[DIY] Mudar manete de velocidades num A3 8L

Boas...

À dias comprei uma manete tipo a sline para substituir pela que eu tinha de origem no meu A3 8L.

A manete é esta:



A de origem é esta: (o carro tava todo sujo... não liguem :D)



Agora é arregaçar as mangas e fazer o trabalho :D
Primeiro peguei na manete que ia por e separei-a do fole, bastou puxar a manete na direcçao oposta à que puxava o fole, ou seja, manete para cima fole para baixo :D

Depois, já no carro, retirei a manete de origem, para isso levanto a parte de baixo:



depois puxo o fole toda para cima:



fica visivel uma anilha que prende a manete ao ferro:



só temos de a partir, abrir, como quiserem, eu optei por corta-la... foi mais rapido :D



agora é so puxar para cima e fica assim:



Agora... como eu à uns tempos tinha pintado a consola central de preto, faltava-me pintar a parte de baixo da consola, entao, mãos à obra :D:D



tudo vem forradinho para a tinta não vasar...



Depois foi só pintar...



e o resultado foi este: (na foto parece estar mal pintado, mas não... é o flash da camara que faz ficar com essa ideia)
para verem a diferença olhem para o sitio onde fica a borracha, eu tirei-a e perto dos buracos está a cor antiga...



Agora é colocar a manete...

Eu era para tentar meter o fole da manete que comprei, o user pikachu disse-me que se conseguia à justa, eu andei a tentar alargar o fole mas não me pareceu que desse para por, parecia-me curto e então segui o conselho do user A3FaN e só meti a manete nova no fole antigo.
Então na manete + fole antigo tem um plastico que prende o fole à manete, é retirar esse plastico, alargar e puxar, e fica a manete separada do fole.

Depois pegamos no plastico que prende o fole novo a manete nova, e mete-mos esse plastico no fole antigo...

Neste momento já ta o conjunto pronto a ir ao sitio, pomos a manete no ferro onde estava a antiga, a manete nova tem uma anilha igual à que partimos para retirar a antiga. Pegamos num alicate de pontas ou num alicate universal e apertamos a anilha, quando estiver bem preso prendemos o fole na consola...

(peço desculpa, mas depois de ter o trabalho concluido é que me lembrei que não tirei as fotos:(, mas com a explicaçao que dei penso que dá para entender bem. tambem se alguem tiver alguma duvida tá à vontade para pedir ajuda :D)

O resultado final com tudo já no sitio é este:



:D

Para fazer isto recebi umas dicas do user A3FaN e do pikatchu, por isso eles tb tem creditos neste DIY.

Abraço
 
Boas, parabens pelo DIY está muito bem explicado... diz-me só uma coisa qual a marca e aonde é que compraste a tinta para pintar a parte debaixo do tablier ?
 
MoByS disse:
Só não concordo em teres pintado isso dentro do carro, de resto 5*!! :wink:

Pois... eu inicialmente keria tirar akele plastico, só que disseram-me que akilo nao dava para tirar, que estava junto com o plastico que passa pelo travao de mao e vai ate ao apoio do braço... por isso teve que ser assim...

Bem vedado não à crise :D

Depois como tive a tarde toda de volta do carro ele teve sempre aberto e o cheiro saiu num instantinho :D

luis disse:
Boas, parabens pelo DIY está muito bem explicado... diz-me só uma coisa qual a marca e aonde é que compraste a tinta para pintar a parte debaixo do tablier ?

Boas, a marca não te sei dizer, mas fui ao Carrefour e comprei uma lata de tinta em spray preto fosco :D
Mas qd passar pela garagem e me lembrar vejo a marca ;)

Abraço
 
Paiol disse:
Ficou porreiro mas essa tinta não irá saltar com o tempo?

Boas...

Duvido muito que irá descascar, pois isto nao ficou com aspecto dakela tinta plastica... eu só dei um fuminho para ficar preto, ainda se nota a textura do plastico...

Tá como estava antes so que em vez de ter akele tom esverdeado... tá pretinho :D:D:D

Abraço
 
TuCa disse:
e com o tempo de utilização e assim ..isso vai desgastando ..é o mais certo :? ..nao ?

Duvido que isso aconteça...

E se vier a acontecer duvido que seja em meses de utilizaçao...

Se acontecer, volto a pintar, não custa nada, visto que a meu ver fica bastante melhor :D

Abraço
 
hucruz disse:
Agora é colocar a manete...

Eu era para tentar meter o fole da manete que comprei, o user pikachu disse-me que se conseguia à justa, eu andei a tentar alargar o fole mas não me pareceu que desse para por, parecia-me curto e então segui o conselho do user A3FaN e só meti a manete nova no fole antigo.

Comprei à dias ao Goodspeed uma manete S-Line, no entanto, estou com o mesmo problema... O fole parece-me mais pequeno e provavelmente é pequeno para a moldura. Alguém já conseguiu fazer o fit do fole da S-Line na moldura de um A3 8L de 1999. Alternativas (sem ser usar o fole antigo :! ) ?

Cumps.
 
Eu tive de usar o antigo...

Tentei alargar o novo... mas nao serviu de nada...

A melhor opçao é usares o antigo ou entao ires a um estufador e mandar fazer um novo, igual ao da manete nova mas com a base mais larga ;)
 
ok... :S... vou ver qual a melhor solução.

O fole novo n dá mesmo para adaptar (mesmo c/ elasticidade da pele) certo?

Cumps.
 
Eu tentei... montes de tempo a puxar dos lados.. aquilo alargou um bocado... mas mesmo assim nao deu...

Depois houve outro motivo... o fole de origem o meu é mesmo pele... e o k vinha com a manete era uma especie de napa... por isso tb optei pelo de origem...
 
Back
Top