[DIY] Limpeza de MAF (Audi A4 TDi)

Boas, para kem ainda n leu este post no TOL aqui fica uma "copia" :wink:

Decidi aventurar me a limpar a minha MAF k estava "suja de origem" :lol:
Com quase 280mil kms axei k era uma boa ideia , e tendo em conta k ja tinha visto no Vag Com uns valores um pouco baixos...tava na altura.

1º tem de se desmontar a caixa do filtro para se poder retirar a MAF

MAF8.JPG


N liguem a falta do tubo de admissao e CCV , tb os retirei para os limpar.

MAF1.jpg


Dps de retirada a MAF da caixa, atraves dos dois parafusos visiveis na foto abaixo , limpei a rede mais fina , a 1a:

MAF3.JPG


Cmo podem ver a 1a rede estava mto suja e ate bastante entupida , digamos assim.

MAF4.JPG


Cm um pano fui retirando a quantidade de sujidade possivel...

MAF5.JPG


Dps tendo em conta k nesta MAF n da pa retirar a parte interior(pode dar mas é complexo de mais) teria entao de pulverizar para o filamento de forma a limpalo... mas procurei e n encontrei a venda spray para limpeza de material eletronico.Entao dps duma conversa cm um eletrecista da Audi ele disse para usar Eter...
:lol:
Eter.JPG


Colokei eter num pulverizador dakeles pa roupa (a minha mae ainda n viu :shock: ) e fez o efeito :wink:
Cada vez k pulverizava sai mta sujidade , ker das redes ker do filamento e interior da MAF...

MAF6.JPG



Dps de limpar varias vezes cm um pano e cm eter a MAF ficou assim:

Filamento e interior:

MAF7.JPG


Rede mais fina antes da MAF(a mais importante para valores)

MAF9.JPG


E a rede onde sai o ar para o turbo k n tava mto suja

MAF10.JPG


Agr é so montar a MAF de volta na caixa de ar e deixar secar.Sendo k o eter evapora rapidamente n foi preciso esperar mto :wink:

MAF11.JPG



Rede primaria da MAF ja montada na caixa de ar:

MAF12.JPG


Montada na caixa , da pa ver os dois parafusos de fixaçao...

MAF13.JPG


É preciso dps reapertar a chapa deflectora de calor...

MAF14.JPG



E ta pronto! :lol:

MAFP.JPG




Agr pa kem pergunta , "e na pratica serviu de alguma coisa?"

Para ja so tenho valores de Vag Com para comparar e da isto:

Valor antes da limpeza do filtro BMC e da MAF:
MAF15.JPG


Valor dps da limpeza do BMC e da MAF:
MAF16.JPG



So dei uma volta de 10kms e senti o carro ligeiramente mais forte , mas ainda n posso tirar conclusoes aserio. :wink:

Cumps
 
paulobessa disse:
boa ideia .....resultou ou foi temporário ???? normalmente eu usava alcool :D

tambem serve, mas o eter é melhor



quanto ao DIY, muito bom ...acho que tenho que experimentar isso !!!!
 
Eu fiz isto na minha carrinha e ficou impeq!! Poupei 200€ que me pediam pela maf..
É de referir que foi exactamente por este post que me guiei!!
Gracias pelo post Art
 
Art disse:
Ja la vao 60mil kms e 3anos +-... continua a ler entre 470 e 510 ao relanti ;)

Só uma questão,
é possivel ler esses valores com o VAG-COM Release 311-2?
Há algum incoveniente em limpar a MAF com spray de ar comprimido para pcs?

cumps
 
Ja la vao 60mil kms e 3anos +-... continua a ler entre 470 e 510 ao relanti ;)
Amigo ao pulverizar eter para a rede da massa de ar nao há qualquer problema se o liquido atinjir o parte interior da massa de ar ?
sim porque ao pulverizer la pra dentro vai molhar tambem aquela peça que esta entre as duas redes, nao tem mal isso ?
 
Ja la vão mais de 100mil kms... para as MAF pierburg o filamento é bem resistente, se deixarem depois secar tudo quando ligarem ao carro o eter vai desaparecer logo e ficar limpa.
Nas bosch o filamento é muito fino nao sei se resiste por isso tentem mas o risco é vosso.

Cumps
 
Boas.
Já que este post fala em MAF, tenho uma duvida que se calhar me podem ajudar e esse o motivo de ter vindo dar a este post.

A Minha A80 TDi, as vezes quando começo a apertar mais (apertar no sentido chegar aos 120 mas aos poucos e quem diz 120 diz 80 o que for mas nunca menos de 80KMH) começa a engasgar-se e a dar o que eu chamo de "PUNS" parece que se engasga especialmente se estiver naquela velocidade em esforço.

Fui a um mecânico disse-me que era a MAF que tinha de ser trocada, no entanto a carrinha é de 94 mas está parada á muito tempo apenas tem 91.000Kms, acho estranho a MAF se estragar assim do nada(a menos que ande la rato :p)

A mim parece-me mais injectores, visto que ela se engasga. Que acham?

Obrigado
 
Boas.
Já que este post fala em MAF, tenho uma duvida que se calhar me podem ajudar e esse o motivo de ter vindo dar a este post.

A Minha A80 TDi, as vezes quando começo a apertar mais (apertar no sentido chegar aos 120 mas aos poucos e quem diz 120 diz 80 o que for mas nunca menos de 80KMH) começa a engasgar-se e a dar o que eu chamo de "PUNS" parece que se engasga especialmente se estiver naquela velocidade em esforço.

Fui a um mecânico disse-me que era a MAF que tinha de ser trocada, no entanto a carrinha é de 94 mas está parada á muito tempo apenas tem 91.000Kms, acho estranho a MAF se estragar assim do nada(a menos que ande la rato :p)

A mim parece-me mais injectores, visto que ela se engasga. Que acham?

Obrigado
MAF e ele engasga ??????????????? :lol:
nunca ouvi tal, mas posso estar errado.
Ora bem as MAFs podem causar quebra de potencia ou seja o carro entra em safe mod, a partir de uma rotaçao elevada e acelerador a fundo nota-se uma quebra de velociade, parece que o carro ando sem o turbo.
estes sao sintomas da MAF.
mas nao ha nada como tirares fora, limpares o filtro, limpar a peça e montar tudo de novo pra exprimentares.
mas isso cheira-me a injectores ou turbo ou bomba de gasoleo.
como ela teve algum tempo parada deixa no relantim uns bons minutos depois entras na auto-estrada e esganas a bicha pra ver se lhe sai a perguiça :p
 
Ja la vão mais de 100mil kms... para as MAF pierburg o filamento é bem resistente, se deixarem depois secar tudo quando ligarem ao carro o eter vai desaparecer logo e ficar limpa.
Nas bosch o filamento é muito fino nao sei se resiste por isso tentem mas o risco é vosso.

Cumps
Nao ha outro liquido que possa usar pra limpar ?
é que eter torna se impossivel eu encontrar, procuro e nada.
 
Back
Top