[DIY] Mudar oleo em A4 B5 1.9TDI

Ja tinha postado aki a perguntar qd deveria mudar o oleo , se a kente ou a frio...
Fikei convencido k teria de ser a kente para o oleo sair melhor.

Cmo estou de ferias de manha sai e fiz cerca de 50kms e parei o carro ja a pensar em deixar arrefecer para mudar o oleo mais tarde!
Deixei o carro parado cerca de 8h e dps colokei o a trabalhar e meti o na garagem... tempo suficiente para o oleo fluir dentro do motor e ganhar alguma temperatura!

Preparei o local:
OilC1.jpg

A garrafeira ca de casa da mto jeito :lol:

Parei o carro em cima da garrafeira e fui tirando a carnage...
Carn3.jpg

Sendo de origem (tem 253mil kms) o estado nao podia ser mto melhor k isto! A entrada de ar do centro partiu a mto tempo e algumas partes tem fisuras!

Fui entao ver a temperatura do oleo do motor no climatronic:
OilC2.jpg

A esta temperatura ja nao estava preocupado em me keimar ao tirar o oleo!

Agora cm o motor a vista foi so retirar o bujao cm uma chave 19.
1º desapertei cm a chave dps qd axei k tava quase a sair cm a mao... nesta altura colokei um garrafao de 5L de agua logo por baixo para k nao saise nada por fora.O garrafao seria suficiente mas para nao ter problema tinha um balde perto nao foxe ter uma surpresa :lol:

OilC4.jpg


Deixei entao pousado no chao a pingar enquanto fui tentar dar um jeito a carnage e aos seus "buracos" :evil:
Carn4.jpg


Dps de deixar pai 30mins a pingar decidi tentar uma ideia k tinha ... inclinar o carro para o lado de saida do oleo...

OilC5.jpg


Enqt inclinava foi saindo bastante oleo... cerca de 15cc... fikei feliz pois a minha ideia ate funciou :lol:
Nesta altura devia ter posto o carro cerca de 10secs a trabalhar para sair o oleo do filtro e o restante do motor... mas tive um pouco de receio e fikei me por aki!

Nesta altura peguei o oleo e fui tb trocar a anilha do bujao k tinha comprado na semana anterior.

OilC6.jpg


A anilha e em cobre e e comprimida contra esta parte no bujao do motor:
OilC7.jpg


Dps de cerca de 1h a pingar , desci o carro do "macaco" e verifikei se nao saia mais...
OilC8.jpg


Fechei entao e atestei cm 3.5L de BP Visco 7000 Sport!
Saiu cerca de 3L de dentro do motor...
OilC9.jpg


Agora foi so por a carnage de volta no sitio e deixar vir ao de cima o "sucateiro" k ha em mim (LOL)...

Carn1.jpg


A cinta e para a parte central na descer os cerca de 3cm k desce por tar partida...

Carn2.jpg


A fita de aluminio tapa mto bem os buracos e serve para o efeito!

No dia seguinte fui verificar o nivel do oleo e tava cheio :wink:

Agora e so deixar andar e daki a 20mil muda se outra vez! :wink:

Cumps

P.S. Este post é antigo (2004) ...
 
Boas! gostaria de te perguntar como se fazem esses truques para obter vários tipos de informações através do control do ar condicionado, já ouvi falar mas nunca soube como se faz, ou quais as combinações de teclas para os vários efeitos. A minha carrinha é uma A4 avant de 96, penso ser igual! Pelo menos os manometros são identicos! :?
 
Caro lucianorato

Muito obrigado pela tua ajuda! Mas mais facilmente encontrei na loja da mula!
Mas não custava nada teres-me indicado o caminho, só te ficava bem, mas como num pedido de auxilio anterior a primeira coisa que escreves-te foi para ir á oficina , ao contrario de outros que me ajudaram e muito!Ora se eu pretendesse esse tipo de conselhos certamente não estaria a colocar aqui determinadas questões e sim directamente na Audi.
:? :? :?
 
Back
Top