[DIY] Cruise Control e Volante Multi-Funções A4 B8

Este DIY serve para quem tem B8's e queira colocar cruise control(activo ou não) e volante multi-funções.
No meu caso é apenas o cruise control visto o carro já ter multi-funções, mas como o procedimento é praticamente o mesmo para ambos os casos, aproveito e faço um DIY mais completo. :)

O material que necessitam:

- Bit T8
- Bit T20
- Bit T30
- Bit M12
- Chave sextavada 6
- Uma chave philips fina ou uma peça em plástico que serve para remover plásticos(não sei o nome :lol:)
- VCDS para codificação.

O material para o retrofit depende do que vão fazer:

Para cruise control (não activo) precisam de:
- Conjunto de manetes: 8K0953502BD(Referencia para o Sedan), para a Avant as referencias podem ser AH,CH,AJ,CJ,AK,AL, entre outras, tem que ver se tem a função para a escova traseira)
- Plástico por baixo da coluna de direcção: 8K0 953 512E 6PS (O 6PS é o código da cor, neste caso preto)
Caso já tenho multi-funções não precisam de mais nada.

Se quiserem montar o volante multi-funções precisam de:
- Volante multi-funções, não vou meter referencia porque tem vários a escolha.
- Cabo multi-funções: 8K0 971 589 A
- Fita do airbag/Ring: 8K0 953 568 F, tem que ser F ou as seguintes, a F suporta Multi-funções, DIS e cruise control, as seguintes suportam ACC e line-assist.

Podem ver qual a vossa versão através do VCDS no modulo 16-Steering Wheel.

Aviso importante: A audi recomenda a colocar a chave na ignição, assim ficam com o volante destrancado e de seguida podem ir a mala desligar a bateria, eu desliguei o negativo porque como tenho Start-Stop é mais fácil de tirar, para quem não tem penso que o positivo é mais fácil(cuidado para não tocar na chapa).

Com a bateria desligada podem começar o trabalho! 8)

O que tem que sair fora:

DSCF8403_GF_zpsa127d3bb.jpg

Para tirar o volante tem que rodar 90º, ou seja, uma das tampas fica virada para cima:

DSCF8404_GF_zps8521a6e9.jpg

Na foto a tampa está a 0º, ao rodar 90º já a conseguem remover, depois é desapertar o parafuso com o bit T30, voltar a rodar o volante mas agora 180º de maneira a tirar a outra tampa e desapertar o outro parafuso.
Tenham atenção que ao tirar o segundo parafuso o airbag fica apenas seguro pelos cabos, por isso metam uma mão no airbag enquanto desapertam o parafuso.
Depois dos dois parafusos desapertados metam o volante direito(0º).
Com cuidado puxam o airbag, nesta etapa arranjem outra pessoa para segurar o airbag enquanto vocês tiram a ficha que esta ligada na fita do airbag, se tiverem multi-funções tem outra ficha em baixo que tiram com ajuda de uma chave fina.

Depois do airbag fora tem esta vista(usei uma imagem da net porque esqueci-me de tirar a foto, o volante da foto não tem multi-funções por isso apenas se vê a ficha da fita do airbag)

2012-12-31154407_zps8c7bf63c.jpg


Agora removem o parafuso da imagem com o bit M12, quando tirarem o parafuso vão reparar que o volante e o eixo da coluna de direcção tem uma marca para se alinharem por isso não precisam de fazer marcações. A fita do airbag também tem dois pinos de plástico que se alinham com o volante.

Ao remover o volante fica assim:

DSCF8405_GF_zps150ddf5a.jpg

Na foto já tinha "destrancado" o plástico de cima, em que precisam de meter uma chave fina ou o remove plástico(preferível para não riscar) entre a junção das duas peças e assim destrancar a peça.

Com o bit T20 tiram os dois parafusos que se vem e outro que fica por baixo da coluna.

Ao remover o plástico fica assim:

DSCF8407_GF_zpsa3d3fd83.jpg

Na parte traseira em baixo, vão ver duas fichas, uma amarela e uma preta, a amarela é do airbag e preta é das funções, removem as duas.
Agora espreitam por baixo e vêem uma braçadeira com um parafuso sextavado, desapertam o parafuso com a chave sextavada 6, ao estar desapertado basta puxar o modulo das manetes que sai logo.

Estando ele cá fora removem a fita do airbag para passar para o novo:

DSCF8408_GF_zpsf4244a0b.jpg

Para a remover tem um parafuso T8 em baixo e dois clips em cima, e duas fichas uma grande branca que fica por baixo e uma mais pequena que fica de lado. Não se esqueçam que tem que mudar a braçadeira no velho para o novo caso este não a tenha.

Montam o anel no novo modulo, com os passos inversos.
DSCF8409_GF_zps9d991c6a.jpg

Depois de tudo ligado e apertado podem ir meter no carro:

DSCF8410_GF_zps58dcffde.jpg

Apertam novamente a braçadeira e ligam os dois conectores que se vêem na imagem.

Montam o novo plástico para o cruise control( a diferença do com cruise e sem cruise)

DSCF8406_GF_zpsea51529a.jpg

Depois de tudo montado tem que ficar com este aspecto ou parecido :p

DSCF8411_GF_zps06a46570.jpg

DSCF8412_GF_zpse108e852.jpg

Com tudo no sitio já podem ir ligar a bateria.

A nível de codificação é aceder ao modulo 01-Engine e 16-Steering Wheel, vão ao long coding e activar o cruise control(CCS).

Caso tenham feito o retrofit do volante multi-funções e tenham posto um anel novo tem que calibrar o G85:
Não se preocupem da primeira vez que ligarem a ignição verem o quadrante em modo árvore de natal. :p

Para calibrar o G85:
- Colocar o carro a funcionar
- Aceder ao modulo 16 - Steering Wheel
- Security Access > 40168 Do It!
- Basic Settings > Group 001 GO! > On/Off/Next
- Measuring Blocks > Group 30 GO! > All 4 fields should say "OK".

Caso isto não resulte, dar uma volta com o carro e nos últimos 50mt, conduzir a cerca de 20km/h e a direito. Parar com o motor a trabalhar e tenta calibrar...
Informação extra no post #33.

Para activar as multifunções:

- Acedem ao 16 - Steering Wheel
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"

- Acedem ao 56 - Radio
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"

Acho que não me esqueci de nada, se tiverem duvidas digam.
Cumprimentos.

:audipt:
 
Last edited:
Olá,magnifico DIY,tenho tambem um Audi B8 sem cruise control:(...mas para quem não percebe de montar e desmontar cenas,parece díficil...já agora,fica em quanto o material?Abraço
 
Já agora depois de rodar o volante 90º como se sabe a posição dele depois ao certo?que se não a direcção fica desalinhada :)
 
Já agora depois de rodar o volante 90º como se sabe a posição dele depois ao certo?que se não a direcção fica desalinhada :)


Na B7 tinha 2 marcas já próprias do volante, não foi preciso andar a marcar nada para se ter a certeza se ficava alinhado ou não.

Julgo que na B8 deve ser a mesma coisa, já vem marcado para que isso não aconteça.
 
Olá,magnifico DIY,tenho tambem um Audi B8 sem cruise control:(...mas para quem não percebe de montar e desmontar cenas,parece díficil...já agora,fica em quanto o material?Abraço

O material depende sempre onde o compras, mas preços da audi são +/-200€ pelo conjunto de manetes e a +/-40€ pelo plástico da coluna.

Já agora depois de rodar o volante 90º como se sabe a posição dele depois ao certo?que se não a direcção fica desalinhada :)

Como foi referido pelo Leandrotuga tem lá uma marca e escrevi isso no DIY. ;)

"Agora removem o parafuso da imagem com o bit M12, quando tirarem o parafuso vão reparar que o volante e o eixo da coluna de direcção tem uma marca para se alinharem por isso não precisam de fazer marcações. A fita do airbag também tem dois pinos de plástico que se alinham com o volante."
 
Este DIY serve para quem tem B8's e queira colocar cruise control(activo ou não) e volante multi-funções.
No meu caso é apenas o cruise control visto o carro já ter multi-funções, mas como o procedimento é praticamente o mesmo para ambos os casos, aproveito e faço um DIY mais completo. :)

O material que necessitam:

- Bit T8
- Bit T20
- Bit T30
- Bit M12
- Chave sextavada 6
- Uma chave philips fina ou uma peça em plástico que serve para remover plásticos(não sei o nome :lol:)
- VCDS para codificação.

O material para o retrofit depende do que vão fazer:

Para cruise control (não activo) precisam de:
- Conjunto de manetes: 8K0953502BD
- Plástico por baixo da coluna de direcção: 8K0 953 512E 6PS (O 6PS é o código da cor, neste caso preto)
Caso já tenho multi-funções não precisam de mais nada.

Se quiserem montar o volante multi-funções precisam de:
- Volante multi-funções, não vou meter referencia porque tem vários a escolha.
- Cabo multi-funções: 8K0 971 589 A
- Fita do airbag/Ring: 8K0 953 568 F, tem que ser F ou as seguintes, a F suporta Multi-funções, DIS e cruise control, as seguintes suportam ACC e line-assist.

Podem ver qual a vossa versão através do VCDS no modulo 16-Steering Wheel.

Aviso importante: A audi recomenda a colocar a chave na ignição, assim ficam com o volante destrancado e de seguida podem ir a mala desligar a bateria, eu desliguei o negativo porque como tenho Start-Stop é mais fácil de tirar, para quem não tem penso que o positivo é mais fácil(cuidado para não tocar na chapa).

Com a bateria desligada podem começar o trabalho! 8)

O que tem que sair fora:

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8403_GF_zpsa127d3bb.jpg

Para tirar o volante tem que rodar 90º, ou seja, uma das tampas fica virada para cima:

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8404_GF_zps8521a6e9.jpg

Na foto a tampa está a 0º, ao rodar 90º já a conseguem remover, depois é desapertar o parafuso com o bit T30, voltar a rodar o volante mas agora 180º de maneira a tirar a outra tampa e desapertar o outro parafuso.
Tenham atenção que ao tirar o segundo parafuso o airbag fica apenas seguro pelos cabos, por isso metam uma mão no airbag enquanto desapertam o parafuso.
Depois dos dois parafusos desapertados metam o volante direito(0º).
Com cuidado puxam o airbag, nesta etapa arranjem outra pessoa para segurar o airbag enquanto vocês tiram a ficha que esta ligada na fita do airbag, se tiverem multi-funções tem outra ficha em baixo que tiram com ajuda de uma chave fina.

Depois do airbag fora tem esta vista(usei uma imagem da net porque esqueci-me de tirar a foto, o volante da foto não tem multi-funções por isso apenas se vê a ficha da fita do airbag)

http://i456.photobucket.com/albums/qq282/Turbokiisseli/Audi A4 B8/2012-12-31154407_zps8c7bf63c.jpg

Agora removem o parafuso da imagem com o bit M12, quando tirarem o parafuso vão reparar que o volante e o eixo da coluna de direcção tem uma marca para se alinharem por isso não precisam de fazer marcações. A fita do airbag também tem dois pinos de plástico que se alinham com o volante.

Ao remover o volante fica assim:

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8405_GF_zps150ddf5a.jpg

Na foto já tinha "destrancado" o plástico de cima, em que precisam de meter uma chave fina ou o remove plástico(preferível para não riscar) entre a junção das duas peças e assim destrancar a peça.

Com o bit T20 tiram os dois parafusos que se vem e outro que fica por baixo da coluna.

Ao remover o plástico fica assim:

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8407_GF_zpsa3d3fd83.jpg

Na parte traseira em baixo, vão ver duas fichas, uma amarela e uma preta, a amarela é do airbag e preta é das funções, removem as duas.
Agora espreitam por baixo e vêem uma braçadeira com um parafuso sextavado, desapertam o parafuso com a chave sextavada 6, ao estar desapertado basta puxar o modulo das manetes que sai logo.

Estando ele cá fora removem a fita do airbag para passar para o novo:

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8408_GF_zpsf4244a0b.jpg

Para a remover tem um parafuso T8 em baixo e dois clips em cima, e duas fichas uma grande branca que fica por baixo e uma mais pequena que fica de lado. Não se esqueçam que tem que mudar a braçadeira no velho para o novo caso este não a tenha.

Montam o anel no novo modulo, com os passos inversos.
http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8409_GF_zps9d991c6a.jpg

Depois de tudo ligado e apertado podem ir meter no carro:

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8410_GF_zps58dcffde.jpg

Apertam novamente a braçadeira e ligam os dois conectores que se vêem na imagem.

Montam o novo plástico para o cruise control( a diferença do com cruise e sem cruise)

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8406_GF_zpsea51529a.jpg

Depois de tudo montado tem que ficar com este aspecto ou parecido :p

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8411_GF_zps06a46570.jpg

http://i923.photobucket.com/albums/...B8/Cruise Control/DSCF8412_GF_zpse108e852.jpg

Com tudo no sitio já podem ir ligar a bateria.

A nível de codificação é aceder ao modulo 01-Engine e 16-Steering Wheel, vão ao long coding e activar o cruise control(CCS).

Caso tenham feito o retrofit do volante multi-funções e tenham posto um anel novo tem que calibrar o G85:
Não se preocupem da primeira vez que ligarem a ignição verem o quadrante em modo árvore de natal. :p

Para calibrar o G85:
- Acedem ao 16 - Steering Wheel
- Security Access > 40168 Do It!
- Basic Settings > Group 001 GO! > On/Off/Next
- Measuring Blocks > Group 30 GO! > All 4 fields should say "OK".

Para activar as multifunções:

- Acedem ao 16 - Steering Wheel
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"

- Acedem ao 56 - Radio
- Long Coding Helper > check "Multifunction Steering Wheel Installed"

Acho que não me esqueci de nada, se tiverem duvidas digam.
Cumprimentos.

:audipt:


Boas,

o meu nome é jorge pereira.

comprei uma carrinha audi avant tdi sport em 2 mao, mas pensei que vinha com cruise control de origem para um carro destes e so depois de andar com ela me lembrei. e precisava muito de cruise control pois faço muita autoestrada. ja falei com uns amigos meus e disseram me que sao precisos uns codigos que so a casa mae na alemanha tem e pode dar?!???!

caso queira instalar quem podera fazer a instalação à expcecao da audi?

fizeram um orçamento por 390€ ja com mao de obra e peças e iva.
 
390€ É muito caro.

A mim deram-me orçamento de 180€ com tudo no sítio. Na Kufatec há um kit que vem tudo e fica por 167,23€ + Iva e portes. Eu como mandei vir mais coisas de lá compensou-me, até porque veio facturado à empresa e poupo o IVA, o complicado agora vai ser montar.

Mas com este excelente DIY do Zerocool acho vai ser difícil não fazer tudo como deve ser :)
 
390€ É muito caro.

A mim deram-me orçamento de 180€ com tudo no sítio. Na Kufatec há um kit que vem tudo e fica por 167,23€ + Iva e portes. Eu como mandei vir mais coisas de lá compensou-me, até porque veio facturado à empresa e poupo o IVA, o complicado agora vai ser montar.

Mas com este excelente DIY do Zerocool acho vai ser difícil não fazer tudo como deve ser :)

Esses 180€ foram onde? Mesmo pelo ebay, comprando a manete usada e o plástico novo na audi, fica pouco mais barato que isso...
 
Este valor foi-me dado pela pessoa que me vendeu a carrinha, por aquilo que percebi a carrinha ia para a Audi e eu pagava apenas o que lhe cobrassem a ele. Desta maneira também não pagava o Iva pois como o serviço seria facturado ao stand, ele assumia isso.
 
Este valor foi-me dado pela pessoa que me vendeu a carrinha, por aquilo que percebi a carrinha ia para a Audi e eu pagava apenas o que lhe cobrassem a ele. Desta maneira também não pagava o Iva pois como o serviço seria facturado ao stand, ele assumia isso.
Muito bom preço, na audi a manete+plástico ficava a volta dos 230€, se ainda somares mais 1h de M.O... os 180€ era mesmo um óptimo negocio. :)
 
Boas,

o meu nome é jorge pereira.

comprei uma carrinha audi avant tdi sport em 2 mao, mas pensei que vinha com cruise control de origem para um carro destes e so depois de andar com ela me lembrei. e precisava muito de cruise control pois faço muita autoestrada. ja falei com uns amigos meus e disseram me que sao precisos uns codigos que so a casa mae na alemanha tem e pode dar?!???!

caso queira instalar quem podera fazer a instalação à expcecao da audi?

fizeram um orçamento por 390€ ja com mao de obra e peças e iva.


boas , por acaso alguem sabe se é possivel instalar farois de xenon numa a4 avant de 2008/12 e os preços?

obrg

- - - - - - - - - -

Boas,

o meu nome é jorge pereira.

comprei uma carrinha audi avant tdi sport em 2 mao, mas pensei que vinha com cruise control de origem para um carro destes e so depois de andar com ela me lembrei. e precisava muito de cruise control pois faço muita autoestrada. ja falei com uns amigos meus e disseram me que sao precisos uns codigos que so a casa mae na alemanha tem e pode dar?!???!

caso queira instalar quem podera fazer a instalação à expcecao da audi?

fizeram um orçamento por 390€ ja com mao de obra e peças e iva.


boas , por acaso alguem sabe se é possivel instalar farois de xenon numa a4 avant de 2008/12 e os preços?

obrg

- - - - - - - - - -

boas , por acaso alguem sabe se é possivel instalar farois de xenon numa a4 avant de 2008/12 e os preços?

obrg
 
Boas
Pessoal espetacular DIV, tenho uma A4 avant B8 mas não sei que peça comprar estive a ver no ebay há varias sera melhor desmontar e ver o codigo da peça ou atraves do VCDS onde consiguo ver isso.
Obrigado
 
Last edited:
O material que necessitam:

O material para o retrofit depende do que vão fazer:

Para cruise control (não activo) precisam de:
- Conjunto de manetes: 8K0953502BD(Referencia para o Sedan), para a Avant as referencias podem ser AH,CH,AJ,CJ,AK,AL, entre outras, tem que ver se tem a função para a escova traseira)
- Plástico por baixo da coluna de direcção: 8K0 953 512E 6PS (O 6PS é o código da cor, neste caso preto)
Caso já tenho multi-funções não precisam de mais nada.

:audipt:

Está aqui está tudo o que precisas.
 
Back
Top