Dicionário Madeirense - Português

Viva pessoal, aqui vai um dicionário para entenderem o pessoal da Madeira :D :D

http://bedeirinhas.blogspot.com/2006/12/dicionrio-madeirense.html

Agora quando souberem que é com o "caralhinho" ("caralheinho") (peço desculpa aos mederadores, mas esta tinha que ser) que se faz a poncha da Madeira vão pensar 2 vezes antes de a beberem.

Desafio. Alguém tente traduzir:

" Apáz, vai buscar o caralheinho e faz uma puoncha pá gente, mas nã botes muita aguárdente qu´iss tem muit alcal e a despois agente fica c´uma mamada e nã se pode pegar no cuarre ca bófia tá limbaixe e vai mandar assoprar o balã. Mexe-te canão vái levares uma tapona, q´eu tenhe qu í dormuir qu´amanheã tenhe qu´m´alevantar cede pa cavar um poie de semilhas"
 
Se acham isto difícil de entender, hão-de ir à Ilha do Corvo...

Com o devido respeito pelos insulares, que são gente boa e simples
worship.gif
worship.gif
worship.gif
 
Pois é, também acho que o sotaque dos Açorianos é muito pior que o nosso, mas quando se ouve alguém do continente a imitar um Madeirense, tem sempre a tendência de "puxar" para o lado Açoriano... enfim, somos ilhéus mas somos muito boa gente sim senhor e eu tenho orgulho de ter nascido numa ilha tão bonita como é a Madeira,mas falo como madeirense, não é como alguns que nasceram cá e mudam o seu sotaque (vocês podem não notar, mas nós notamos) o Cristiano Ronaldo, a Fátima Lopes (a estilista) :evil: :D
Também há aqueles que não têm papas na língua e mal abrem a boca e já sabemos onde nasceram :D tipo, o Joe Berardo, o "Tio" Alberto João, estes sim, é que são verdadeiros ilhéus ;)
 
boas pessoal... :D
atençao que o pessoal quando tenta imitar os madeirenses nao chegam la....imitam sempre os açorianos.... :D


Mas tambem voçes nao ficam muito atras.... tem umas (zonas) ai no continente que e preciso legendas.... :D :D
 
Rui A4 Avant disse:
boas pessoal... :D
atençao que o pessoal quando tenta imitar os madeirenses nao chegam la....imitam sempre os açorianos.... :D


Mas tambem voçes nao ficam muito atras.... tem umas (zonas) ai no continente que e preciso legendas.... :D :D

Pois foi o qu eu disse esses cubanos quando tentam falar madeirense :p esquece...

E aquela novela da TVI, já viste alguma vez? Para quem não conhece a Madeira pensa que isto é ainda mais pequeno. Tá-se na Calheta e há um gajo que diz: " Vou até à vila" e quando muda a imagem já estão em S. Vicente :p :p, qem não conhece pensa que a Calheta e São Vicente são a mesma terra, quando da Calheta, para chegarmos a São Vicente, ainda se leva uns 35 minutos. A Calheta e São Vicente são 2 concelhos diferentes, a Calheta é no Sul e São Vicente é no Norte :!: :!: :D

E outra . Um rapaz vivia na Penha de Águia, não tinha carro, nem mota, foi a pé até à Calheta para avisar a namorada do amigo, isto de noite :eek:, num instante chegou lá, quando na verdade, levamos mais de 10 horas se formos a pé. A Penha de Águia fica numa freguesia que se chama Porto da Cruz que por sua vez pertence ao concelho de Machico . Calheta e Machico ficam nos extremos da ilha, quem vê o mapa a Calheta (sul) fica à esquerda e Machico (sul) fica à direita.(O Porto da Cruz fica no lado norte) :p :p :p Foi a partir daqui que comecei a ver a novela só pelas paisagens, porque de resto as novelas são sempre iguais, pobre e rico com dinheiro, ganância e vingança pelo meio :D:!: :?: :!:

Etc, etc. Sei que por ser na Madeira querem tentar captar todas as paisagens mas agora pergunto:
O gajo que escreveu essa novela conhece a Madeira :?: :!: :?: :D

Quem conhece a Madeira sabe do que estou a falar, quem não conhece, venha conhecer que nós damos umas voltas com vocês... ;) ;) ;)
 
Back
Top