Ja tinha postado aki a perguntar qd deveria mudar o oleo , se a kente ou a frio...
Fikei convencido k teria de ser a kente para o oleo sair melhor.
Cmo estou de ferias de manha sai e fiz cerca de 50kms e parei o carro ja a pensar em deixar arrefecer para mudar o oleo mais tarde!
Deixei o carro parado cerca de 8h e dps colokei o a trabalhar e meti o na garagem... tempo suficiente para o oleo fluir dentro do motor e ganhar alguma temperatura!
Preparei o local:
A garrafeira ca de casa da mto jeito :lol:
Parei o carro em cima da garrafeira e fui tirando a carnage...
Sendo de origem (tem 253mil kms) o estado nao podia ser mto melhor k isto! A entrada de ar do centro partiu a mto tempo e algumas partes tem fisuras!
Fui entao ver a temperatura do oleo do motor no climatronic:
A esta temperatura ja nao estava preocupado em me keimar ao tirar o oleo!
Agora cm o motor a vista foi so retirar o bujao cm uma chave 19.
1º desapertei cm a chave dps qd axei k tava quase a sair cm a mao... nesta altura colokei um garrafao de 5L de agua logo por baixo para k nao saise nada por fora.O garrafao seria suficiente mas para nao ter problema tinha um balde perto nao foxe ter uma surpresa :lol:
Deixei entao pousado no chao a pingar enquanto fui tentar dar um jeito a carnage e aos seus "buracos" :evil:
Dps de deixar pai 30mins a pingar decidi tentar uma ideia k tinha ... inclinar o carro para o lado de saida do oleo...
Enqt inclinava foi saindo bastante oleo... cerca de 15cc... fikei feliz pois a minha ideia ate funciou :lol:
Nesta altura devia ter posto o carro cerca de 10secs a trabalhar para sair o oleo do filtro e o restante do motor... mas tive um pouco de receio e fikei me por aki!
Nesta altura peguei o oleo e fui tb trocar a anilha do bujao k tinha comprado na semana anterior.
A anilha e em cobre e e comprimida contra esta parte no bujao do motor:
Dps de cerca de 1h a pingar , desci o carro do "macaco" e verifikei se nao saia mais...
Fechei entao e atestei cm 3.5L de BP Visco 7000 Sport!
Saiu cerca de 3L de dentro do motor...
Agora foi so por a carnage de volta no sitio e deixar vir ao de cima o "sucateiro" k ha em mim (LOL)...
A cinta e para a parte central na descer os cerca de 3cm k desce por tar partida...
A fita de aluminio tapa mto bem os buracos e serve para o efeito!
No dia seguinte fui verificar o nivel do oleo e tava cheio :wink:
Agora e so deixar andar e daki a 20mil muda se outra vez! :wink:
Cumps
P.S. Este post é antigo (2004) ...
Fikei convencido k teria de ser a kente para o oleo sair melhor.
Cmo estou de ferias de manha sai e fiz cerca de 50kms e parei o carro ja a pensar em deixar arrefecer para mudar o oleo mais tarde!
Deixei o carro parado cerca de 8h e dps colokei o a trabalhar e meti o na garagem... tempo suficiente para o oleo fluir dentro do motor e ganhar alguma temperatura!
Preparei o local:

A garrafeira ca de casa da mto jeito :lol:
Parei o carro em cima da garrafeira e fui tirando a carnage...

Sendo de origem (tem 253mil kms) o estado nao podia ser mto melhor k isto! A entrada de ar do centro partiu a mto tempo e algumas partes tem fisuras!
Fui entao ver a temperatura do oleo do motor no climatronic:

A esta temperatura ja nao estava preocupado em me keimar ao tirar o oleo!
Agora cm o motor a vista foi so retirar o bujao cm uma chave 19.
1º desapertei cm a chave dps qd axei k tava quase a sair cm a mao... nesta altura colokei um garrafao de 5L de agua logo por baixo para k nao saise nada por fora.O garrafao seria suficiente mas para nao ter problema tinha um balde perto nao foxe ter uma surpresa :lol:

Deixei entao pousado no chao a pingar enquanto fui tentar dar um jeito a carnage e aos seus "buracos" :evil:

Dps de deixar pai 30mins a pingar decidi tentar uma ideia k tinha ... inclinar o carro para o lado de saida do oleo...

Enqt inclinava foi saindo bastante oleo... cerca de 15cc... fikei feliz pois a minha ideia ate funciou :lol:
Nesta altura devia ter posto o carro cerca de 10secs a trabalhar para sair o oleo do filtro e o restante do motor... mas tive um pouco de receio e fikei me por aki!
Nesta altura peguei o oleo e fui tb trocar a anilha do bujao k tinha comprado na semana anterior.

A anilha e em cobre e e comprimida contra esta parte no bujao do motor:

Dps de cerca de 1h a pingar , desci o carro do "macaco" e verifikei se nao saia mais...

Fechei entao e atestei cm 3.5L de BP Visco 7000 Sport!
Saiu cerca de 3L de dentro do motor...

Agora foi so por a carnage de volta no sitio e deixar vir ao de cima o "sucateiro" k ha em mim (LOL)...

A cinta e para a parte central na descer os cerca de 3cm k desce por tar partida...

A fita de aluminio tapa mto bem os buracos e serve para o efeito!
No dia seguinte fui verificar o nivel do oleo e tava cheio :wink:
Agora e so deixar andar e daki a 20mil muda se outra vez! :wink:
Cumps
P.S. Este post é antigo (2004) ...