[DIY] Reparar porta Audi que não abre por fora, sem trocar peças

Tópico em 'DIY' iniciado por Jcalmeida79, 13 Set 2022.

  1. Jcalmeida79

    Jcalmeida79

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    Olá a todos,

    O meu carro é um AUDI A3 Sportback de 2008 (8P) e as portas de trás estavam com o problema recorrente: Depois do carro estar trancado, ao destrancar, as portas de trás não abrem por fora, só abrindo primeiro por dentro. Depois abrem até o carro ser trancado novamente.

    Ponderei trocar o trinco como tenho visto várias pessoas a fazer ou lubrificar apenas o trinco. Lubrificar não foi suficiente, então decidi abrir o trinco e apercebi-me que o problema era no motor que controla o trinco que estava a precisar de uma grande limpeza, não funcionava bem.

    As portas ficaram impecáveis e não gastei nada em peças. Tenho um canal de DIY que costuma ser mais virado para eletrónica mas gravei o vídeo desta reparação passo a passo. Espero que seja útil a alguém:


    São 24 minutos mas está organizado por capítulos, se quiserem saltar partes que já sabem fazer.

    Qualquer dúvida comentem aqui ou no vídeo e eu tento ajudar no que puder. Se acharem útil, pedia-vos para fazerem like no vídeo.
    Obrigado.
     
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  2. blackibiza

    blackibiza

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  3. Jcalmeida79

    Jcalmeida79

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    Obrigado pela mensagem e pela partilha desse posts. Eu já tinha pesquisado no forum antes de me lançar a isto e tinha encontrado apenas lubrificação do mecanismo, que tentei e não foi suficiente.
    Esse vídeo que partilhaste também abre o mecanismo e aplica limpador de contactos no motor, que pareceu ser suficiente. Gostava de ter visto esse vídeo antes :). Ainda assim, a forma como limpei o motor penso que garante maior durabilidade da reparação.
    Incrível como este problema é tão recorrente.
     
  4. ricardo#18

    ricardo#18

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    boas ja reparei as minhas 4 fechaduras so tirei essa tampa que tem o parafuso philips limpei com spray travoes depois dei com w40 depois meti massa de alta temperatura que nao seca ja passaram uns anos ate agora esta impecacel
     
  5. Jcalmeida79

    Jcalmeida79

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    Olá. Ainda bem que funcionou e que dura há tanto tempo.

    No meu caso, apliquei WD40 e mexi bastante para garantir que espalhava e libertava qualquer sujidade, mas não resultou. Acabei por ter de fazer a limpeza do tal motor que mostro no video nas duas portas.
    O tal motor tinha um valor de resistência muito alto antes de limpar (lixar o veio). Talvez eu pudesse ter aplicado também spray de limpeza de contactos, mas pelo menos acho que vai ficar bom uns bons anos também.
     
  6. madlima29

    madlima29

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    Para a proxima: nunca lixar os carvões de escovas. Somente o cobre do rotor.
    E para encaixar de novo as escovas ao sítio, é com um clip ou 2 agulhas para abrir as mesmas quando colocas no sitio.
    De resto, impecável. Não terás problemas tão cedo. Já reparo fechos assim há uns anos.
     
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  7. blackibiza

    blackibiza

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    Podes por favor partilhar um link para essa massa que usas de alta temperatura?
    Por exemplo, apontar para um produto da autodoc já seria bastante útil.
     
  8. Jcalmeida79

    Jcalmeida79

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    Obrigado pelo feedback. Vou ter isso em conta. A lógica das escovas era para tirar qualquer resíduo solto que podia voltar a ficar no rotor, mas entendo e podia limpar apenas com um pouco de papel.
     

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