval display.
Onde 1=100 km

Canal 48 -Thermal Load
Arithmetic value used to calculate the thermal stress of
the engine oil referenced to a distance of 100 km and used
as comparison value for the service interval display.

Onde 1=100 km

Assim, parece que os valores constantes devam variar consoante as especificações do óleo que se usa.

O padrinho tem no 47 e 48 os valores de 280 (28000 Kms) e 99 (9900 kms) - sei que ele não se vai importar que divulgue isto, até pq se não dissesse que foi ele, desatava já a fazer spam e reclamar!!! :D ). Os valores na minha carroça eram 7 e 4, o que daria 700 e 400 km , respectivamente. Penso que ninguém terá valores iguais se fizerem a leitura. Duvido também que nas revisões se mexa nesses valores. A questão que levanto é mesmo essa: dada a descrição nos labels do vag, estes valores deveriam ser parte de uma fórmula usada para avaliar o estado do óleo por comparação com os intervalos definidos para as mudas, ou seja será calculada , face à utilização de cada um, a necessidade de proceder a muda de óleo ANTES dos intervalos temporais "normais". Se assim for, estes valores deveriam variar apenas na origem, quando o carro sai de fábrica com long life ou não. Caso contrário, serão valores que partem do 0 (?) e vão subindo consoante a utilização?

Isto tá longo, mas será que os mestres sabem que valores pôr lá? As únicas referências com valores baixos que encontrei, foram em fóruns romenos, onde se fala exactamente das qualidades dos diferentes óleos, mais excatamente aqui : http://vwforum.vwforum.ro/lofiversion/index.php/t29854.html .

Parecem haver explicações simples (parecem pq do romeno ainda se pesca qq coisa), mas não há traduções online que tenha encontrado e que funcionem. Será preciso chamar uma gaja de alterne romena artur? 8)

Vá lá pessoal, cheguem-se à frente please!

Abraços
P.S. (artur...tá aqui um tópico para meteres muito spam!!!!)
 
fdxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

o cuto , agora rebentas te comigo ......
vou almoçar e ja me venho aqui debruçar sobre o assunto ;)
 
Eu não disse que era fácil :pPPP, por isso chamei os mestres! Tenho cá os meus palpites mas acho que muita pouca gente sabe a resposta....se formos nós a dar é pq somos BONS!

P.S. padrinho..vou pra terra da maria ver carros. Bom almoço.
 
eu acredito que esses valores serão pre definidos na fabrica e variam em funçao do oleo utilizado e do pais para onde irá a viatura em questão . agora resta saber se eles se alteram automaticamente aquando do apagamento do service reminder e da respectiva programaçao que lhe atribuis , ou seja , se lhe poes para 30.000km ele assume um valor , se lhe puseres para 15.000 julgo que ira assumir outro . penso eu , mas nada que nao se possa testar .....

programar para 15.000 e depois para 30.000 e ver que valores assume ;)
 
Artur, um indicador a verificar é este:

Nos 704.1 ,no sri reset aparecem opções predefinidas que podem servir de pista, resta tentar cada uma das opções SEM salvar.

srifunctioned2.png


sriresettx5.png


Nesta última imagem , o Thermal load está a 254 (x100) e o soot a ZERO.
 
eu penso que fica a zero , pois so ao fim de alguns quilometros o service reminder começa a fazer as contas ....
 
É o meu palpite tb. face à discrepância entres os valores da minha e da tua. Vou pôr a zero e ver se sobem... Esse canal pode ser , assim, de output (parte do zero e apresenta as "contas feitas") ou de input (onde se colocam valores de referência fixos) ou ..pior de tudo, ser misto , com valores à partida para as propriedades do óleo (e aí desconhece-se o valor) que vão subindo conforme a utilização.
 
eu tou com uma ligeira impressao que nunca iras ter um valor identico ai ....... ou seja , vou me tentar explicar .

acho que esse campo vai fazer contas aos kms , aos dias , ao serviço que colocas te para definir long life ou nao e ate provavelmente as temperaturas ( pois as temperaturas humidas deteoriam o oleo mais rapidamente ) pois se nao fizer contas a este ultimo ou a algo parecido , nao tem muita logica esse campo .......
 
Faz as contas à temperatura do óleo claro...daí o thermal load. No fórum romeno que citei, tá lá a explicação...em romeno!

P.S. será que aquele "outro" que vende cabos com manual sabe a resposta? :twisted: :twisted:
 
pois , la está , dai nunca teres um valor pre definido ou identico em qualquer carro .......

ps - de romeno não percebo nada ........... mas de romenas dou uns toques :D
 
cuto disse:
Faz as contas à temperatura do óleo claro...daí o thermal load. No fórum romeno que citei, tá lá a explicação...em romeno!

P.S. será que aquele "outro" que vende cabos com manual sabe a resposta? :twisted: :twisted:

aka carlos aka grande amigo ???????
looooooooooooooooooooooooooooool
 
rmatos disse:
fosgasseeeeeeeeeeeeeee...as coisas que voçezessssssssss sabem :roll: :roll: :roll: :eek: :eek: :eek:

Matinhos....só não arranjamos quadrantes por telepatia!

Artur: é mesmo esse Also Known As...

oh padrinho, afinal os mestres somos só nós 2? e se não me tivesses vendido o cabo eras só tu?Estes carai**** sabem mas num dizem! Matosssssssss desembucha umas romenas prá genteeeeeeeeee
 
Back
Top