Este DIY serve para quem tem B8's e queira colocar cruise control(activo ou não) e volante multi-funções.
No meu caso é apenas o cruise control visto o carro já ter multi-funções, mas como o procedimento é praticamente o mesmo para ambos os casos, aproveito e faço um DIY mais completo.
O material que necessitam:
- Bit T8
- Bit T20
- Bit T30
- Bit M12
- Chave sextavada 6
- Uma chave philips fina ou uma peça em plástico que serve para remover plásticos(não sei o nome :lol
- VCDS para codificação.
O material para o retrofit depende do que vão fazer:
Para cruise control (não activo) precisam de:
- Conjunto de manetes: 8K0953502BD(Referencia para o Sedan), para a Avant as referencias podem ser AH,CH,AJ,CJ,AK,AL, entre outras, tem que ver se tem a função para a escova traseira)
- Plástico por baixo da coluna de direcção: 8K0 953 512E 6PS (O 6PS é o código da cor, neste caso preto)
Caso já tenho multi-funções não precisam de mais nada.
Se quiserem montar o volante multi-funções precisam de:
- Volante multi-funções, não vou meter referencia porque tem vários a escolha.
- Cabo multi-funções: 8K0 971 589 A
- Fita do airbag/Ring: 8K0 953 568 F, tem que ser F ou as seguintes, a F suporta Multi-funções, DIS e cruise control, as seguintes suportam ACC e line-assist.
Podem ver qual a vossa versão através do VCDS no modulo 16-Steering Wheel.
Aviso importante: A audi recomenda a colocar a chave na ignição, assim ficam com o volante destrancado e de seguida podem ir a mala desligar a bateria, eu desliguei o negativo porque como tenho Start-Stop é mais fácil de tirar, para quem não tem penso que o positivo é mais fácil(cuidado para não tocar na chapa).
Com a bateria desligada podem começar o trabalho! 8)
O que tem que sair fora:

Para tirar o volante tem que rodar 90º, ou seja, uma das tampas fica virada para cima:
Na foto a tampa está a 0º, ao rodar 90º já a conseguem remover, depois é desapertar o parafuso com o bit T30, voltar a rodar o volante mas agora 180º de maneira a tirar a outra tampa e desapertar o outro parafuso.
Tenham atenção que ao tirar o segundo parafuso o airbag fica apenas seguro pelos cabos, por isso metam uma mão no airbag enquanto desapertam o parafuso.
Depois dos dois parafusos desapertados metam o volante direito(0º).
Com cuidado puxam o airbag, nesta etapa arranjem outra pessoa para segurar o airbag enquanto vocês tiram a ficha que esta ligada na fita do airbag, se tiverem multi-funções tem outra ficha em baixo que tiram com ajuda de uma chave fina.
Depois do airbag fora tem esta vista(usei uma imagem da net porque esqueci-me de tirar a foto, o volante da foto não tem multi-funções por isso apenas se vê a ficha da fita do airbag)
Agora removem o parafuso da imagem com o bit M12, quando tirarem o parafuso vão reparar que o volante e o eixo da coluna de direcção tem uma marca para se alinharem por isso não precisam de fazer marcações. A fita do airbag também tem dois pinos de plástico que se alinham com o volante.
Ao remover o volante fica assim:

Na foto já tinha "destrancado" o plástico de cima, em que precisam de meter uma chave fina ou o remove plástico(preferível para não riscar) entre a junção das duas peças e assim destrancar a peça.
Com o bit T20 tiram os dois parafusos que se vem e outro que fica por baixo da coluna.
Ao remover o plástico fica assim:

Na parte traseira em baixo, vão ver duas fichas, uma amarela e uma preta, a amarela é do airbag e preta é das funções, removem as duas.
Agora espreitam por baixo e vêem uma braçadeira com um parafuso sextavado, desapertam o parafuso com a chave sextavada 6, ao estar desapertado basta puxar o modulo das manetes que sai logo.
Estando ele cá fora removem a fita do airbag para passar para o novo:

Para a remover tem um parafuso T8 em baixo e dois clips em cima, e duas fichas uma grande branca que fica por baixo e uma mais pequena que fica de lado. Não se esqueçam que tem que mudar a braçadeira no velho para o novo caso este não a tenha.
Montam o anel no novo modulo, com os passos inversos.

Depois de tudo ligado e apertado podem ir meter no carro:

Apertam novamente a braçadeira e ligam os dois conectores que se vêem na imagem.
Montam o novo plástico para o cruise control( a diferença do com cruise e sem cruise)

Depois de tudo montado tem que ficar com este aspecto ou parecido


Com tudo no sitio já podem ir ligar a bateria.
A nível de codificação é aceder ao modulo 01-Engine e 16-Steering Wheel, vão ao long coding e activar o cruise control(CCS).
Caso tenham feito o retrofit do volante multi-funções e tenham posto um anel novo tem que calibrar o G85:
Não se preocupem da primeira vez que ligarem a ignição verem o quadrante em modo árvore de natal.
Para calibrar o G85:
- Colocar o carro a funcionar
- Aceder ao modulo 16 - Steering Wheel
- Security Access > 40168 Do It!
- Basic Settings > Group 001 GO! > On/Off/Next
- Measuring Blocks > Group 30 GO! > All 4 fields should say "OK".
Caso isto não resulte, dar uma volta com o carro e nos últimos 50mt, conduzir a cerca de 20km/h e a direito. Parar com o motor a trabalhar e tenta calibrar...
Informação extra no post #33.
Para activar as multifunções:
- Acedem ao 16 - Steering Wheel
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"
- Acedem ao 56 - Radio
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"
Acho que não me esqueci de nada, se tiverem duvidas digam.
Cumprimentos.

No meu caso é apenas o cruise control visto o carro já ter multi-funções, mas como o procedimento é praticamente o mesmo para ambos os casos, aproveito e faço um DIY mais completo.

O material que necessitam:
- Bit T8
- Bit T20
- Bit T30
- Bit M12
- Chave sextavada 6
- Uma chave philips fina ou uma peça em plástico que serve para remover plásticos(não sei o nome :lol

- VCDS para codificação.
O material para o retrofit depende do que vão fazer:
Para cruise control (não activo) precisam de:
- Conjunto de manetes: 8K0953502BD(Referencia para o Sedan), para a Avant as referencias podem ser AH,CH,AJ,CJ,AK,AL, entre outras, tem que ver se tem a função para a escova traseira)
- Plástico por baixo da coluna de direcção: 8K0 953 512E 6PS (O 6PS é o código da cor, neste caso preto)
Caso já tenho multi-funções não precisam de mais nada.
Se quiserem montar o volante multi-funções precisam de:
- Volante multi-funções, não vou meter referencia porque tem vários a escolha.
- Cabo multi-funções: 8K0 971 589 A
- Fita do airbag/Ring: 8K0 953 568 F, tem que ser F ou as seguintes, a F suporta Multi-funções, DIS e cruise control, as seguintes suportam ACC e line-assist.
Podem ver qual a vossa versão através do VCDS no modulo 16-Steering Wheel.
Aviso importante: A audi recomenda a colocar a chave na ignição, assim ficam com o volante destrancado e de seguida podem ir a mala desligar a bateria, eu desliguei o negativo porque como tenho Start-Stop é mais fácil de tirar, para quem não tem penso que o positivo é mais fácil(cuidado para não tocar na chapa).
Com a bateria desligada podem começar o trabalho! 8)
O que tem que sair fora:

Para tirar o volante tem que rodar 90º, ou seja, uma das tampas fica virada para cima:

Na foto a tampa está a 0º, ao rodar 90º já a conseguem remover, depois é desapertar o parafuso com o bit T30, voltar a rodar o volante mas agora 180º de maneira a tirar a outra tampa e desapertar o outro parafuso.
Tenham atenção que ao tirar o segundo parafuso o airbag fica apenas seguro pelos cabos, por isso metam uma mão no airbag enquanto desapertam o parafuso.
Depois dos dois parafusos desapertados metam o volante direito(0º).
Com cuidado puxam o airbag, nesta etapa arranjem outra pessoa para segurar o airbag enquanto vocês tiram a ficha que esta ligada na fita do airbag, se tiverem multi-funções tem outra ficha em baixo que tiram com ajuda de uma chave fina.
Depois do airbag fora tem esta vista(usei uma imagem da net porque esqueci-me de tirar a foto, o volante da foto não tem multi-funções por isso apenas se vê a ficha da fita do airbag)

Agora removem o parafuso da imagem com o bit M12, quando tirarem o parafuso vão reparar que o volante e o eixo da coluna de direcção tem uma marca para se alinharem por isso não precisam de fazer marcações. A fita do airbag também tem dois pinos de plástico que se alinham com o volante.
Ao remover o volante fica assim:

Na foto já tinha "destrancado" o plástico de cima, em que precisam de meter uma chave fina ou o remove plástico(preferível para não riscar) entre a junção das duas peças e assim destrancar a peça.
Com o bit T20 tiram os dois parafusos que se vem e outro que fica por baixo da coluna.
Ao remover o plástico fica assim:

Na parte traseira em baixo, vão ver duas fichas, uma amarela e uma preta, a amarela é do airbag e preta é das funções, removem as duas.
Agora espreitam por baixo e vêem uma braçadeira com um parafuso sextavado, desapertam o parafuso com a chave sextavada 6, ao estar desapertado basta puxar o modulo das manetes que sai logo.
Estando ele cá fora removem a fita do airbag para passar para o novo:

Para a remover tem um parafuso T8 em baixo e dois clips em cima, e duas fichas uma grande branca que fica por baixo e uma mais pequena que fica de lado. Não se esqueçam que tem que mudar a braçadeira no velho para o novo caso este não a tenha.
Montam o anel no novo modulo, com os passos inversos.

Depois de tudo ligado e apertado podem ir meter no carro:

Apertam novamente a braçadeira e ligam os dois conectores que se vêem na imagem.
Montam o novo plástico para o cruise control( a diferença do com cruise e sem cruise)

Depois de tudo montado tem que ficar com este aspecto ou parecido



Com tudo no sitio já podem ir ligar a bateria.
A nível de codificação é aceder ao modulo 01-Engine e 16-Steering Wheel, vão ao long coding e activar o cruise control(CCS).
Caso tenham feito o retrofit do volante multi-funções e tenham posto um anel novo tem que calibrar o G85:
Não se preocupem da primeira vez que ligarem a ignição verem o quadrante em modo árvore de natal.

Para calibrar o G85:
- Colocar o carro a funcionar
- Aceder ao modulo 16 - Steering Wheel
- Security Access > 40168 Do It!
- Basic Settings > Group 001 GO! > On/Off/Next
- Measuring Blocks > Group 30 GO! > All 4 fields should say "OK".
Caso isto não resulte, dar uma volta com o carro e nos últimos 50mt, conduzir a cerca de 20km/h e a direito. Parar com o motor a trabalhar e tenta calibrar...
Informação extra no post #33.
Para activar as multifunções:
- Acedem ao 16 - Steering Wheel
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"
- Acedem ao 56 - Radio
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"
Acho que não me esqueci de nada, se tiverem duvidas digam.
Cumprimentos.

Last edited: