[DIY] - como polir umas jantes, até á perfeição!

ora, de inicio...
e antes que comecem a cair PM's, aqui fica um DIY de como se faz para passar

DISTO:
DSC_4249.jpg

PARA ISTO:
DSC_4259.jpg



aviso desde já que:
é necessária uma dose de paciência e tempo fora do normal!




material a comprar:
:arrow: jantes :D
:arrow: decapante em gel (20€ no AKI)
:arrow: lixas de velcro (0,40€ cada uma numa loja de tintas automóveis)
:arrow: lixas em folha P600 P800 P1000 P2000 (0,30€ cada uma numa loja de tintas auto)
:arrow: berbequim (10€ no lidl ou AKI, cerca de 2000rpm chega!)
:arrow: polidora (isto é caro, a minha foram 300€, mas se tiverem um pintor amigo, vão lá com as lixas e peçam para usar a lixadora a ar)
:arrow: kit de polimento (11€ no AKI) AKÍ - Jogo Polimento "hoby"
:arrow: lata de spray de limpeza de travões (8€ numa casa de peças auto)
:arrow: borrifador + água + detergente de lavar o carro (o borrifador custa 1€ em qualquer xinoca, ou na secção de jardim do AKI)
:arrow: Poorboys wheel Selant (19,95€) http://www.detailspot.com/index.php...category_id=7&option=com_virtuemart&Itemid=55
- conjunto de panos micro fibras (MF) (AKI 3 ou 4€ cada pack de 5)

DSC_4262.jpg
DSC_4265.jpg


1º - lavar as jantes!! e depois seca-las, seja naturalmente ou com um pano MF
DSC_4264.jpg
DSC_4263.jpg


2º - - usar decapante em gel para remover verniz e tinta que as jantes tenham (comprei no AKI 19€ por 1 litro) em gel é vantajoso no meu caso, pois queria apenas a face polida, sem tirar a tinta na restante jante..
DSC_3675.jpg
DSC_3674.jpg


3º - - lixar...
aqui vai depender, se as jantes forem polidas originalmente é mais fácil, pois têm a superficie já 100% lisa, mas se forem pintadas são quase porosas.. ao serem porosas, recomendo que se comece com lixa P280..

3.1 - no meu caso, comecei com P400 para desbastar as marcas do polimento original delas, comprei discos de velcro para colocar no prato da minha polidora, é uma ajuda para não ficar cansado logo de inicio.. mas a polidora não chega a todo o lado, portanto terá de ser lixada á mão nos pontos onde ainda não se removeu tudo..

uma imagem com partes desbastadas e outras ainda sem tocar..
DSC_4275.jpg

depois de todas lixadas com P400
DSC_4279.jpg

que desgraça!! :p


3.2 - depois de todas lixadas a P400, começa-se o wetsanding, comprei 1 folha de lixa por jante e recortei cada folha em 16 partes (eu gosto de trabalhar com pequenos bocados de lixa), comprei de grão P600; P800; P1000 e P2000
3.3 - fazer o wetsanding com ajuda de um borrifador com água e detergente de lavar o carro (o detergente ajuda o deslizar das lixas e reduz as marcas que deixam), fazer por ordem de grão e SEMPRE NO MESMO SENTIDO, para que os riscos fiquem orientados todos da mesma forma, é importante lavar as jantes entre grão de lixa para remover o lixo..

isto é o que vos espera na lixagem.. espuma preta..
DSC_4280.jpg
DSC_4282.jpg

depois de limpas e lixadas a P600
DSC_4283.jpg
DSC_4287.jpg

depois de limpas e lixadas a P800
DSC_4288.jpg

depois da P2000, prontas a polir
DSC_4289.jpg


4º - - Polir
usei um kit de polimento de metal comprado no AKI, 2 sabões, 2 discos e adaptador. montei no meu fantástico berbequim de 10€ no Lidl e pimba..
4.1 - primeiro com o disco de feltro e sabão castanho, fazer 1 passagem por toda a jante em sentido perpendicular ao sentido da lixagem.. os restos de sabão que ficam na jante, limpam-se facilmente com um pano micro-fibras humedecido com spray de limpeza de travões (é fixe porque desengordura e evapora rápidamente)

disco de feltro, sabão castanho e jante lixada
DSC_4295.jpg

aqui nota-se bem o efeito desta passagem..
DSC_4298.jpg

terminadas, antes de limpar
DSC_4299.jpg



4.2 - agora com o disco de tecido e com o sabão azul repete-se a passagem, no mesmo sentido do anterior polimento (perpendicular á lixagem) e volta-se a limpar da mesma forma

aqui o disco de tecido, sabão azul e a jante já com 1 dos raios passado.. nota-se bem qual é..
DSC_4301.jpg


5º - - limpar
limpar bem e repetidamente com panos MF's e spray de limpeza de travões.. ir mudando de face de pano e eventualmente de pano até que depois de evaporar o liquido não fique qualquer marca no polimento



6º - - selar
no fim de todo o trabalho, há que proteger o que se fez, eu uso um selante de jantes Poorboys Wheel Selant, aplica-se com um aplicador de espuma e passados 20min (10 se for com um dia de calor) remove-se o excesso com um pano MF

aqui já com o selante aplicado..
DSC_4303.jpg



e terminadas
DSC_4260.jpg

limpas e polidas como um espelho!



isto dá muito trabalho, e se for para fazer á pressa, nem vale a pena começar!
é algo desmotivante, ter de fazer tanto passo até realmente se ver alguma coisa.. mas acreditem, depois do 1º centimetro de passagem de polimento, o sorrizo vai aparecer na vossa cara!




eu guiei-me por este DIY do forum americano do grupo VW -> VWVortex.com - DIY: The Last Wheel Polishing Tread You'll Ever Read, I Hope....





e agora sim... acho que não me falha nada :D
 
Last edited:
Fazes trabalhos desses "pra fora"? :D

Estou interessado nisso!... :p

- - - - - - - - - -

Já agora...

Excelente trabalho!... ;)
 
é tudo uma questão de numeros :D


e poderei fazer sim senhor, com todo o gosto...
mas aviso desde já que leva tempo... e tempo é dinheiro :p :D


acabei por postar o DIY mesmo para o pessoal não se iludir, isto faz-se bem em casa, mas custa pra carai! :p
 
é tudo uma questão de numeros :D


e poderei fazer sim senhor, com todo o gosto...
mas aviso desde já que leva tempo... e tempo é dinheiro :p :D


acabei por postar o DIY mesmo para o pessoal não se iludir, isto faz-se bem em casa, mas custa pra carai! :p
E para ficar um trabalho em condições quanto tempo demoraste assim por alto?
 
incluindo o tempo de decapagem, e sendo umas jantes já polidas.. (que se forem normais, pintadas, tem de lixar bastante mesmo)

talvez umas 5~6h por roda...
 
incluindo o tempo de decapagem, e sendo umas jantes já polidas.. (que se forem normais, pintadas, tem de lixar bastante mesmo)

talvez umas 5~6h por roda...
As em que poderei a ir fazer o trabalho são pintadas :S Isso estás a falar manualmente ou usando lixadeira própria e etc.?
 
tem que ser mesmo uma polidora ou pode ser uma rebarbaradora?
ou a rebarbaradora atinge muita rotação para o trabalho pretendido meo..?





































OT: já tou mesmo a ver os proximos fds do neljoe.. :D
 
OEM16??

larga o forum BMW e começa a acompanhar os topico aqui pah :D





PS: obrigado pelos coment's pessoal! ;)

- - - - - - - - - -

:eek: :eek:
Eu pensava tipo umas 2 horas por cada jante,
Mas o Trabalho Ficou Impecável ;)

2h é só para lixar :p
depois falta o resto hehehehheheh
e 5h, é a correr mesmo bem a decapagem.. eu demorei 2 noites só a decapar esta porcaria :p


As em que poderei a ir fazer o trabalho são pintadas :S Isso estás a falar manualmente ou usando lixadeira própria e etc.?

tudo manualmente, exepto a 1ª passagem de lixa, tal como indicado no DIY



tem que ser mesmo uma polidora ou pode ser uma rebarbaradora?
ou a rebarbaradora atinge muita rotação para o trabalho pretendido meo..?


a rebarbadora tem 2 problemas..
a rotação, tal como dizes... e o facto de ser rotativa e não orbital como uma polidora/lixadora...

ao ser rotativa, as marcas de lixagem ficam mais fundas, logo muito mais dificil de remover com as outras passagens de lixa manuais... :|
 
Back
Top