Duvida Inspeção Tipo B

Acabei de fazer uma simulação no site da Via verde, no inicio quando se seleciona o carro aparece classe 1, mas assim que se adiciona o carro salta logo para classe 2, so mesmo na loja da via verde

Ja agora, retirei isto do site a Via Verde

Como usufruir da alteração de tarifário de Identificadores de monovolumes, da classe 2 para a classe 1?

Conforme o disposto no decreto-lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, e no consequente despacho n.º 24/2005, de 07 de Março, da Direcção Geral de Viação (DGV), as viaturas monovolumes abrangidas devem cumprir as características abaixo descritas, para poder usufruir da alteração ao tarifário, da classe 2 para classe 1:

· 2 eixos;

· Peso bruto superior a 2.300 kg. e inferior ou igual a 3.500 kg.;

· Lotação igual ou superior a 5 lugares;

· Altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1 m. e inferior a 1,3 m.;

· Sem tracção permanente ou inserível às quatro rodas.

Os requisitos necessários para efectuar o pedido de alteração, obedecem às seguintes condições:

· O Identificador associado ao veículo deve ser sempre de classe 2;

o Apesar dos veículos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 39/2005 serem taxados com classe 1, estes veículos continuam a pertencer à classe 2;

· O Cliente deverá fazer prova, através da apresentação do documento oficial emitido pelo IMTT, que confirma que o veículo preenche os requisitos previstos no Decreto-Lei n.º 39/2005.

o Por regra, o documento apresentado deverá ser o Livrete ou o Certificado de Matrícula (documento único que substitui Livrete e Registo de Propriedade).

o Sempre que o Cliente não tenha Livrete português, ou questione a conformidade de determinados veículos com as características técnicas exigidas, pode requerer uma inspecção extraordinária de identificação num Centro de Inspecção Técnica de Veículos da categoria B, sendo também aceite para a Alteração de Tarifário de Monovolumes, o Certificado de Aprovação em Inspecção Técnica Extraordinária (modelo 113), desde que constem os elementos relevantes para efeitos de comprovação das características exigidas.
 
Decreto-Lei n.o 39/2005
de 17 de Fevereiro

As tarifas de portagem são determinadas com base
na classificação dos veículos em quatro classes distintas,
resultante da aplicação, entre outros, do critério da
altura, medida à vertical e do primeiro eixo do veículo.
Verifica-se uma tendência para considerar como
abrangidos pelas tarifas de portagem da classe 1 os veículos
com altura igual ou superior a 1,1 m e inferior
a 1,3 m.
Impõe-se ainda promover uma aproximação progressiva
do quadro normativo nacional ao panorama europeu,
o qual será objecto de futura reavaliação no âmbito
do processo gradual de aproximação da realidade portuguesa
aos patamares europeus nesta matéria.
Assim, com a presente alteração, passam a beneficiar
da tarifa de portagem da classe 1 os veículos com altura,
medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou
superior a 1,1 m e inferior a 1,3 m, desde que não apresentem
tracção às quatro rodas permanente ou inserível
e desde que tais veículos sejam veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da
Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg
e inferior ou igual a 3500 kg e com lotação igual ou
superior a cinco lugares.
 
Calma... este é um assunto que tambem me interessa e do qual ando a tratar...

Vamos por partes...

Onde se pode ver a lista de automoveis averbados por classe na ViaVerde?!
É que tenho procurado e não encontro...

Sei que há carros iguais ao meu (Opel Frontera) a pagar classe um... mas queria confirmar na lista para saber se tenho que ir a alguma IPO ou se é so pedir ViaVerde...


Tenho um amigo que tem um Frontera igual ao teu, ele tem via verde e paga classe 1 , se for a pagar ao home na portagem, paga classe 2..., agora porque, não faço a mínima ideia e ele também não...
 
Tenho um amigo que tem um Frontera igual ao teu, ele tem via verde e paga classe 1 , se for a pagar ao home na portagem, paga classe 2..., agora porque, não faço a mínima ideia e ele também não...


Sim... eu sei que da para "averbar".. mas so é valido quando se passa Via Verde...

Volto a dizer... é o mesmo que se passa com os Touareg e Q7...
 
@Pc_WinBoard jà agora, por acaso já passastes numa caixa automática numa portagem? Se sim qual foi a classe que pagastes?
E que no meu caso na automática pagava classe 1 e na caixa 'normal' espetavam me com a classe 2
 
Last edited by a moderator:
@PC jà agora, por acaso já passastes numa caixa automática numa portagem? Se sim qual foi a classe que pagastes?
E que no meu caso na automática pagava classe 1 e na caixa 'normal' espetavam me com a classe 2

O meu Kia por vezes acusa classe 2 depois toco na campainha e la mudam aquilo para classe 1 ... Tenho de por via verde para nao me chatear, pois ja me aborrece isso e tar sempre a dizer que carro é etc quando paro para pagar e tem pessoas la em vez de ser maquina
 
Last edited by a moderator:
A mim na automatica sempre acusou classe 1, um vez ia com a carrinha bem carregada e 5 pessoas la dentro ai acusou classe 2, quando passo na normal as vezes peço o porque de ela pagar classe 2 sabendo que esta dentro das normas para pagar classe 1 (A altura do eixo é a mesma que a Opel Zafira como já disse e paga classe 1), e eles limitam se a responder me mal educadamente "porque é uma Opel Sintra e tome la uma folha de reclamação..."
 
Sim... eu sei que da para "averbar".. mas so é valido quando se passa Via Verde...

Volto a dizer... é o mesmo que se passa com os Touareg e Q7...

Se conseguiram "averbar" é porque cometeram uma ilegalidade, a lei nisso é bem clara.

Ou é classe 1 de raiz ou então não existe hipótese legal de passar para classe 1
 
A diferença de classificação de Portugal para os outros paises e bastante simples, nos outros paises qualquer veiculo que seja ligeiro de passageiros sao classe 1, apenas os comerciais maiores e os pesados pagam classe 2.
 
Democracia em Portugal?: Carta B - Classe 1.........assim há justiça.

Aqui dizem, o único Frontera que paga classe 1 é o 2.3...porque? não se sabe, se o 2.3 paga classe 1...o 2.2 (pela logica) também deve de ser a mesma coisa
@Rcmatias acho que esta frase resume o porque destas historias todas
"A lei que define a diferenciação entre classe 1 e 2 é mais uma das que não faz sentido em Portugal"

Mais uma para "rir" das leis em Portugal
SCAN0054.JPG
 
Last edited by a moderator:
vamos la desenterrar isto...O assunto ja esta resolvido :) mesmo assim foram 7 anos a pagar portagens de Classe 2...
200ahzs.jpg

O identificador é a mesma Classe 2 (Sorte a minha...ja esta avariado...so funciona quando lhe apetece)
2dsn0ox.jpg
 
Back
Top